A Nestlé aumentou a utilização de serviços de satélite para proteger as florestas

Estratégia positiva para a gestão florestal

A Nestlé anunciou hoje que vai levar ainda mais longe a sua ação de proteção das florestas, com uma nova abordagem positiva, no sentido de as restaurar e ajudar a prosperar. Este é um compromisso que integra o objetivo da Nestlé de atingir a neutralidade carbónica em 2050. Com esta nova abordagem, a empresa promoverá também os meios de subsistência sustentáveis ??e o respeito pelos Direitos Humanos.

Estas ações têm como base uma década de trabalho para acabar com a desflorestação nas áreas das principais matérias-primas utilizadas pela Nestlé e que apresentam risco florestal. Na verdade, 90% destas matérias-primas chave para a companhia, como o óleo de palma, o açúcar, a soja, a carne, bem como a celulose e o papel, foram avaliadas como livres de desflorestação em dezembro de 2020.
Para levar a cabo esta avaliação, a Nestlé utilizou ferramentas como o mapeamento da cadeia de fornecimento, a sua certificação, os serviços de verificação no local e a monitorização por satélite, através dos sistemas Starling ou Global Forest Watch. A companhia colaborou também com os agricultores, com as comunidades agrícolas e com os seus fornecedores locais.

Enquanto desenvolve esta abordagem positiva para as florestas, a Nestlé irá também acelerar o trabalho para eliminar completamente a desflorestação nas suas cadeias de fornecimento de óleo de palma, açúcar, soja, carne, bem como celulose e papel até 2022. Até 2025, a companhia tem como objetivo alcançar o mesmo para as suas cadeias de fornecimento de café e de cacau.

“A utilização de imagens de satélite ajudou-nos na jornada para deter a desflorestação”, afirmou Laurent Freixe, Executive Vice President, CEO da Zona Americas da Nestlé. “Vamos agora expandir a utilização desta tecnologia para monitorizar a origem do café e do cacau - dois ingredientes importantes para os tão apreciados produtos Nestlé.” Utilizando serviços de monitorização por satélite, a Nestlé fará uma avaliação de risco nas regiões onde adquire as suas matérias-primas. Começando com as Américas e expandindo depois, globalmente, esta ação para ajudar a empresa a tomar ações rápidas para obter essas matérias-primas de forma sustentável.

Dentro da sua cadeia de fornecimento de óleo de palma, a Nestlé concluiu ainda um projeto piloto de Pegada Florestal na província de Aceh, no norte da região da Sumatra, na Indonésia. O principal objetivo deste piloto foi compreender melhor os riscos futuros para as florestas e turfeiras, bem como os direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Locais (PICLs). Neste projeto, a Nestlé recompensará os fornecedores pelos seus esforços ambientais comprando-lhes quantidades maiores de matérias-primas e fazendo com estes contratos de longo prazo, co-investindo em programas que promovam a conservação e restauração florestal ou pagando um prémio pelos seus produtos.

Apoio à reflorestação em Portugal – uma árvore por colaborador

Em Portugal, onde a Nestlé está também a desenvolver várias iniciativas para se tornar neutra em carbono até 2050, está a ser desenvolvido o projeto “Plant a Tree”, através do qual será plantada, até ao início de 2022, uma árvore por cada colaborador que a Nestlé tem em Portugal, ou seja 2311.
Para mais informações faça download do relatório Towards a Forest Positive Future