Programa reúne em Lisboa lendas vivas da National Geographic e defensores das maravilhas do planeta Terra

NATIONAL GEOGRAPHIC SUMMIT | “UM DIA PARA MUDAR OS PRÓXIMOS”

National Geographic Summit 2022 | 31 maio - Teatro Tivoli BBVA (Lisboa)

• Bertie Gregory, realizador, fotógrafo e apresentador de filmes de vida selvagem, surpreende-nos com a afirmação de que existe muita vida selvagem nas cidades. Mas saberemos nós vê-la?

• Céline Cousteau, ativista socioambiental e produtora de cinema, irá falar sobre a sua experiência imersiva em tribos isoladas na floresta amazónica, e Dwayne Fields, explorador e naturalista, irá contar como prepara a primeira missão neutra em carbono que levará jovens de origens desfavorecidas à Antártida;

• Os fotógrafos David Doubilet e Jennifer Hayes, pioneiros da fotografia subaquática, vêm a Lisboa mostrar-nos o quanto podemos aprender com os oceanos;

• Os biólogos lusófonos Dominique Gonçalves (que é também conhecida por estar a desenvolve um projeto de empoderamento de raparigas na Gorongosa)Ricardo Rocha, e a bióloga italiana Martina Panisi são os oradores do National Geographic Summit Junior;

• Bilhetes à venda nos locais habituais.
Está fechado o programa do 4º National Geographic Summit que, sob o mote “Um dia para mudar os próximos”, traz a Lisboa no próximo dia 31 de maio algumas das mais importantes vozes da National Geographic, exploradores que usam o poder da ciência, da exploração, da investigação e do storytelling para divulgar e proteger as maravilhas do planeta Terra.
Este ano, e no âmbito da iniciativa Planeta Possível, uma ação plurianual da National Geographic focada em informar, inspirar e capacitar para uma vida mais consciente e com menor impacto no planeta, o National Geographic Summit coloca a ênfase na coexistência entre a humanidade e a natureza e como esta ligação é vital para um futuro sustentável.

O Teatro Tivoli BBVA Lisboa recebe num só dia as vozes e imagens impressionantes de Bertie Gregory, Dwayne Fields, Céline Cousteau, Dominique Gonçalves, David Doubilet e Jennifer Hayes, Martina Panisi e Ricardo Rocha. O programa completo:

NATIONAL GEOGRAPHIC SUMMIT JUNIOR 2022
09h30  Welcome
10h00  RICARDO ROCHA |  NATUREZA SAUDÁVEL, HUMANOS SAUDÁVEIS: A Importância da Conservação
10h40  MARTINA PANISI |  CARACÓIS GIGANTES DA FLORESTA: Uma História Para Ser Contada
11h20  Coffee-break
11h50  DOMINIQUE GONÇALVES  |  PRESERVAR PARA COEXISTIR: Ensinamentos de Um Gigante
12h30  Fim

NATIONAL GEOGRAPHIC SUMMIT 2022

14h15  Abertura de portas e registo
15h00  Welcome
15h15  BERTIE GREGORY  |  ONE PLANET: A Natureza está entre nós
15h45  DWAYNE FIELDS  |  EXPEDITIONS OF A LIFETIME: A Ciência da Vida Real
16h20  CÉLINE COUSTEAU  |  RECONNECTING THE HUMAN TRIBE: A Interconectividade Entre os Seres Humanos e o Planeta
16h55  Coffee-break
17h35  DOMINIQUE GONÇALVES  |  COEXIST TO PRESERVE: O Elo Entre Conservação e Florescimento Humano
18h05  DAVID DOUBILET E JENNIFER HAYES |  UNDERWATER WORLDS: O que os Oceanos nos Podem Ensinar
18h45  Encerramento

OS ORADORES

Bertie Gregory
Bertie Gregory, é um realizador, fotógrafo e apresentador de filmes de vida selvagem. Licenciado em Zoologia com distinção começou a sua vida de explorador como assistente de Steve Winter na África do Sul em missão para a National Geographic. O projeto evoluiu para um programa de televisão sobre leopardos urbanos em Mumbai e na selva do Sri Lanka que estreou no Nat Geo WILD em 2016. Foi nomeado Explorador do Ano pela Scientific Exploration Society Zenith, em 2015, e National Geographic Young Explorer. Desde então tem trabalhado em projetos próprios para a National Geographic como a série online Wild Life with Bertie Gregory e também filmou para a nova série da BBC de David Attenborough, 'Seven Worlds, One Planet', pelo qual recebeu um prémio BAFTA para cinematografia.
Bertie vai abordar o tema de como a natureza não é uma realidade distante, existe muita vida selvagem nas cidades, só é preciso observar com atenção para nos conectarmos com o mundo natural. Desde a sua primeira experiência como fotógrafo para o 2020VISION project, em que fotografou a vida selvagem nos centros urbanos na Inglaterra, até a procura de leopardos em Mumbai, Bertie revela um olhar atento para a natureza à nossa volta e mostra-nos como essa reconexão é vital para o nosso futuro como um todo.
Dwayne Fields
Dwayne Fields, explorador e apresentador de programas na BBC, ganhou reconhecimento quando, em 2010, embarcou na sua primeira expedição, tornando-se o primeiro jovem negro britânico a caminhar mais de 370 quilómetros para alcançar o Pólo Norte Magnético.
Desde então, como aventureiro e explorador, dedica-se a inspirar pessoas, a explorar a natureza e a ter maior consciência sobre questões ambientais. Em 2019, fundou com a sua parceira Phoebe Smith a WeTwo Foundation, que realizará em 2022 a primeira missão neutra em carbono que levará jovens de origens desfavorecidas à Antártida.
Expeditions of a Lifetime: A ciência da vida real” é o tema que traz a Portugal, onde partilhará a sua experiência num dos pontos mais inóspitos do planeta.

Céline Cousteau
Céline Costeau, ativista socioambiental e produtora de cinema, virá a Lisboa falar sobre: “A Interconectividade Entre os Seres Humanos e o Planeta” e partilhar a sua experiência imersiva em tribos isoladas no Vale do Javari, na floresta amazónica, onde explorou a forma como as nossas ligações vão muito além da cidade em que vivemos, da língua que falamos ou da nossa cultura de origem. Empenhada em partilhar a importante mensagem da interconectividade entre os seres humanos e o mundo natural, Céline defende a importância de unir as pessoas e o meio ambiente, de interligar a tribo humana e reconhecer que o futuro do meio ambiente e dos povos indígenas é vital para o futuro do planeta.

Dominique Gonçalves
Dominique Gonçalves é uma ecologista moçambicana nascida e criada na Beira, cidade próxima do Parque Nacional da Gorongosa. É formada em Biologia pela Universidade de Kent, com especialização em ornitologia e mestrado em conservação. Em 2015, aderiu como investigadora ao Elephant Ecology Project, o qual agora lidera e onde investiga o movimento dos elefantes e a expansão do seu raio de ação em relação ao uso do habitat e ao Conflito Homem-Elefante.
Dedica-se tanto à conservação das espécies do Parque Nacional da Gorongosa quanto ao desenvolvimento das comunidades ao redor do parque, onde trabalha pela defesa da educação das raparigas e apoia projetos de desenvolvimento que visam romper com o ciclo da pobreza na região.
Dominique Gonçalves vai demonstrar que o único caminho para a coexistência entre pessoas e natureza é a preservação dos ecossistemas, na sessão “Preserve to coexist: O Elo Entre Conservação e Desenvolvimento”.

David Doubilet e Jennifer Hayes
David Doubilet, um dos mais icónicos e reconhecidos fotógrafos da National Geographic, vem a Lisboa apresentar Underwater worlds: O que os oceanos nos podem ensinar”, juntamente com Jennifer Hayes. Através do seu trabalho e da força das suas imagens, vão partilhar com o público português aquilo que podemos aprender todos os dias com os oceanos, os desafios que enfrentam e os comportamentos que temos de alterar se queremos contribuir ativamente para a preservação da sua biodiversidade.
Enquanto fotógrafo da National Geographic com mais de 70 artigos publicados, David Doubilet é considerado uma lenda viva e um dos pioneiros da fotografia subaquática. Passou cinco décadas da sua vida a explorar e documentar os locais mais recônditos dos oceanos, a dar-lhes voz através de imagens incríveis e alertar para a necessidade urgente da sua preservação. Jennifer Hayes, bióloga e parceira de Doubilet, focou o seu trabalho no fotojornalismo especializado em história natural, conservação e documentação de ambientes aquáticos. Traduziu a sua paixão pela ciência através do storytelling, trabalhando com cientistas de todo o mundo dando-lhes voz e contando as suas histórias.

No National Geographic Summit Junior estarão presentes, para além de Dominique Gonçalves:

Martina Panisi
Martina Panisi sobe ao palco com o intuito de enaltecer o valor e a diversidade das espécies invertebradas e o seu papel fundamental na saúde dos ecossistemas. A bióloga recebeu uma bolsa Early Career da National Geographic pelo seu trabalho nesta temática e é atualmente Doutoranda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aos mais novos traz o tema “Caracóis Gigantes da Floresta: Uma História Para Ser Contada”. A narrativa que a leva ao Tivoli na manhã de dia 31 tem por base o projeto Forest Giants que nasceu da necessidade urgente de sensibilizar o público local e internacional acerca da proteção da biodiversidade nativa em São Tomé e Príncipe.
Ricardo Rocha
Ricardo Rocha, deu os primeiros passos da sua carreira como biólogo da conservação na ilha da Madeira, de onde é natural. A partir daí rumou ao Brasil, Madagáscar, China, Quénia, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Finlândia. O seu trabalho de investigação foca-se na avaliação do impacto da agricultura e da fragmentação de habitat nas comunidades que habitam as florestas tropicais, bem como na monitorização de espécies que persistem em ambientes humanizados.
Atualmente, é investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), onde estuda ecologia e conservação da natureza em ecossistemas tropicais e na Macaronésia.
Falará sobre “Natureza Saudável, Humanos Saudáveis: A Importância da Conservação”, partilhando o conhecimento sobre a biodiversidade do nosso planeta.
O National Geographic Summit 2022 é patrocinado pela Fnac, Jeep e Milhafre dos Açores.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
A conferência é em Inglês, mas existe tradução simultânea disponível mediante reserva no ato da compra do bilhete.

Tags: