50% dos Colaboradores da Nestlé Portugal são mulheres

08 March 2021

No Dia Internacional da Mulher a Nestlé revela a sua paridade de género

A Nestlé Portugal atingiu em 2020 a paridade de género, sendo metade dos seus 2319 colaboradores mulheres. Esta percentagem é já mais elevada no que diz respeito às mulheres em cargos de chefia, 51% das chefias intermédias são do género feminino, que está ainda representado em 33% ao nível do top management.
Sendo a igualdade de género uma prioridade para a Nestlé, desde 2011 que o número de mulheres em posições de liderança tem aumentado em todo o mundo, ano após ano. Os benefícios para a companhia têm tido largos reflexos nos resultados alcançados e têm sido fatores críticos para o desenvolvimento dos negócios.
Com o intuito de continuar a quebrar alguns preconceitos, a Nestlé assinala o Dia da Mulher internamente com uma mesa redonda sob o mote: “Experiências e desafios de Mulheres em funções operacionais: Produção e Vendas”, que contará com o testemunho de três Colaboradoras que falarão sobre os desafios que enfrentaram e/ou enfrentam por serem mulheres em funções operacionais.
Inês Sousa, Sales Prospector no negócio Nestlé Professional, Ana Pinto, Manufacturing Manager na Fábrica de Avanca e Teresa Santos, Area Manager na Nespresso, são as Colaboradoras que vão falar na primeira pessoa não só sobre a forma como superam os vários desafios ao longo da sua carreira, em funções maioritariamente exercidas por homens, como também sobre o seu contributo único enquanto mulheres no desempenho da sua função, pelas qualidades e características que lhes são inerentes e que lhes dão algumas mais valias ou formas únicas para desempenharem a sua função e para enfrentarem os seus desafios, enriquecendo-as e fazendo delas melhores pessoas.
“Oferecer um local de trabalho que gera oportunidades iguais para todos e no qual as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito é um dos principais objetivos inscritos nos Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé. Ter um ambiente inclusivo fortalece-nos e promove todos os dias o nosso propósito e os nossos valores enraizados no respeito.”, defende Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal.
A Nestlé em Portugal é signatária do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, e é membro-fundador do Fórum iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade - que incorpora os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego. Em 2020 assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia e da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão que descreve medidas concretas para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.
Para a Nestlé, a igualdade de género, os direitos das mulheres, a educação para mulheres e meninas em todo o mundo e o empowerment das mulheres são essenciais para criar valor partilhado não só para o negócio, como também para a Comunidade.

Sobre a Nestlé:

AA Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.