• MSC Cruzeiros Portugal/

O FUTURO DOS CRUZEIROS: CRUISE DIVISION DO MSC GROUP E CHANTIERS DE L´ATLANTIQUE ENTREGAM O MSC EURIBIA, O NAVIO DE CRUZEIRO MAIS EFICIENTE DE SEMPRE EM TERMOS DE EMISSÕES ENERGÉTICAS

• A Cerimónia de Entrega do mais recente navio emblemático da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, ocorreu ontem nos Chantiers de l´Atlantique em Saint-Nazaire, França.
  • O inicio da navegação do MSC Euribia marca mais um passo significativo no sentido da descarbonização da Cruise Division, já que o navio embarcará na primeira viagem de zero emissões de um navio de cruzeiro
  • O navio apresenta uma variedade de tecnologias e soluções que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo as mais recentes  e avançadas instalações de tratamento de águas e resíduos
  • A Cerimónia da Moeda também ocorreu para o terceiro navio movido a LNG da MSC Cruzeiros e para a segunda série de navios da World Class , o MSC World America, que será o próximo marco na viagem da Cruise Division rumo às zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050.
 A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique celebraram ontem a entrega do MSC Euribia, um navio que apresenta o design de navio de cruzeiro com maior eficiência de sempre em termos de emissões energéticas. A entrega marcou mais um passo significativo na viagem de descarbonização da frota da Cruise Division e demonstra efetivamente como será o futuro dos cruzeiros.
O MSC Euribia representa a evolução final da classe Meraviglia e o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível mais limpo e eficiente disponível atualmente à escala comercial. A bordo, possui uma gama de tecnologia ambiental de vanguarda, incluindo sistemas avançados de tratamento de águas residuais a bordo e gestão de resíduos. O navio também foi concebido a pensar no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações em sustentabilidade, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.

O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros atualmente
O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Cruise Division do MSC Group. O navio oferece uma eficiência ainda maior e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo, para além dos mais recentes requisitos do Índice de Design de Eficiência Energética da IMO. No momento em que está a navegar, o navio emite até 19% menos emissões de gases com efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale a 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por passageiro por dia do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Cruise Division do MSC Group, afirmou: “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção ao nosso objetivo de zero emissões de gases com efeito estufa. Juntamente com as suas muitas inovações ambientais de vanguarda, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador de eficiência energética que proporcionará uma enorme redução nas emissões de gases com efeito estufa ao longo da sua vida útil.
“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas do lado da oferta e, embora sejam uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da procura de energia atualmente. É por isso que o navio marca com o inicio da sua navegação um marco tao importante em direção ao nosso objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”.
Laurent Castaign, Diretor-Geral dos Chantiers de l´Atlantique, afirmou: “Estou muito orgulhoso da relação existente entre a MSC Cruzeiros e os Chantiers de l´Atlantique. Este quinto e último navio da classe Meraviglia representa a conclusão do que já é uma classe muito eficiente e representa ainda a continuação dos nossos projetos comuns ambientalmente inovadores”.

Construído para o futuro - tecnologia e design ambiental de última geração
O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio seja movido a LNG, o projeto do navio pode acomodar combustíveis renováveis atuais e adaptações que permitirão que os navios da MSC Cruzeiros utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis atualmente, como o metanol verde.
Outras tecnologias de vanguarda incluem instalações avançadas de tratamento de águas e resíduos. O MSC Euribia possui as mais recentes e avançadas instalações de tratamento de águas e resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais municipais em todo o mundo. A tecnologia vai ao encontro dos mais rígidos padrões internacionais da IMO- incluindo o chamado Padrão Báltico.
Sr. Vago acrescentou: “É importante para nós que os nossos navios que estão a ser construídos hoje estejam prontos para receber os novos combustíveis sustentáveis que estão no horizonte. Também queremos garantir que possam ser facilmente adaptados às novas tecnologias e novas eficiências que ajudarão a fornecer zero emissões de gases com efeito estufa. Este é um navio verdadeiramente construído com o futuro em mente”.

Viagem rumo ás zero emissões de gases de efeito estufa do MSC Euribia
Pela primeira vez na indústria, o MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões de gases com efeito estufa. A nova construção, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, em França, para Copenhaga, na Dinamarca, e alcançará zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) para demonstrar que o nosso cruzeiro com zero emissões é possível aos dias de hoje.
A viagem com zero emissões utilizará o bio-LNG utilizando um sistema de balanço de massa, o método mais económico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Diretiva de Energia Renovável da EU (RED II) e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).
A Cruise Division do MSC Group está concentrada no objetivo de alcançar zero emissões de gases com efeito estufa nas suas operações marítimas até 2050. A intensidade das emissões das operações dos seus navios diminuiu 33,5% desde 2008 e iremos atingir uma redução de 40% antes do objetivo da IMO 2030.
A MSC Cruzeiros está a trabalhar com fornecedores de combustível e outros na implementação de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis avançados e biogás atualmente. Olhando para o futuro, o metanol verde contribuirá provavelmente para a nossa descarbonização, assim como os combustíveis eletrónicos sintéticos, como hidrogénio verde e o eLNG. O seu foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas universalmente.

A Cerimónia da Moeda para o MSC World America
A Cerimónia da Moeda do terceiro navio movido a LNG da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro localizado nos Estados Unidos da América, o MSC World America, também ocorreu ontem sendo mais um passo rumo à criação de um mundo onde a tecnologia encontra a  inovação para uma experiência de cruzeiro mais sustentável. O novo navio previsto para 2025 apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como a tecnologia pioneira para praticamente eliminar o deslizamento de metano do LNG durante a operação. As duas madrinhas desta tradicional cerimónia foram Silvia Turbia, da MSC Cruise Division, e Séverine Blandin, do Chantiers de l´Atlantique.
Henri Doyer, Chantier de l´Atlantique MSC Program Director, comentou: “Este 19.º navio- o segundo da “World Class” – é o resultado de uma longa parceria entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l´Atlantique. Tenho o prazer de anunciar que o MSC World Europa, o MSC Euribia e o MSC World America são os 3 navios mais eficientes em termos de energia e mais amigos do ambiente na indústria de cruzeiros”.

Características do MSC Euribia e tecnologias ambientais da Cruise Division:

Características e tecnologias ambientais do MSC Euribia:
  • Arqueação Bruta: 184 011 GT
  • Comprimento: 331 m
  • Largura: 43 m
  • Altura: 73,6 m
  • Capacidade de passageiros: 6 334

Motores e combustíveis:
  • Quatro motores Wärtsilä Dual Fuel: 2 x 16V46DF 3 2 x 12V46DF
  • Motores capazes de funcionar com Gás Natural Liquefeito (LNG) e com gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)

Primeiro cruzeiro do mundo com zero emissões:

O MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões na sua primeira viagem de Saint Nazaire a Copenhaga, utilizando bio-Lng, através de um sistema de balanço de massa, o método mais económico e do ponto de vista ambiental mais eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável. O MSC Euribia pode ser movido a Gás Natural Liquefeito (LNG) , que praticamente elimina óxidos de enxofre e partículas e reduz os óxidos de nitrogénio em 85%. Também reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 20% (numa base equivalente de C02).

O LNG é um combustível de transição: a tecnologia dos motores de bordo e os sistemas de combustível já podem utilizar atualmente o LNG biológico e sintético. No futuro, o design do navio pode acomodar retrofits, permitindo que os nossos navios movidos a LNG operem utilizando metanol verde. A MSC Cruzeiros está comprometida com a implementação de combustíveis renováveis e com a aceleração da transição energética para zero emissões.

Eficiência energética
O MSC Euribia é o navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos. O MSC Euribia alcançará um Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da IMO 55% melhor do que o exigido atualmente e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo na altura do seu lançamento. O MSC Euribia emitirá até menos 19% emissões de gases de efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que usam combustíveis marítimos convencionais. O MSC Euribia emitirá até 44% menos de emissões de gases de efeito estufa por passageiro por dia do que os navios construídos há apenas 10 anos.

Instalações avançadas de tratamento de águas e resíduos:
As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão muito superior ao de muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em terra, em todo o mundo. A nossa tecnologia vai ao encontro dos mais rígidos padrões internacionais da IMO- incluindo o chamado Padrão Báltico. Os sistemas avançados e gestão de resíduos para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados a bordo.

A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões de gases com efeito estufa até 2050.
A intensidade das emissões das nossas operações com navios diminuiu 33,5% desde 2008 e alcançaremos uma redução de 40% antes da meta IMO para 2030. Atingir zero emissões exigirá mais do que encontrar mais eficiências operacionais: estamos a adotar novas tecnologias e a mudar para combustíveis renováveis e sem carbono.  Estamos a trabalhar com fornecedores de combustível e outros na implementação de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis avançados e o biogás. Olhando para o futuro, o hidrogénio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para a nossa descarbonização, assim como os combustíveis eletrónicos sintéticos. O nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas universalmente.

Sobre a Cruise Division da MSC Group:
A Cruise Division do MSC Group, o principal conglomerado privado de transporte marítimo e logística com sede na Suiça com mais de 300 anos de herança marítima, tem a sua sede em Genebra, na Suiça, e possui duas marcas distintas na sua estrutura- marca contemporânea e de luxo.
A MSC Cruzeiros, marca contemporânea da Cruises Division do MSC Group, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul, na região do Golfo e no Sul de África com mais market share, bem como maior capacidade do que qualquer outra marca nestas regiões. É também a companhia de cruzeiros com maior crescimento no mundo, com forte presença nos mercados das Caraíbas, América do Norte e Extremo Oriente.
A frota dispõe de 21 modernos navios juntamente com um considerável futuro portfólio de investimento global para novos navios e está prevista crescer para 23 navios de cruzeiro até 2025.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus passageiros uma experiência de cruzeiro segura, envolvente e enriquecedora inspirada na tradição europeia da companhia, onde poderá desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas familiares premiados e a mais recente tecnologia “user-friendly” a bordo. Para obter mais informações sobre os itinerários e a experiência da marca contemporânea a bordo dos navios, clique aqui.
Já a marca de luxo, Explora Journeys, deverá começar a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. A primeira delas terá uma arqueação bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes no mar, todas elas com varandas ou terraços com vista mar. Estes requintados navios introduzirão no segmento de luxo uma amplo leque de novas experiências para os passageiros, assim como, outras atividades, bem como um amplo rácio de espaços públicos, para além de apresentarem um design altamente inovador. Para mais informações sobre a Explora Journeys, por favor aceda aqui.
A MSC Cruzeiros está há muito comprometida com a gestão ambiental com o objetivo a longo prazo de atingir emissões zero para as suas operações. A companhia é também um investidor significativo em tecnologias marinhas ambientais navais de última geração, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento acelerado e disponibilidade para toda a indústria. mais informações sobre os nossos procedimentos de Gestão Ambiental consulte aqui.

Finalmente, para saber mais sobre a MSC Foundation, associação própria do MSC Group para liderar, evidenciar e promover os seus compromissos de preservação, humanitários e culturais, aceda aqui.

Sobre os Chantiers De L’Atlantique
Graças à experiência das suas equipas e a sua rede de subcontratados, combinada com a tecnologia industrial de vanguarda, os Chantiers de l´Atlantique são um líder importante na conceção, integração, teste e entrega precisa de navios de cruzeiro, navios de guerra, subestações elétricas para parques eólicos offshore e serviços de frota. A Companhia é pioneira nos desafios do amanhã. Graças à sua investigação e desenvolvimento, os Chantiers de l´Atlantique oferecem navios com o mais alto desempenho ambiental, bem como equipamentos para parques eólicos offshore, o que a torna um ator importante na transição energética global.
Para mais informações, consulte aqui.