MTEX NS, CITEVE e Universidade Católica juntos no combate ao SARS-CoV-2

Report this content

A MTEX NS, em conjunto com duas entidades parceiras portuguesas – CITEVE e Universidade Católica Portuguesa – vai realizar a apresentação do consórcio português relativo ao projeto PHYS – tecnologia certificada quanto à inativação do SARS-CoV-2, Made in Famalicão, que esteriliza roupa e objetos.

Iniciam-se agora os trabalhos que vão permitir consolidar a investigação científica relativa à eficácia do PHYS, já certificado em Espanha, quanto à inativação de duas variantes de SARS-CoV-2.

Procura-se avaliar, via CITEVE, se o processo PHYS desgasta ou não tecidos e se sim, em que valores/condições. Será ainda analisada a hipótese de o PHYS ser, ou não, igualmente eficaz não só relativamente à inativação de mais variantes de SARS-CoV-2 bem como de uma listagem mais alargada de organismos já correntemente identificados como danosos para a saúde pública, nomeadamente bactérias hospitalares multirresistentes, ficando esta extensão da investigação a cargo da Universidade Católica Portuguesa.

Oficializam esta apresentação presencialmente, o CEO da MTEX NS, Elói Ferreira, o Diretor Geral do CITEVE, Braz Costa e remotamente a investigadora Paula Teixeira, em representação da Universidade Católica Portuguesa. Esta cerimónia irá também contar com a participação remota do investigador espanhol, Juan José Badiola, conhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido no âmbito das encefalopatias espongiformes bovinas - “doença das vacas loucas” e responsável laboratorial pela investigação científica levada a cabo em Espanha relativamente à tecnologia PHYS. Esta cerimónia contará ainda com a participação remota do Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Paulo Cunha.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a marcar presença esta 6ª feira, dia 29 de janeiro, pelas 10h00, na cerimónia de apresentação deste consórcio: PHYS: Tecnologias sustentáveis de desinfeção de produtos têxteis para inativar eficazmente bactérias, fungos e vírus.

Nota: Em virtude do contexto pandémico os OCS que pretendam acompanhar fisicamente o evento devem informar, via email, sobre a composição da respetiva equipa. Informamos, contudo, que toda a estrutura está disponível para responder remotamente a todas as questões consideradas pertinentes.

Tags: