MSC CRUZEIROS LANÇA NOVA CAMPANHA DE MARCA GLOBAL PARA APOIAR EXPANSÃO DA COMPANHIA EM SETE NOVOS NAVIOS DA PRÓXIMA GERAÇÃO

Lisboa, 12 Janeiro 2016 – A MSC Cruzeiros, maior companhia de cruzeiros mundial com sede em Genebra, na Suíça, e líder de mercado na Europa, incluindo Portugal, América do Sul e Sul de África, apresentou hoje uma nova Campanha de Marca mundial, numa série de eventos mediáticos internacionais pela Europa. Construída com base na herança da marca MSC Cruises, o novo posicionamento foi desenvolvido para apoiar o plano de crescimento global da Companhia. A MSC Cruzeiros encontra-se a meio de um plano de investimento de €5.1 mil milhões, que permitirá à companhia duplicar a capacidade da sua frota e colocar sete novos navios de próxima geração ao serviço, entre 2017 e 2022.

Esta nova campanha vem no seguimento de uma pesquisa global ao longo de um ano, sobre as necessidades do consumidor, percepção dos produtos actuais da MSC Cruzeiros e as qualidades essenciais da marca. A poderosa perspectiva do consumidor foi recolhida através de cerca de 3.000 horas de entrevistas, realizadas pelas agências de investigação de topo, TNS e IPSOS, e esteve na base da evolução da nova campanha de marca da MSC Cruzeiros, construída com base no património e herança existentes projectando igualmente uma nova identidade confiante e distinta da marca.

Inicialmente, a companhia focou-se em projectar o Estilo de Vida Mediterrânico, que afirmava o conforto, humanismo e acessibilidade de uma companhia familiar privada, juntamente com a incomparável experiência marítima da MSC Cruzeiros enraizada nos 300 anos de tradição marítima familiar. A isto, a pesquisa acrescentou uma nova descoberta: os passageiros e potenciais clientes da companhia já percepcionam a experiência MSC Cruzeiros como sendo distintivamente mais elegante, profissional e de maior confiança do que qualquer outra companhia de cruzeiros. Por esta razão, estes actuais elementos essenciais mantiveram-se parte do novo posicionamento.

Todos os cruzeiros oferecem variados graus de descoberta, descontração e divertimento, no entanto o carácter elegante e requintado da MSC Cruzeiros encontra-se numa posição privilegiada para satisfazer as necessidades dos turistas com novas experiências que proporcionam memórias inesquecíveis. Oferecendo qualidade, férias de cruzeiro descontraídas, com as mais variadas oportunidades para descontrair em navios modernos e a preços acessíveis para casais e famílias – todos em linha com a promessa da marca.

O novo posicionamento oferece uma nova visão da experiência MSC Cruzeiros, mostrando onde o lado elegante do Mediterrâneo se encontra com o profissionalismo, dedicação e a meticulosa atenção aos detalhes, já característica da MSC Cruzeiros. A fusão destes três elementos é capturada pela nova campanha de comunicação, “Not just any cruise” – uma promessa que vem reforçar os elementos-chave distintivos da experiência MSC Cruzeiros: navios modernos, instalações confortáveis, gastronomia fresca e autêntica, entretenimento premiado, possibilidade de descontrair de várias maneiras, serviço impecável, experiência e design elegante.

“Somos uma companhia extremamente ambiciosa que irá duplicar o seu tamanho nos próximos seis anos. É bastante importante que possamos evoluir o nosso posicionamento juntamente com este crescimento de modo a garantir que a experiência proporcionada vai de encontro e, inclusive, excede as necessidades e desejos dos cruzeiristas de todo o mundo”, afirmou Gianni Onorato, Chief Executive Officer da MSC Cruises. “O novo posicionamento apresenta-se como uma evolução dos nossos valores fundamentais e comunica clara e firmemente a nossa paixão por oferecer a cada um dos nossos passageiros experiências única a bordo, concedendo uma atenção personalizada a cada detalhe. Retrata os nossos valores e o nosso compromisso em proporcionar-lhes cruzeiros inesquecíveis. Para além disso, é um exemplo do nosso perfil mundial, mais forte do que nunca, numa altura em que nos encontramos a meio da nossa próxima fase de crescimento, com um plano de investimento de €5.1 mil milhões sem precedentes para a construção de sete novos navios de próxima geração.”

Para desenvolver uma campanha de comunicação que permitisse apoiar este novo posicionamento, a MSC Cruzeiros seleccionou parceiros de classe mundial para criar claras manifestações de alta qualidade ao nível conceptual, visual e musical. Estão incluídos nestes parceiros, nomeadamente a prestigiada empresa de comunicação estratégica McCann Worldgroup; o realizador Britânico nomeado para Óscar Daniel Barber, para concretizar a deslumbrante história visual; enquanto a banda sonora foi escrita exclusivamente para a MSC Cruises pelo multipremiado compositor Italiano Ennio Morricone, com quem a MSC Cruzeiros tem uma relação de amizade de longa data desde 2007, quando este dirigiu o concerto de baptismo do MSC Orchestra. O trabalho desta equipa de classe mundial resultou na criação de três publicidades de qualidade cinematográfica que expressam a atenção ao detalhe que honra a promessa de marca em “Not just any cruise.”

A MSC Cruzeiros começará a comunicar o novo posicionamento este mês através da implementação de uma campanha multimédia internacional, que terá início com publicidades televisivas em Itália, França, Alemanha e Espanha, que consistem em três anúncios. O primeiro intitula-se “Gota” e apresenta uma flor de algodão que evolui até lençóis brancos imaculados onde será possível desfrutar de uma magnífica noite de descanso, celebrando a atenção da MSC Cruzeiros aos pequenos detalhes que garantem a maior descontração e as instalações mais confortáveis. Existe também a “Nota”, onde uma corda e uma simples nota de piano se transformam num fantástico espectáculo de entretenimento através de música e luzes, representando os mais altos padrões por detrás do entretenimento a bordo da Companhia, que inclui também os espectáculos do Cirque du Soleil, exclusivos para a MSC Cruzeiros; finalmente, o “Tomate”, no qual os ingredientes mais frescos e de alta qualidade evoluem até pratos maravilhosamente bem preparados pelas mãos de chefes especializados, mostrando a dedicação da MSC Cruzeiros à experiência culinária, exemplificada nos restaurantes Eataly a bordo e nas receitas concebidas para os convidados da MSC Cruzeiros pelo chefe Carlo Cracco, vencedor de duas estrelas Michelin.

Para garantir que a experiência da MSC Cruzeiros honra verdadeira e totalmente esta promessa de evolução da marca tanto a bordo como em terra, a Companhia já começou uma revisão exaustiva de 360º de momentos de “experiência” chave ao longo da viagem dos passageiros, desde antes do embarque até após o desembarque.

Informação Adicional:

A nova campanha de comunicação está no ar desde 10 de Janeiro em Itália, França, Alemanha e Espanha com o vídeo “Gota” sendo mostrado em vários formatos, enquanto os restantes temas seguirão nas próximas semanas.

Gastos Globais da Campanha de Marca: €60 M
Daniel Barber
Daniel Barber é um premiado realizador e cinema e cinema publicitário Inglês. Barber é conhecido pelo seu filme de 2009 Harry Brown, com Michael Caine, que se seguiu ao lançamento da sua curta-metragem nomeada para o Óscar, The Tonto Woman em 2008.
Este ano marca o lançamento antecipado do seu mais recente projecto – The Keeping Room – um filme que decorre durante a Guerra Civil Americana e que conta a história de três mulheres – duas irmãs e uma escrava africana – enquanto lutam para defender as suas casa e a si próprias de dois soldados desonestos que se perderam e que se aproximam.
Barber tem tido também uma carreira de sucesso em publicidade depois de abrir uma empresa de produção de anúncios publicitários, a Knucklehead em 2005, onde ele é parceiro e realizador. Desde então, realizou grandes campanhas premiadas como é o caso da Mini, Lexus, Audi, Adidas, Absolut, Audi, Becks Beer, The BBC, BMW, British Airways, Dunlop, Ford, Mercedes, Molson, McCain, Norwich Union, O2,a Royal Air Force, a Shell e a Sony, entre outros. Knucklehead também desempenhou um papel na produção de dois dos seus filme, Harry Brown e The Keeping Room.

Daniel Barber estudou Design Gráfico na Escola de Arte de St. Martin’s.
Ennio Morricone
Ennio Morricone é um compositor, músico e maestro Italiano, com quem a MSC Cruzeiros tem uma relação de amizade de longa data desde 2007, quando este dirigiu o concerto de baptismo do MSC Orchestra. Durante as últimas sete décadas, Morricone compôs mais de 500 bandas sonoras para cinema e televisão, bem como mais de 100 obras clássicas. Morricone compõe uma vasta gama de estilos musicais, tornando-o num dos compositores mais versáteis, experientes e influentes de todos os tempos, trabalhando em qualquer meio.
A sua filmografia inclui mais de 70 filmes premiados, incluindo todos os filmes de Sergio Leone desde a trilogia “Dollars” (como Once upon a Time in the West e Once upon a Time in America), todos os filmes de Giuseppe Tornatore (desde o Cinema Paradiso), The Battle of Algiers, 1900, Exorcist II, Days of Heaven, vários filmes importantes do cinema Francês, em particular a trilogia cómica La Cage aux Folles I, II, III e Le Professionnel, The Thing, The Mission, The Untouchables, Bugsy, In the Line of Fire, Disclosure, Mission to Mars, Ripley's Game, The Best Offer e The Hateful Eight.
A sua composição para o filme de 1966 The Good, the Bad and the Ugly é considerada como uma das bandas-sonoras mais influentes da história e foi também introduzido na ‘Grammy Hall of Fame’. Com uma estimativa de 10 milhões de cópias vendidas, Once Upon a Time in the West é uma das bandas-sonoras mais vendidas mundialmente. Para além disso, a aclamada banda-sonora para The Mission (1986) foi certificada como Ouro pela RIAA.
Desde os anos 70, Morricone notabilizou-se em Hollywood, compondo para produtivos directores Americanos tais como Don Siegel, John Carpenter, Brian De Palma, Barry Levinson, Oliver Stone e Quentin Tarantino. A música de Morricone tem sido usada em séries de televisão, incluindo The Simpsons e The Sopranos, e em vários filmes, incluindo Inglourious Basterds e Django Unchained.

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros, faz parte do grupo MSC, é líder mundial de mercado na Europa, incluindo no Mediterrâneo, América do Sul e África do Sul e navega durante todo o ano no Mediterrâneo e nas Caraíbas. Oferece ainda uma vasta gama de itinerários sazonais no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, nas Antilhas Francesas, Cuba, América do Sul, África do Sul, bem como Abu Dhabi, Dubai e Omã.
A MSC Cruzeiros sente uma grande responsabilidade pelo ambiente do qual faz parte e foi a primeira companhia do mundo a receber o prémio “7 Golden Pearls” (7 Pérolas Douradas), atribuída pelo Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gestão de qualidade e protecção ambiental. Em 2009 a MSC Cruzeiros estabeleceu uma duradoura parceria com a UNICEF destinada a apoiar vários programas de modo a assistir crianças por todo o mundo. Até aos dias de hoje, a MSC Cruzeiros angariou já mais de €4 milhões em donativos de passageiros.
A MSC Cruzeiros nasceu no Mediterrâneo e inspira-se nessa herança de modo a criar uma experiência única para os turistas de todo o mundo. A sua frota é composta por 12 modernos navios: MSC Preziosa; MSC Divina; MSC Splendida; MSC Fantasia; MSC Magnifica; MSC Poesia; MSC Orchestra; MSC Musica; MSC Sinfonia; MSC Armonia; MSC Opera e MSC Lirica.
Em 2014 a MSC Cruzeiros lançou um plano de investimento de €5.1 milhões que consiste na construção de dois navios da geração Meraviglia (com mais dois de opção) e mais dois da geração Seaside (com opção para um terceiro). Com este plano, até sete novos navios farão parte da frota da MSC Cruzeiros nos próximos sete anos, possibilitando à companhia duplicar a sua capacidade até 2022 para mais de 3.2 milhões de passageiros por ano.