Nespresso reforça ambiciosos objetivos de sustentabilidade no Dia Internacional da Reciclagem

No Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala hoje, a Nespresso reforça o compromisso com a sua estratégia de reciclagem para Portugal e apresenta, ainda o primeiro Relatório de Criação de Valor Partilhado da marca, a nível global, disponível em Nestle-Nespresso.com/sustainability

A Nespresso acaba de lançar o seu primeiro Relatório de Criação de Valor Partilhado, elaborado de acordo com o Global Reporting Initiative (GRI). O relatório conclui que a Nespresso está no  caminho certo para alcançar as ambiciosas metas de sustentabilidade a que se propôs, até 2020, que incluem projetos inovadores em zonas de conflito em África e na Colômbia.

O Relatório reflete o compromisso da Nespresso em impulsionar a inovação sustentável através da sua estratégia de sustentabilidade - The Positive Cup - que defende que cada chávena de café Nespresso pode e deve ter um impacto positivo no mundo. Esta estratégia assenta a sua atividade em três áreas de atuação: a origem do café; o alumínio e o clima.

Segundo o CEO da Nespresso, Jean-Marc Duvoisin, "a sustentabilidade está no coração da nossa marca e no nosso modelo de negócio. Ao trabalharmos diretamente com agricultores e ONGs em zonas como o Sul do Sudão, e Caquetá na Colômbia, queremos enfrentar alguns dos grandes desafios de uma sociedade global, garantindo simultaneamente um fornecimento sustentável do café de melhor qualidade".

No momento em que se assinala o Dia Internacional da Reciclagem, relembramos alguns projetos que a Nespresso tem desenvolvido nesta área de atuação da sua estratégia de sustentabilidade – o alumínio.

Há mais de 25 anos que a Nespresso investe no seu programa global de reciclagem e tem sido um catalisador de mudança em prol da recuperação e valorização das matérias-primas usadas nas cápsulas de café. Por um lado, através da comunicação com os consumidores e do desenvolvimento de soluções que facilitem a reciclagem, por outro, colaborando com as autoridades locais na adotação de legislação que permita a reciclagem de cápsulas de alumínio.

O Relatório de Criação de Valor Partilhado destaca os progressos significativos na área da reciclagem, nos últimos anos, com milhões de pontos de recolha de cápsulas atualmente disponíveis a nível mundial bem como a aprovação, por parte de algumas autoridades locais, da colocação de cápsulas usadas nos seus sistemas de reciclagem.

Nespresso quer duplicar taxa de reciclagem em Portugal até 2020

Em Portugal, a Nespresso reforça também o compromisso com a sua estratégia de reciclagem, que tem como objetivo duplicar a taxa de reciclagem até 2020, e que atualmente se situa entre os 10% e os 15%. Para além disso, a marca em Portugal está igualmente comprometida em alcançar a meta assumida até 2020 de garantir 100% de capacidade de recolha de cápsulas usadas no nosso país, e que neste momento se situa já nos 98%.

Para alcançar estes objetivos, a marca definiu uma estratégia local,  clara ao nível da reciclagem que visa ajudar os consumidores a reciclarem as suas capsulas de alumínio, e que assenta em 3 eixos de atuação: ‘Make it easier do recycle’, ‘Give Back’ e Educate’.

É no eixo ‘Make it easier to recycle’ que estão as iniciativas que visam facilitar e maximizar a recolha de cápsulas usadas junto dos consumidores. Neste sentido, a Nespresso lançou o projeto Recycling@home, que permitirá recolher as cápsulas usadas com maior conveniência e comodidade, no momento da entrega de nova encomenda, sem custos adicionais. Esta medida vem complementar a rede já disponível de 290 pontos de reciclagem de cápsulas, espalhados pelo país, incluindo Boutiques, Pontos de Venda Parceiros e rede de pontos de entrega, entre outros, onde os clientes podem depositar as suas cápsulas para reciclagem.

Give back’ pretende dar seguimento ao trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da iniciativa “Reciclar é Alimentar”, um programa 100% português, de incentivo à reciclagem, que utiliza a borra do café contido nas cápsulas usadas para enriquecer o composto que fertiliza os terrenos de plantação de arroz, neste caso no Alentejo. Desde o seu lançamento, em 2010, já permitiu entregar 386 toneladas de arroz ao Banco Alimentar Contra a Fome, o que equivale a mais de 7,5 milhões de porções de arroz doadas entre 2010 e 2016.

No eixo ‘Educate’, a Nespresso pretende sensibilizar e educar os consumidores para a importância da mudança de comportamento em relação à reciclagem de outros materiais como o alumínio, incentivando-os a depositar as suas cápsulas para reciclagem.

Para mais informações não hesite em contactar-me