MSC CRUZEIROS AUMENTA PLANO DE EXPANSÃO ATÉ 2030, COM DESTAQUE PARA A TECNOLOGIA AMBIENTAL DE PRÓXIMA GERAÇÃO

MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique celebram contratos para a construção do terceiro e quarto navios da MSC World Class movidos a LNG

Parceria reforçada com duas novas construções adicionais que terão como destaque o desenvolvimento e utilização de tecnologias ambientais de próxima geração

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique aumentaram hoje a sua parceria de longo prazo, fazendo vários anúncios estratégicos numa cerimónia que se realizou no Palácio de Matignon, a residência oficial do Primeiro-Ministro Francês. A cerimónia contou com a presença de Édouard Philippe, Primeiro-Ministro Francês; Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente Executivo do MSC Group; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises; e Laurent Castaing, Director Geral dos Chantiers de l'Atlantique.

Primeiro, as duas companhias anunciaram a assinatura de contractos oficiais para a construção do terceiro e quarto navios MSC World Class, movidos a LNG, e que serão entregues em 2025 e 2027. O primeiro dos dois navios da Classe World encontra-se neste momento a ser construído nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, e está previsto começar a navegar em 2022. Com uma arqueação bruta de 205,000 GT, o navio tornar-se-á no maior navio operado por uma companhia de cruzeiros Europeia, bem como o primeiro navio movido a LNG a ser construído em França. Comparativamente ao combustível marítimo standard, o LNG - gás natural liquefeito - reduz as emissões de dióxido de enxofre e de partículas por parte dos navios em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.

Estes contratos representam um investimento de capital por parte da MSC Cruzeiros superior a €2 mil milhões e prevê-se que vão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2.400 empregos equivalente a tempo inteiro nos próximos três anos e meio, directamente fundamentados por essas encomendas. A assinatura de hoje permite também que o estaleiro comece a trabalhar com as centenas de fornecedores e subcontratados envolvidos nos projectos, iniciando assim um novo ciclo que beneficiará muito a economia francesa.

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique reforçaram hoje também a sua parceria ao longo da próxima década com o anuncio de dois projectos adicionais. Primeiro, as companhias assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento de um novo protótipo de classe de navios movidos a LNG que ficarão a operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projecto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros vão centrar-se no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, de acordo com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representariam um investimento de capital superior a €4 mil milhões e 30 milhões de horas de trabalho extras para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projecto.

Um segundo acordo MoU assume a parceria da MSC Cruzeiros com os Chantiers de l'Atlantique no desenvolvimento de mais um conceito inovador de protótipo de classe de navios com o qual será possível explorar as oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderiam trazer para o transporte de passageiros.

Os três acordos assinados hoje representam um investimento superior a €6,5 mil milhões de euros na economia Francesa.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Os três acordos assinados hoje aumentam o nosso plano de investimento até 2030. Resultam de uma parceria excepcional com os Chantiers de l'Atlantique, que já nos cederam 15 navios de cruzeiro altamente inovadores nas últimas duas décadas e que terão a possibilidade de assistir a  muitos outros navios ganharem vida nos seus estaleiros de Saint-Nazaire durante os próximos dez anos. Confirmam também o compromisso do sector dos cruzeiros para com a sustentabilidade ambiental, ajudando a indústria nacional Francesa a posicionar-se como líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de última geração e outras soluções.”

Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, declarou: “Estamos muito orgulhosos e felizes por termos construído uma relação tão importante com a MSC Cruzeiros, baseada na confiança mútua e estimulada pelo espírito de inovação. Ambos estamos comprometidos em adaptar o cruzeiro do futuro e em desenvolver conceitos de navios que vão muito além dos padrões ambientais actuais. As nossas empresas trabalham juntas já há vinte anos e estes novos projectos permitem-nos olhar com entusiasmo para o futuro.”

A MSC Cruzeiros está fortemente comprometida em alcançar um futuro com impacto zero, investindo no desenvolvimento acelerado de novas soluções de energia e tecnologias ambientais que o tornarão possível. No dia 1 de Janeiro de 2020, a MSC Cruzeiros tornou-se na primeira companhia de cruzeiros no mundo a operar com carbono totalmente neutro. Uma vez que a tecnologia ambiental mais avançada de hoje, por si só é insuficiente, de modo a minimizar e reduzir continuamente sua pegada ambiental, a MSC Cruzeiros compensará todas as emissões directas de dióxido de carbono (CO2) das suas operações marítimas de toda a frota através de uma combinação de projectos de compensação de carbono desenvolvidos de acordo com os mais altos padrões das principais entidades internacionais.

NOTAS ADICIONAIS

Características técnicas dos navios da Classe Word da MSC Cruzeiros:

• Arqueação Bruta                        205,700 GT
  • Capacidade em camas baixas        5,264