MSC WORLD EUROPA ESTABELECE NOVOS PADRÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ACELERA A VIAGEM DA MSC CRUZEIROS EM DIREÇÃO ÀS ZERO EMISSÕES

• O MSC World Europa movido a LNG tornar-se-á o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo a incorporar a tecnologia de célula de combustível com potencial para proporcionar reduções significativas de emissões de CO2.
  • O mais recente navio da MSC Cruzeiros também apresentará uma gama adicional de soluções para ajudar a minimizar o seu impacto atmosférico e marinho.
  • Navio tornar-se-á o maior navio de cruzeiro do mundo movido a LNG e o 20.º na frota da MSC Cruzeiros quando entrar em serviço em Novembro.

Lisboa, 23 de Maio de 2022 – Ao entrar na fase final do seu processo de construção, o MSC World Europa tornar-se-á o navio mais ecológico e eficiente da frota da MSC Cruzeiros quando for entregue em Outubro de 2022. A MSC Cruzeiros divulgou hoje informações sobre as credenciais ambientais do navio, incluindo células de combustível de óxido sólido, um sistema de redução catalítica seletiva e uma maior capacidade de energia terra-navio. Será também o maior navio de cruzeiro do mundo movido a LNG quando for lançado ainda este ano.

O MSC World Europa será o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por gás natural liquefeito (LNG) desenvolvido pela MSC Cruzeiros, Chantiers de l´Atlantique e Bloom Energy. O navio incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que gerará energia auxiliar para fornecer ganhos de eficiência e reduções significativas de emissões de CO2 em comparação com os motores tradicionais de combustão interna. Será um teste para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.

Linden Coppell, Director of Sustainability da MSC Cruzeiros, afirmou, “Estamos comprometidos com um futuro de emissões zero, razão pela qual estamos a investir fortemente no desenvolvimento de soluções de baixo teor de carbono que irão acelerar a descarbonização do setor marítimo. O MSC World Europa será o nosso navio mais eficiente até agora e ajudar-nos-á a provar e aperfeiçoar tecnologias ambientais para o futuro da nossa frota. Com este projeto, também estamos a avançar em parcerias com fornecedores de tecnologia, empresas de energia, universidades e órgãos reguladores. Todos devemos aprofundar a nossa colaboração para desbloquear um futuro com zero emissões”.

Comparado aos combustíveis padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre, óxidos de nitrogénio e partículas finas, e atinge uma redução de C02 de até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo teor de carbono, como hidrogénio verde, bio-LNG e células de combustível. Os combustíveis marítimos tradicionais não podem apoiar essas soluções futuras.

O MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio tem de operar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa cumprirá sempre as normas de emissões de NOx de nível III da Organização Marítima Internacional (IMO). Para além disso, a conectividade de energia terra-navio permite que o MSC World Europa minimize a utilização de motores nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.

Tal como acontece com todos os novos navios da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa também apresenta a mais recente tecnologia de tratamento de águas residuais, em conformidade com a Resolução MEPC 227(64) da IMO, totalmente alinhada com os requisitos regulamentares mais rigorosos do mundo – a chamada 'Norma Báltica'. O navio inclui um sistema avançado de tratamento de águas de lastro que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descargas em águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Águas de Lastro da IMO.

O MSC World Europa incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio. O navio utiliza iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água. Ele também será equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitoração remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em energia em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e o uso de LNG permitirão um desempenho operacional muito superior  ao dos critérios de conceção energética exigidos pela OMI para os novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o exigido Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI).

O casco e a casa de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o potencial impacto sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.

A MSC Cruzeiros tem três encomendas de navios movidos a LNG, para entrega entre 2022 e 2025, representando um investimento de mais de 3 mil milhões de euros. O MSC World Europa será seguido pelo MSC Euribia, que também está atualmente em construção em Saint Nazaire e deve entrar em serviço em 2023. A construção do terceiro navio deve começar no inicio de 2023.

Notas aos editores:

Sobre a Cruise Division do MSC Group

Tecnologias ambientais do MSC World Europa:

Motores e combustíveis:
  • 5 motores biocombustíveis Wärtsilä 14V e 46 DF geralmente movidos a gás natural liquefeito (LNG) e ocasionalmente a gasóleo marítimo de baixo teor de enxofre.
  • Demonstrador de célula de combustível de óxido sólido de 150 kW

Emissões atmosféricas:
  • Sistema de redução catalítica seletiva que reduz as emissões de NOx em 90% quando o navio opera com MGO (o LNG oferece uma redução de NOx semelhante); o MSC World Europa cumprirá as normas de padrão nível III da IMO, independentemente do combustível que utiliza
  • Conectividade de energia terra-navio, permitindo que o navio mude para minimizar o uso do motor em portos onde a infraestrutura de energia terra-navio está disponível

Tratamento de águas residuais:
  • Sistemas avançados de tratamento de águas residuais em conformidade com os padrões mais rigorosos da Resolução MEPC 227(64) da IMO (a chamada Norma Báltica)
  • Sistemas avançados de tratamento de água de lastro com tratamento UV para evitar a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho através de descargas de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da IMO

Sistemas de gestão de ruído irradiado subaquático  com design de casco e casa de máquinas que minimiza o impacto acústico, reduzindo os seus efeitos potenciais na fauna marinha, principalmente nos mamíferos marinhos nas águas circundantes.

Eficiência energética: Todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos energeticamente eficientes que ajudam a reduzir e otimizar a utilização dos motores. Isso inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem calor e frio para reduzir a procura. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um design de casco inovador para minimizar a resistência através da água e será equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

www.msccruzeiros.pt

Siga-nos no Facebook em /msccruzeirosportugal.

A MSC Cruzeiros, marca contemporânea da Cruises Division do MSC Group, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul, na região do Golfo e no Sul de África com mais market share, bem como maior capacidade do que qualquer outra marca nestas regiões. É também a companhia de cruzeiros com maior crescimento no mundo, com forte presença nos mercados das Caraíbas, América do Norte e Extremo Oriente.

A frota dispõe de 19 modernos navios juntamente com um considerável futuro portfólio de investimento global para novos navios e está prevista crescer para 23 navios de cruzeiro até 2025, com opção para seis pedidos de navios actualmente em vigor, até 2030.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro segura, envolvente e enriquecedora inspirada na tradição europeia da companhia, onde poderá desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas familiares premiados e a mais recente tecnologia “user-friendly” a bordo. Para obter mais informações sobre os itinerários e a experiência da marca contemporânea a bordo dos navios, clique aqui..
Enquanto isto, a marca de luxo foi lançada no final de 2021 e deverá começar a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. A primeira delas terá uma arqueação bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes no mar, todas elas com varandas ou terraços com vista mar. Estes requintados navios introduzirão no segmento de luxo uma amplo leque de novas experiências para os hóspedes, assim como, outras actividades, bem como um amplo rácio de espaços públicos, para além de apresentarem um design altamente inovador.
A prioridade número um da MSC em todas as suas operações sempre foi a saúde, segurança e o bem-estar dos hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos onde os seus navios operam. Em Agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo abrangente e robusto protocolo de Saúde, Higiene e Segurança para se tornar na primeira grande companhia de cruzeiros a regressar ao mar. Para saber mais sobre o nosso protocolo de Saúde e Segurança, aceda aqui.

A MSC Cruzeiros está há muito comprometida com a gestão ambiental com o objetivo a longo prazo de atingir emissões zero para as suas operações. A companhia é também um investidor significativo em tecnologias marinhas ambientais navais de próxima geração, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento acelerado e disponibilidade para toda a indústria. mais informações sobre os nossos procedimentos de Gestão Ambiental consulte aqui.

Finalmente, para saber mais sobre a MSC Foundation, associação própria do MSC Group para liderar, evidenciar e promover os seus compromissos de preservação, humanitários e culturais, aceda aqui.

Mais informações em: http://www.mscpressarea.com/pt_PT