Os Desafios e Oportunidades das Novas Tecnologias para a Saúde

Report this content

Da participação dos doentes ao novo papel dos profissionais de saúde, um novo paradigma em discussão promovida pelo MIT Portugal

A capacidade cada vez maior de cada pessoa monitorizar e gerir a sua saúde sem ter de recorrer a um médico implica novos desafios que não podem ser ignorados.  Este vai ser um dos temas centrais da Mesa Redonda promovida pela Programa MIT Portugal, que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 3 de Abril, no Auditório do CEDOC da NOVA Medical School em Lisboa. Cientistas, empreendedores, gestores e estudantes de investigação reúnem-se em Lisboa para discutir os principais desafios desta área sob o tema: “A Doctor in My Closet; a Nurse in My Purse: New Paradigms in Healthcare Monitoring, Management and Communication”.

A sessão conta com oradores provenientes do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Institutos Fraunhofer alemães e do investidor finlandês Seppo Makinen, para além de um conjunto de empresas inovadoras e emergentes da área sedeadas em Portugal, tais como a PLUX, Kinematix, SerFarma, Beepcare, Nutricritical, NIESM, MyNurse, SensingFuture, e Nuada. O evento conta com o apoio da Healthcare City e da P-BIO – Associação Portuguesa de BioIndústria.

Esta é mais uma International Industry Roundtable (IIR – Mesa Redonda de Indústria Internacional) do Programa MIT Portugal e a segunda em Novas Tecnologias para a Saúde. Estas iniciativas procuram abrir e fortalecer diálogos entre o mundo académico – estudantes e investigadores – e o tecido industrial nacional e internacional em diversas áreas tecnológicas, de modo a lançar as bases de parcerias, facilitar novos investimentos, e em última análise contribuir para a criação de emprego qualificado e atração de investimento estrangeiro para sectores de alto valor acrescentado.

Para além dos oradores referidos, o evento contará com a participação de decisores provenientes de grandes grupos empresariais de áreas relacionadas com a Saúde, fundos de capital de risco portugueses e estrangeiros, cientistas, médicos, e dirigentes associativos.

Programa completo

Sobre o Programa MIT Portugal

O Programa MIT Portugal é uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolvida em parceria por cinco universidades portuguesas – Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Minho – e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Tem como áreas centrais a Bioengenharia, a Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, os Sistemas Sustentáveis de Energia e os Sistemas de Transportes. As candidaturas aos mestrados executivos e doutoramentos 2017/2018 no âmbito do programa encontram-se atualmente abertas.

Tags: