• MSC Cruzeiros Portugal/

MSC CRUZEIROS DÁ INICIO À CONSTRUÇÃO DO MSC EURIBIA: O SEU NAVIO MAIS AVANÇADO AMBIENTALMENTE ATÉ À DATA, DANDO MAIS UM PASSO EM FRENTE NO COMPROMISSO DA COMPANHIA COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

• MSC Euribia apelidado em homenagem à deusa da Grécia Antiga de domínio dos mares
  • Cerimónia de Corte do Primeiro Aço do navio marca o passo seguinte no contínuo caminho da MSC Cruzeiros em direcção a operações de impacto zero
  • MSC Euribia tornar-se-á no 2º navio da frota da MSC Cruzeiros movido a GNL permitindo alcançar uma redução substancial de emissões
  • O navio deve entrar ao serviço em 2023 e tornar-se-á no 22º navio na frota da MSC Cruzeiros

Saint Nazaire, França, 28 de Junho de 2021 – Foi cortado ontem o primeiro aço, nos Chantiers de l'Atlantique, em Saint Nazaire, França, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado ambientalmente da MSC Cruzeiros até ao momento, e o seu nome foi também revelado. Com entrada ao serviço prevista para Junho de 2023, o MSC Euribia tornar-se-á no 22º navio da frota da MSC Cruzeiros e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marinho mais limpo disponível actualmente. Como qualquer navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, estará equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. O início da construção do MSC Euribia assinala efectivamente mais um marco no compromisso da Companhia com a sustentabilidade ambiental.
O início da sua construção foi marcado pela cerimónia tradicional de corte de aço em Saint Nazaire, que reuniu o armador e o estaleiro. Conforme dita o costume marítimo, o Executive Chairman da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, juntou-se ao General Manager dos Chantiers de l'Atlantique, Laurent Castaing, para iniciar o corte do primeiro aço para o novo navio e, com este, o passo seguinte no jornada da MSC Cruzeiros rumo a operações de impacto zero.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Assim como a deusa antiga aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, a nossa visão é de que o MSC Euribia domine a implementação de tecnologias sustentáveis para protecção e preservação do nosso precioso ecossistema marinho. Este navio marca um novo marco na nossa caminhada rumo a operações de impacto zero e é a prova do nosso compromisso em promover e desenvolver tecnologias ambientais de última geração.
“Como uma família com mais de 300 anos de tradição marítima, procuramos incessantemente proteger o meio ambiente de modo a salvaguardar o nosso modo de vida e a proteger o planeta para as gerações futuras. Com o nosso primeiro navio movido a GNL já em construção, o MSC Euribia reduzirá ainda mais as emissões utilizando a tecnologia mais recente disponível. Esta será uma dos navios contemporâneos de maior desempenho ambiental no mundo.”
O GNL é de longe o combustível marinho mais limpo disponível actualmente à escala e elimina virtualmente as emissões locais de poluentes atmosféricos como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogénio (85%) e partículas (98%).
Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na atenuação de alterações climáticas e os motores do MSC Euribia têm potencial para redução das emissões de CO2 em até 25% comparativamente aos combustíveis convencionais. Para além disso, com a posterior disponibilidade de formas bio e sintéticas de GNL, esta fonte de energia irá proporcionar um caminho para eventuais operações descarbonizadas.

O GNL desempenha também um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de células de combustível para o transporte marítimo, uma vez que estas tecnologias não podem operar com combustíveis convencionais. A MSC Cruzeiros, os Chantiers de l'Atlantique e um consórcio de empresas líderes nos sectores da energia e da tecnologia estão a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia piloto de células de combustível de óxido sólido movidas a GNL para navios de cruzeiro que poderiam alcançar uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa devido à maior eficiência desta tecnologia.
A MSC Cruzeiros está empenhada em abastecer pelo menos três navios com GNL, representando um investimento total superior a 3 mil milhões de euros. O primeiro destes, o MSC World Europa, encontra-se actualmente em construção em Saint Nazaire e deverá começar a navegar em Outubro de 2022. A construção do terceiro navio está programada para começar no início de 2023.

Tecnologias ambientais do MSC Euribia:

Motores e combustíveis:
  • 4 motores dual fuel Wärtsilä (12V e 16V) que funcionam de um modo geral com gás natural liquefeito (GNL), ocasionalmente com gasóleo marinho com 0,1% de enxofre (MGO), de modo a que o navio não necessite de sistemas de limpeza de gases de escape.

Emissões atmosféricas:
  • Sistema de redução catalítica selectiva que reduz as emissões de NOx em até 90% quando o navio opera em MGO (LNG oferece uma redução semelhante de NOx) - MSC Euribia vai de encontro aos padrões Tier III da IMO, independentemente do combustível que é utilizado.
  • Ligação energia “shore-to-ship”, permitindo que o navio desligue os seus motores e               se ligue às redes de energia locais nos portos onde esta infraestrutura se encontra disponível.

Águas residuais:
  • Sistema de tratamento de águas residuais avançado em conformidade com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional de acordo com os padrões mais rigorosos a nível mundial - o denominado "Padrão Báltico".
  • Sistema avançado de tratamento de águas de lastro que evitará a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por intermédio de descargas de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da Organização Marítima Internacional.

Protecção da Vida Marinha: Sistema de gestão de ruído irradiado subaquático, com design de casco e casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha, principalmente em mamíferos marinhos e em águas circundantes.
Eficiência energética: Todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam um vasto leque de equipamentos com eficiência energética que ajudam na redução e no aperfeiçoamento da utilização do motor. Isto inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem o calor e o frio para redução da procura. Os navios utilizam iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para uma melhoria substancial do perfil de economia energética. Em parceria com o estaleiro, o MSC Euribia estará equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, o que permite suporte em terra em tempo real para potenciar a eficiência operacional a bordo.

www.msccruzeiros.pt

Siga-nos no Facebook em /msccruzeirosportugal.

A MSC Cruzeiros, marca contemporânea da Cruises Division do MSC Group, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul, na região do Golfo e no Sul de África com mais market share, bem como maior capacidade do que qualquer outra marca nestas regiões. É também a companhia de cruzeiros com maior crescimento no mundo, com forte presença nos mercados das Caraíbas, América do Norte e Extremo Oriente.

A frota dispõe de 18 modernos navios juntamente com um considerável futuro portfólio de investimento global para novos navios e está prevista crescer para 23 navios de cruzeiro até 2025, com opção para seis pedidos de navios actualmente em vigor, até 2030.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro segura, envolvente e enriquecedora inspirada na tradição europeia da companhia, onde poderá desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas familiares premiados e a mais recente tecnologia “user-friendly” a bordo. Para obter mais informações sobre os itinerários e a experiência da marca contemporânea a bordo dos navios, clique aqui..
Enquanto isto, a marca de luxo a ser lançada em breve deverá começar a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. A primeira delas terá uma arqueação bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes no mar, todas elas com varandas ou terraços com vista mar. Estes requintados navios introduzirão no segmento de luxo uma amplo leque de novas experiências para os hóspedes, assim como, outras actividades, bem como um amplo rácio de espaços públicos, para além de apresentarem um design altamente inovador.
A prioridade número um da MSC em todas as suas operações sempre foi a saúde, segurança e o bem-estar dos hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos onde os seus navios operam. Em Agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo abrangente e robusto protocolo de Saúde, Higiene e Segurança para se tornar na primeira grande companhia de cruzeiros a regressar ao mar. Para saber mais sobre o nosso protocolo de Saúde e Segurança, aceda aqui.

A MSC Cruzeiros está há muito comprometida com a gestão ambiental com o objetivo a longo prazo de atingir emissões zero para as suas operações. A companhia é também um investidor significativo em tecnologias marinhas ambientais navais de próxima geração, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento acelerado e disponibilidade para toda a indústria. mais informações sobre os nossos procedimentos de Gestão Ambiental consulte aqui.

Finalmente, para saber mais sobre a MSC Foundation, associação própria do MSC Group para liderar, evidenciar e promover os seus compromissos de preservação, humanitários e culturais, aceda aqui.

Mais informações em: http://www.mscpressarea.com/pt_PT