MSC CRUZEIROS REDUZIRÁ AS EMISSÕES EM TODA A FROTA ATÉ 15 % COM A NOVA FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DE PLANEAMENTO DE ITINERÁRIOS

Lisboa, Portugal, 13 de Agosto de 2024 – A MSC Cruzeiros verá as emissões da sua frota de navios reduzida em até 15% em 2026, graças à introdução de uma nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários denominada OptiCruise.

A Companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada à Universidade de Génova, que examinou exaustivamente vários fatores que influenciam o planeamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros para alcançar o nível ideal de eficiência para uma viagem, mantendo ou aumentando a satisfação dos passageiros.

Tradicionalmente, o planeamento de viagens no setor global de cruzeiros tem sido fortemente orientado para a atratividade dos destinos dos navios para potenciais turistas.

O OptiCruise alarga substancialmente o âmbito de aplicação para incluir vários outros aspetos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência das escalas, as horas de partida e de chegada aos portos, a velocidade do navio, a atração e o interesse dos destinos para o  turista, as excursões em terra e os custos operacionais, como o combustível, as taxas portuárias e as provisões alimentares.

Os algoritmos da ferramenta utilizam todas as informações para identificar itinerários otimizados, que continuam a ser atrativos para os passageiros, ao mesmo tempo que permitem a eficiência energética.

O planeamento do itinerário dos navios de cruzeiro ocorre normalmente dois anos antes de uma viagem e os benefícios do OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros contar com 24 navios.

O MSC Bellissima foi escolhido para avaliar o protótipo da tecnologia durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mar Mediterrâneo.

A estratégia da MSC Cruzeiros para atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as suas operações marítimas está focada em três áreas principais: tecnologia de navios e motores, eficiência operacional e combustíveis renovávels. O OptiCruise insere-se no âmbito da eficiência operacional, com a companhia de cruzeiros a fazer uma maior utilização da digitalização para aumentar a eficiência no consumo de energia.

Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer, da MSC Cruises, afirmou, “Identificámos e desenvolvemos esta nova tecnologia para otimizar o processo de tomada de decisão no planeamento de itinerários com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões em toda a nossa frota a partir de 2026.”

“A equipa da OPTIMeasy calcula que a poupança média de combustível feita e as emissões reduzidas pela utilização do OptiCruise estão na ordem dos 10-15 %, o que é um passo significativo na nossa ambição de atingir o nosso objetivo de zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as nossas operações marítimas”.

O OptiCruise foi desenvolvido no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que foi criado para investigar e testar várias oportunidades de transporte marítimo com baixo teor de carbono, incluindo tecnologias de energia e projetos inovadores de navios.

O modelo matemático foi aceite para desenvolvimento pelo CHEK Project, uma vez que foi reconhecido como um fator que poderia reduzir substancialmente as emissões não apenas para a MSC Cruzeiros, mas em toda a indústria de cruzeiros.

O CHEK Project faz parte do programa de Investigação e Inovação Horizon da União Europeia e é liderado pela Universidade de Vaasa, na Finlândia. O consórcio inclui, para além da MSC Cruzeiros, a World Maritime University a Wärtsilä, a Cargill e a Lloyds Register, entre outras.