Projeto Arraiolos Concelho Resiliente – Proteção Civil

Projeto Arraiolos Concelho Resiliente – Proteção Civil

A Câmara Municipal de Arraiolos em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos, deram início a um ciclo de ações de formação de Suporte Básico de Vida dirigida aos funcionários da autarquia.

Considerando a importância de conhecimento deste conjunto de procedimentos e metodologias bem definidos e padronizados, pretende-se contribuir para uma melhor preparação e capacidade de resposta dos nossos colaboradores em situações de emergência médica.

A Câmara Municipal de Arraiolos através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Arraiolos vai implementar o “Projeto Arraiolos - Concelho Resiliente”, que consiste na adoção de medidas e na partilha de informação, para situações de emergência, incêndio, inundação ou em caso de catástrofe natural.

Compete ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Arraiolos assegurar o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, bem como centralizar, tratar e divulgar toda a informação, pelo que, para criar um concelho com população informada, participativa e resiliente ao desastre é fundamental a participação de todos os cidadãos.

Em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos, vai dar início à implementação do projeto com a recolha de informação junto da população e com a criação de uma base de dados municipal, criando as condições para que futuramente, e sempre que haja necessidade, seja possível informar a população dos riscos vividos em cada momento no concelho.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal considerou que “construir um concelho mais seguro é um desafio a ser alcançado a longo prazo, onde o papel interventivo de todo nós será crucial na construção de uma cultura de segurança, que nos permita fazer face e minimizar os riscos.”

Nesta primeira fase incidirá com a recolha de dados.

Tags: