MSC MERAVIGLIA RECEBE PRÉMIO ‘8 GOLDEN PEARLS’ PELA BUREAU VERITAS POR EXCELENTE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

A MSC Cruzeiros é a primeira companhia de cruzeiros a receber o prestigiado prémio, reconhecendo a mais alta certificação pela Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental num navio de cruzeiro

A sociedade de classificação líder internacionalmente, Bureau Veritas, reconheceu a MSC Cruzeiros com o prémio ‘8 Golden Pearls’ pela gestão sustentável e ambiental a bordo do navio MSC Meraviglia. O prémio é um dos reconhecimentos mundialmente atribuídos aos navios de cruzeiro pela atenção prestada à Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental. A MSC Cruzeiros é a primeira companhia de cruzeiros a receber o prémio 8 Golden Pearls pela Bureau Veritas.

Desde que entrou ao serviço em Junho de 2017, o MSC Meraviglia tem causado um grande impacto no sector dos cruzeiros  e tem vindo a ser distinguido com prestigiados prémios devido ao seu produto superior. O navio tem sido reconhecido por trazer ao mar alguns dos mais recentes avanços da tecnologia centrada no cliente, inovações tecnológicas e experiências para viajantes. Para além deste reconhecimento em toda a indústria, o navio foi agora também premiado pela sua Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental de última geração.

Philippe Donche-Gay, President Marine & Offshore, Bureau Veritas afirmou “A MSC Cruzeiros tem demonstrado o seu compromisso para reduzir o impacto ambiental das suas operações e saudamos a companhia pelos seus abrangentes e contínuos esforços neste sentido. As várias tecnologias ambientais e sustentáveis implementadas no MSC Meraviglia colocam o navio na vanguarda das operações de cruzeiros mais limpas. O prémio 8 Golden Pearls atribuído pela Bureau Veritas reflecte o compromisso da MSC Cruzeiros para com a excelência e melhoria contínua do desempenho ambiental.”

Bud Darr, Executive Vice President Maritime Policy e Government Affairs do MSC Group afirmou: “Estamos muito orgulhosos por receber este prémio, e gostaríamos de agradecer à Bureau Veritas o reconhecimento e apoio constante. São um parceiro valioso nesta nossa viagem e estamos ansiosos por continuar a progredir cada vez mais na área da gestão ambiental.”

O prémio 8 Golden Pearls reconhece os esforços da MSC Cruzeiros pelo navio MSC Meraviglia em oito áreas particulares de protecção, especificamente demonstrados nos exemplos abaixo:

·         O navio está equipado com Sistemas Híbridos de Limpeza de Gás de Escape que removem os óxidos de enxofre dos gases de escape do navio. Graças a este sistema, o navio vai de encontro aos rigorosos regulamentos de emissões, internacionais e locais.

·         Um sistema de Tratamento de Águas Residuais Avançado trata a água residual com uma qualidade muito elevada, misturando diferentes correntes de resíduos e filtrando os componentes indesejáveis, para produzir efluentes de alta qualidade.

·         Para além do tratamento de águas residuais, o navio tem uma capacidade de reserva e Operação de Não-Descarga de dois dias, permitindo maior autonomia e uma navegação mais flexível.

·         Tecnologias e materiais que permitem economizar energia de última geração contribuem para reduzir efectivamente o impacto ambiental do navio, e melhorar a sua eficiência energética. A certificação ISO 50001 do navio é uma prova da sua eficiente gestão de energia.

·         O compromisso da companhia para com a segurança, e de modo a criar um ambiente seguro para a tripulação e para os viajantes, já foi reconhecido no navio com a certificação OHSAS 18001. Este prémio reconhece os esforços da companhia em estabelecer um abrangente sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.

·         Para além disso, o navio cumpre com os altos requisitos referentes à segurança alimentar impostos pelo ISO 22000. Esta certificação abrange os sistemas de gestão de segurança alimentar em todo o abastecimento de alimentos e a sua cadeia de preparação desde o “campo até ao garfo.”

·         A Companhia foi também reconhecida com a certificação ISO 14001 pelos seus abrangentes e coerentes sistemas de gestão ambiental.

·         Finalmente, e para além do ISO e de outras certificações e padrões internacionais, o Bureau Veritas premiou o MSC Meraviglia com a distinção ‘CLEANSHIP’, reconhecendo os esforços da companhia para atender aos rigorosos padrões ambientais em várias áreas.

O MSC Meraviglia foi o 13º navio da companhia a juntar-se à frota no dia 4 de Junho de 2017 e o primeiro novo navio a entrar ao serviço no âmbito do plano de investimento de €10.5 mil milhões para o novo crescimento. Este plano tem como objectivo um aumento da frota para 24 navios até 2026, alcançando uma capacidade total de 5 milhões de viajantes anualmente.

O navio esteve a navegar a sua temporada de Verão e Inverno inaugural pelo Mediterrâneo. No dia 18 de Abril de 2018, o navio partirá de Génova para realizar a temporada de Verão no Norte da Europa, disponibilizando partidas de Hamburgo e fazendo escala em belíssimos locais no Mar do Norte, no Mar Báltico, nos Fiordes da Noruega até ao Ártico, explorando o Cabo Norte e as Ilhas Svalbard.

O MSC Meraviglia tem 315 metros de comprimento, 43 de largura, 65 de altura e 171,598 de arqueação bruta. O navio tem capacidade para viajar até 22.7 nós de velocidade em todas as estações e tem capacidade para realizar escalas na maioria dos portos internacionais de todo o mundo.