• MSC Cruzeiros Portugal/

NOVO RELATÓRIO REVELA QUE CAMAROTES PERSONALIZADOS E INTELIGENTES, ENTRETENIMENTO CENTRADO NAS PESSOAS E VIAJAR COM UM PROPÓSITO SÃO AS TENDÊNCIAS DO FUTURO NA EXPERIÊNCIA DOS VIAJANTES

A MSC Cruzeiros, maior companhia privada de cruzeiros do mundo, apresenta “O Futuro da Experiência dos Viajantes”, um relatório inovador que explora as tendências que terão impacto no futuro da indústria das viagens. Criado em parceria com The Future Laboratory, uma das principais consultoras das tendências de futuro do mundo, o relatório identifica de que forma as marcas nos sectores de viagens e alojamento terão de disponibilizar experiências de “ultra-alta definição” (UHD) para satisfazer as necessidades do viajante do futuro. Com o grande impacto da hiper-conectividade, da urbanização e da transformação demográfica, o relatório mostra que o futuro da indústria dos cruzeiros está cheio de desafios, mas mais importante ainda, de oportunidades.

O luxo passará a ser hiper-luxuoso, os spas serão hiper-revitalizantes, o entretenimento será 5D e até mais, e as viagens serão orientadas por um propósito, o que enriquecerá a vida e a mente dos viajantes. Os hóspedes do futuro valorizarão a fluidez, a liberdade e a fluência cultural, enquanto procuram pela descoberta e pelo o auto-aperfeiçoamento. As marcas do sector das viagens terão de dar resposta, proporcionando experiências com as quais os viajantes de diferentes mentalidades se identifiquem e comunicando novas perspectivas que os ajudem a crescer e a progredir.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises afirmou: “Um dos desafios da indústria dos cruzeiros é a necessidade de projectar e construir novos navios que se mantenham inovadores e de última geração para os nossos hóspedes, daqui a 30 anos. Por esse motivo, as tendências de inovação e consumo estão no centro do nosso ADN e precisamos de ter uma visão forte e clara para o futuro, combinada com um estilo intemporal. Através da inovação inteligente e do design, com um forte compromisso com viagens sustentáveis, estaremos aptos a facilitar todos os tipos de experiências futuras.”

Os viajantes do futuro procurarão uma experiência de férias verdadeiramente personalizada e, à medida que o mundo se torna mais conectado do que nunca, a tecnologia disponibilizará às marcas as informações necessárias para adaptar as experiências a cada indivíduo. O relatório demonstra que a tendência das Data ID Wallets permitirá às marcas criarem uma experiência verdadeiramente dinâmica, integrada e hiper-personalizada. Os navios de cruzeiro e resorts tornar-se-ão verdadeiras bases de dados, avaliando o comportamento dos hóspedes para melhor informar sobre os serviços oferecidos. Os assistentes e dispositivos de Inteligência Artificial (IA) continuarão a desempenhar um papel importante na satisfação das necessidades dos hóspedes.

A MSC Cruzeiros está na linha da frente ao utilizar a tecnologia de IA activada por voz para disponibilizar um serviço aos hóspedes. A ZOE é a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiro do mundo e foi introduzida a bordo em março de 2019. Actualmente disponível em sete idiomas (com mais em desenvolvimento), a ZOE continuará a evoluir para se tornar parte integrante da experiência do viajante de cruzeiro, antecipando necessidades e informações de acordo com as preferências de cada hóspede.

Tecnologias como a ZOE serão também fundamentais para facilitar a tendência do Design Subconsciente, onde as tecnologias responsivas vão adaptar na perfeição os ambientes de acordo com o humor e as emoções de cada hóspede. O camarote do navio de cruzeiro do futuro poderá vir a ter sensores de sinais biológicos que monitorizam os batimentos cardíacos e a expressão facial, ajustando a luz e a temperatura para o máximo conforto. Outra opção poderá passar pela existência de materiais inteligentes que actuem como arte viva, mudando para criar um ambiente visualmente imersivo, alinhado com o estado emocional do viajante.

A hiper-conectividade levará também as pessoas a procurar a conexão humana para evitar a desumanização e, por esse motivo, será desenvolvida a tendência de Anthropo-tainment, ou seja, o entretenimento centrado no homem que coloca as pessoas no centro do palco, acessível a todas as idades, sexos e nacionalidades. Impulsionada por um mundo híper-conectado que torna as viagens mais acessíveis, essa tendência levará o entretenimento a derrubar barreiras geográficas, culturais e demográficas.

Os novos espectáculos do Cirque du Soleil at Sea a bordo dos navios da classe Meraviglia colocam os viajantes no centro do palco. Esta forma única de entretenimento ao vivo é uma celebração eufórica da arte da performance humana. Todos os espectáculos do Cirque du Soleil at Sea não têm qualquer idioma associado, o que os torna acessíveis a todos - quebrando barreiras demográficas e dando-lhes uma dimensão universal. A sua criatividade desmedida, a sua destreza irrepreensível e o seu compromisso com a originalidade são evidentes em cada uma das duas produções únicas. Enquanto alguns espectáculos, como EXENTRICKS, convidam activamente à participação do público, todos eles permitem que os viajantes experimentem a liberdade imaginativa com um grande impacto emocional - uma forma verdadeiramente única de interactividade humana para os espectadores.

À medida que os viajantes se tornam cada vez mais conscientes do impacte ambiental das suas viagens e procuram opções de férias ecológicas, a experiência do hóspede em 2030 colocará um enfoque significativo na sustentabilidade, no impacto social e no compromisso cívico.

Pierfrancesco Vago comentou: "Estamos intrinsecamente ligados ao mar e, nessa perspectiva, existe uma grande oportunidade de desempenhar um importante papel quando se trata de retribuir ao meio ambiente e ao planeta como um todo. Somos a primeira companhia de cruzeiros a operar no mar com carbono neutro e o destaque que damos ao nosso compromisso com o meio ambiente é impulsionado não só pela nossa paixão pessoal em proteger os oceanos, mas também pela necessidade de oferecer aos nossos viajantes uma forma sustentável de viajar."

O desejo de viajar com um propósito também verá o crescimento dos Resorts Reaproveitados, onde as marcas de alojamento transformarão espaços desabitados ou abandonados, promovendo as economias locais, tornando-os em destinos únicos.

A Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas é um exemplo de um desses destinos. A MSC Cruzeiros trabalhou para transformar aquilo que anteriormente foi um local de escavação industrial num destino ecológico para os viajantes. A ilha foi desenvolvida para criar um impacto positivo a longo prazo, tanto em termos ambientais, quanto nas comunidades locais das Bahamas.

A ilha está envolta em mais de 100km2 de águas protegidas e a objectivo é transformar essas águas numa reserva marinha próspera e florescente. Será também criado na ilha um centro de conservação para a realização de investigações sobre a saúde e a restauração dos corais, estando também previsto o desenvolvimento de uma parceria académica com a Universidade das Bahamas. A Ocean Cay teve também um impacto económico positivo ao disponibilizar materiais localmente, sempre que possível, e ao empregar bahamenses durante a construção da ilha que, a longo prazo, passarão a viver e a trabalhar na Ocean Cay a tempo integral.

Com a procura dos consumidores pela personalização, pela vontade de convívio e desejo por uma experiência com propósito ao longo da próxima década, as marcas que cumpram essas três frentes criarão uma experiência para o viajante que é realmente de altíssima definição. A indústria dos cruzeiros ficará na vanguarda dessa transformação, adoptando inovações criativas e voltadas para o futuro que vão além do que é esperado. Uma vez experimentado, não haverá volta.