MSC Cruzeiros é líder de mercado em Portugal pelo 3º ano consecutivo

A MSC Cruzeiros anunciou hoje a liderança do mercado em Portugal pelo terceiro ano consecutivo desde 2013, com um crescimento de cerca de dois dígitos no mercado português em 2015.

Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, afirma que “A MSC Cruzeiros é pelo terceiro ano consecutivo líder de mercado em Portugal, foi também considerada a companhia de cruzeiros número um na Europa em 2015 pela primeira vez, e acredito que temos ainda muito potencial para crescer. Terminámos 2014 com 15.934 passageiros, num país que contou com cerca de 40.000 passageiros/ano e este ano de 2015 continuamos a crescer a dois dígitos no mercado português. Estamos muito satisfeitos por estarmos a conseguir alcançar os objectivos que tínhamos previstos para este ano e estamos cientes que os próximos anos trazem grandes e inovadores projectos que vão ajudar a despertar os portugueses, cada vez mais, para as vantagens de realizar este tipo de férias e a colocar a MSC Cruzeiros nas primeiras opções de férias dos portugueses.”

À semelhança do ano passado, os itinerários mais procurados pelos portugueses continuam a ser os do Mediterrâneo (cerca de 41% do total dos passageiros) e o Norte da Europa (cerca de 31% do total dos passageiros), sendo os cruzeiros com saídas e chegadas a Barcelona, Veneza, Kiel ou Copenhaga os mais vendidos. Além disso, as saídas e chegadas aos portos nacionais de Lisboa e Funchal (cerca de 20% do total dos passageiros) continuam a ser uma grande aposta da companhia, que apresentou em 2015 uma operação com saída e chegada a Lisboa entre Outubro e Novembro, tendo sido ainda a única companhia a permitir novamente embarques e desembarques na Madeira. Além disso, destinos novos como Cuba e também as típicas Caraíbas ou Abu Dhabi, Dubai e Omã, são cada vez mais procurados pelo seu clima e exotismo.

“Terminámos em Novembro o programa Renaissance, um investimento de €200 milhões inserido no plano de mais de €5 mil milhões que inclui também a construção de sete novos navios, e que foi o primeiro pilar desta fase de crescimento da MSC Cruzeiros, proporcionando quatro navios melhorados de uma forma global, que servirão segmentos estratégicos do mercado mundial de cruzeiros e alguns dos nossos novos destinos. Ainda este mês teremos o MSC Opera a iniciar a operação exclusiva em Cuba, um destino extremamente atractivo pela sua singularidade no panorama do sector. Devido à grande procura até agora dos cruzeiros com partida de Havana, a partir da temporada de Inverno 2016-2017 teremos uma operação duplicada, com o MSC Armonia a juntar-se ao MSC opera e a realizar cruzeiros de 7 e de 14 noites em Cuba. Também o MSC Lirica sairá da Europa para servir o mercado interno Chinês a partir de Maio de 2016, completamente adaptado para servir os seus consumidores, onde terá Xangai como homeport, após uma Grand Voyage de 61 dias até à China. É a primeira vez que uma companhia inicia um processo de renovação de navios com apenas dez anos, o que mostra a inovação por detrás deste grande projecto.”

O plano de construção dos novos navios está na base de dois protótipos, anunciados em 2014, que projectam duas novas classes – Meraviglia e Seaside. O MSC Meraviglia, o primeiro da sua classe, será o navio de cruzeiro mais inovador alguma vez construído por uma companhia de cruzeiros mundial com sede na Europa. O navio de última geração transportará 5,700 passageiros e terá 167,600 toneladas de arqueação bruta – com data prevista de entrega em Maio de 2017 - e estará a navegar pelo Mediterrâneo Ocidental no seu primeiro Verão, sendo o primeiro a disponibilizar três portos de embarque: Génova, Marselha e Barcelona. Os cruzeiros para a temporada inaugural do MSC Meraviglia já se encontram disponíveis para venda em qualquer agência de viagem.

Com uma arqueação bruta de 154 mil toneladas e capacidade para acomodar mais de 5.179 passageiros, o novo MSC Seaside – o navio que segue o sol - será entregue em Novembro de 2017 e será baptizado no mês seguinte em Miami – a primeira vez que um navio da MSC Cruzeiros é inaugurado nos Estado Unidos. O MSC Seaside navegará ao longo de todo o ano por variados itinerários pelas Caraíbas, com partidas de Miami e as reservas estarão disponíveis em qualquer agência de viagens, a partir do próximo dia 15 de Dezembro, cerca de dois anos antes da sua temporada inaugural, o que reflecte a enorme procura por este produto único.

“Com a chegada deste dois protótipos inovadores acabam por surgir outros novos projectos associados, sem os quais os nossos objectivos finais de crescimento não seriam possíveis, como é o caso da recente parceria com o Cirque du Soleil. É este compromisso com a inovação e criatividade que tornam a MSC Cruzeiros numa companhia tão distinta e nos leva à liderança que mantemos desde 2013 em Portugal, e que pretendemos continuar ter. Queremos continuar a fazer os portugueses realmente perceberem que realizar um cruzeiro é mesmo a melhor opção de férias e pretendemos continuar a ser a primeira opção para os cruzeiristas portugueses”, conclui Eduardo Cabrita.