MSD promove reunião HPV Clinical Cases

A vila de Luso recebe, no dia 28 de setembro, uma reunião científica que culmina um projeto iniciado há mais de 6 meses que incluiu a submissão e seleção de casos clínicos de infeção relacionada com Papilomavírus Humano (HPV). O evento será composto por cinco mesas temáticas – patologia do colo do útero, genital, anal, orofaringe e outras patologias relacionadas com o HPV.

A MSD Portugal implementou, em 2019, pela primeira vez, o projeto HPV Clinical Cases com o propósito de aumentar o conhecimento e a discussão inter-pares do vasto leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo HPV. Os profissionais de saúde foram convidados a submeter, numa plataforma digital especificamente desenvolvida  para o projeto, www.hpvclinicalcases.pt, os abstracts dos seus casos clínicos.

Seguiu-se uma avaliação independente e em ocultação dos casos submetidos por um comité científico de excelência constituído pelos seguintes elementos: Dr. Daniel Pereira da Silva, Dr. José Moutinho, Dr.ª Teresa Fraga,  Prof. Doutor Luís Varandas, Dr. Pedro Montalvão, Prof.ª Doutora Carmen Lisboa e Dr.ª Sandra Pires. A seleção dos casos teve em consideração vários critérios, nomeadamente, a pertinência do caso, a sua originalidade, o rigor científico, o impacto no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes e o raciocínio clínico.

Após um período de submissão de 2 meses e meio, foram avaliados 92 casos clínicos, submetidos por 64 participantes de 30 instituições públicas e privadas em Portugal. O HPV Clinical Cases conta com o patrocínio científico de 9 Sociedades Médicas, o que reflete bem a transversalidade da doença a HPV.

De acordo com o estabelecido no Regulamento da iniciativa, não houve inclusão de dados pessoais e as apresentações clínicas foram apenas alvo de tratamento teórico.