• Nestlé Portugal/

A Nestlé Portugal está a crescer e a desenvolver-se com o claro propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável

·         Crescimento orgânico acima de 6%, impulsionado por volumes e por variações de preços positivas em todas as categorias.
·         O primeiro trimestre de 2018 registou uma aceleração no crescimento versus 2017, que terminou com um crescimento orgânico de 2,9%.
·         A evolução do portefólio desempenha um papel-chave nos resultados, com a Inovação a representar 21% das vendas.
·         Fortes investimentos ao nível do marketing e das operações para apoiar a Inovação e alavancar o crescimento.

No primeiro trimestre de 2018 a Nestlé alcançou em Portugal um crescimento orgânico sólido, acima de 6%, com vendas totais de 117 milhões de euros. Estes resultados foram impulsionados por um sólido crescimento em volume e por variações de preço positivas em todas as principais categorias. Os negócios de Petfood e de Health Science voltaram a ser os mais dinâmicos, assim como o negócio de Café, que apresentou um crescimento orgânico acima dos 9% em todos os segmentos (R&G, Solúvel e Cápsulas) e em todos canais (retalho, direto ao consumidor e fora do lar).

Melhorar a qualidade de vida através da Inovação – oferecendo opções mais saborosas e mais saudáveis
A Inovação e a renovação desempenham um papel fundamental na nossa estratégia para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento das categorias. 21% das vendas nos primeiros três meses de 2018 vieram da Inovação em todos os negócios. Com essa atitude inovadora a Nestlé continua a antecipar e a responder às necessidades dos consumidores portugueses, oferecendo opções mais saborosas e saudáveis.

·         Em Nutrição Infantil, a Nestlé está a reforçar a sua liderança com o lançamento da NAN Supreme HA (uma fórmula exclusiva para bebés que tem na sua composição oligossacarídeos, estruturalmente idênticos aos do leite humano), com NAN Organic, e com as novas variedades NATURNES que incluem puré de frutas, leite e cereais infantis.

·         Em Nutrição Clínica, a Nestlé Health Science está a inovar com PRONOURISH OptiFibre, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de distúrbios gastrointestinais, e com MERITENE Mobilis, uma abordagem inovadora aos problemas de mobilidade ao nível das articulações.

·         Nos Culinários a Nestlé está a lançar uma nova linha de cups MAGGI (couscous, purés e massas) respondendo à tendência eat on the go da geração millennial, enquanto que na categoria All Family Cereals continuamos a inovar na icónica marca NESTUM, com cereais 100% naturais, bem como com uma melhoria do perfil nutricional em toda a gama NESTUM.
·         No negócio de confeitaria, a Nestlé inovou no segmento premium com a nova linha de produtos L'Atelier (chocolate com amêndoas torradas, chocolate com caramelo salgado e chocolate com laranja confitada). O lançamento do KIT KAT Ruby impulsionará ainda mais a valorização da nossa marca chave no segmento de snacks. Estas conhecidas quatro barras de wafer com sabor único, revestidas com chocolate rubi, originário de favas de cacau Ruby e sem adição de qualquer sabor ou cor, será lançada em Portugal nos próximos dias.

·         NESCAFÉ Gold, a nossa marca líder mundial de café, foi relançada no primeiro trimestre com uma nova receita, contendo café torrado micronizado e novas embalagens. Produzido com grãos de café arábica, este novo blend tem um grau de moagem 10 vezes mais fino, para revelar a verdadeira essência dos grãos de café. Com este método de produção o renovado NESCAFÉ Gold preserva os seus aromas mais ricos e revela um sabor único e suave.

·         NESCAFÉ Dolce Gusto ampliou sua oferta com uma gama premium que privilegia as origens de café, aumentando a perceção de qualidade e a autenticidade da marca. Estes novos blends são produzidos por grãos de café orgânicos 100% arábica e de origens selecionadas: Honduras, Peru e Colômbia.

·         Em pet food, a Nestlé PURINA continua a liderar a inovação neste mercado com o lançamento de vários produtos no primeiro trimestre de 2018: PURINA ONE Dual Nature – uma nutrição avançada inspirada na natureza, com spirulina, para apoiar a função imunológica. No segmento gato superpremium húmido os destaques vão para os lançamentos de GOURMET Gold Fondant e GOURMET Perle Delights com molho. A nova marca PURINA BEYOND foi lançada no mercado, apresentando um novo leque de produtos que respondem à procura pelo natural e que inovam neste segmento. PURINA BEYOND é composta por ingredientes naturais selecionados.

·         Redução de açúcar – A Nestlé está a fazer um esforço contínuo para otimizar o perfil nutricional dos seus produtos em todas as categorias, com renovações concretas em todos os SKUs de cereais de pequeno-almoço, em milk modifiers, com Nesquik -30% de açúcar, e em Nutrição Infantil, através de toda a gama CERELAC.

·         Bio/Orgânico/Sem Glúten - Vários conceitos foram lançados em diferentes categorias para impulsionar o crescimento numa das tendências de consumo mais valorizadas pelos portugueses. Neste segmento projetamos crescer cerca de 90% em 2019, assim que os novos lançamentos estabilizarem, e 27% adicionais em 2020.

·         Investimentos em Marketing – A inovação e o desenvolvimento de portefólio e das marcas estão a ser apoiados por investimentos significativos de comunicação e marketing, com uma crescente relevância das atividades digitais. Em 2017 a Nestlé investiu mais de 50 milhões de euros em marketing, o que engloba os nossos investimentos em media tradicional, media digital e promoções ao consumidor. Em 2018 a Nestlé planeia aumentar o investimento entre 2% a 3%.

·         Investimentos em Operações - Um plano de mais de 40 milhões de euros foi definido para aplicação nas nossas duas fábricas em Portugal - Porto e Avanca – ao longo dos próximos 18/20 meses, com o objetivo de garantir a inovação dos produtos e a eficiência da produção. Na fábrica de Avanca o destaque vai para um upgrade na linha de produção de bebidas de cereais e para aumento de capacidade, bem como para apoiar conceitos de inovação em Nutrição Infantil. Na Fábrica do Porto a Nestlé aumentou sua capacidade de fabrico, com a produção do café NESCAFÉ Roast & Ground, uma novidade mundial para esta marca de café solúvel.

Melhorar a qualidade de vida inspirando as pessoas a viver de forma mais saudável
·      Em 2018, a Nestlé comemora os 19 anos do seu programa local Nestlé Healthy Kids. Esta parceria de longo prazo com o Ministério da Educação tem promovido nas escolas a educação sobre alimentação saudável e estilos de vida ativos. Anualmente, o programa Nestlé Healthy Kids impacta 400.000 alunos e 1.000 escolas.

·      A iniciativa “Leia o Rótulo, Escolha Melhor” tem como objetivo ajudar os consumidores portugueses a ler e entender melhor as informações dos rótulos, tais como: lista de ingredientes, quantidade diária de referência (DDR), prazo de validade e a tabela nutricional.

• A Nestlé comunica esta iniciativa aos consumidores em pontos de venda e nas redes sociais digitais: nas páginas de Facebook da Nestlé Corporate - “Saboreia a Vida” e “Nestlé PT”.

• Nos pontos de venda, a iniciativa será implementada nos principais clientes, em mais de 1200 pontos de venda, começando no dia 15 de Maio com um importante cliente; cinco nutricionistas da Nestlé irão interagir com os consumidores, oferecendo aconselhamento personalizado nas lojas.

Contribuir para um futuro mais saudável através do cuidado com a água e da proteção do ambiente
Em linha com os nossos compromissos, a Nestlé está a trabalhar em planos intensivos para reduzir continuamente os impactos ambientais das suas operações. Nos últimos cinco anos, a Nestlé Portugal reduziu a captação de água em 62%, as emissões de CO2 em 7,5% e os resíduos enviados para aterro em 58%, o que corresponde a 261 toneladas.

Em 2018, temos a ambição de melhorar ainda mais todos os indicadores: Captação de água (m3/ton) em -2%, energia (GJ/ton) em -1%, emissões de CO2 (Kg/ton) em -1% e zero resíduos enviados para aterro.
Neste primeiro trimestre, a Nestlé reduziu em 85,2% os seus resíduos enviados para aterro e também a captação de água (m3/ton) foi reduzida em 5%.

O projeto lançado em 2017 para ampliação da capacidade de armazenamento e modernização do nosso Centro de Distribuição em Avanca ficará concluído este ano. Tal permitirá à Nestlé concentrar toda a gestão de cargas em Avanca, reduzindo as transferências entre os centros logísticos e diminuindo assim a pegada ambiental dos nossos produtos.

Criar valor com as PESSOAS – As nossas pessoas são o ativo mais importante
Criação de emprego e investimentos em novas competências. - A Nestlé Portugal tem vindo, reiteradamente, a criar valor através da promoção de oportunidades de trabalho no país. No final de 2017 eram 1922 os colaboradores da Nestlé em Portugal. Em 2018 esperamos um aumento adicional de 14%, uma vez que continuamos a desenvolver o nosso centro Nestlé Business Services (NBS), para o qual estamos a recrutar jovens talentos para prestar serviços transacionais a várias entidades da Nestlé na Europa Ocidental.

O NBS é composto por pessoas com elevados níveis educacionais, com uma excelente proficiência linguística, focados em prestar apoio a Portugal, Espanha, países nórdicos, Bélgica, Luxemburgo e Holanda em atividades transacionais relacionadas com o processamento de encomendas, compras e desenvolvimento de campanhas de media sociais digitais. Atualmente, a Nestlé tem 29 nacionalidades entre sua força de trabalho na sua sede em Linda-a-Velha.

Nestlé Emprego Jovem – Esta iniciativa, que tem como objetivo ajudar os jovens a obter a sua primeira experiência de trabalho, criou, entre 2014 e 2016, 782 oportunidades para os jovens desenvolverem competências no emprego. No período de 2017 a 2020, a Nestlé comprometeu-se a criar mais 640 oportunidades para os jovens desenvolverem competências em ambiente de trabalho, das quais 262 foram já alcançadas.

Juntamente com empresas parceiras, a Nestlé lançou também, em 2014, a Aliança para a Juventude. Até 2017, os parceiros da Aliança em Portugal (18 empresas) geraram já mais de 73.000 oportunidades para jovens.
Em setembro de 2017 (início do ano letivo 2017/18), a Nestlé Portugal estabeleceu um projeto inovador de dual learning com a Escola Profissional de Aveiro, para um programa de três anos, envolvendo 20 alunos, integrados nas fábricas de Avanca e Porto e no Centro de Distribuição de Avanca.

Promover as capacidades de empreendedorismo e a inovação aberta na Nestlé Portugal
Em 2017 a Nestlé lançou o Programa de Inovação e Empreendedorismo “Fora da Casca”, com a preciosa colaboração da Universidade Nova de Lisboa. O programa deu oportunidade a 50 colaboradores da Nestlé e a 18 startups externas de trabalharem juntos durante 24 semanas, lado a lado com a Nestlé Portugal, desenvolvendo projetos alinhados com o nosso propósito de “melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. Esta iniciativa visa trazer para dentro da Nestlé a abordagem característica de startup de desenvolvimento de Inovação e de implementação rápida de ideias.

Promover melhores locais de trabalho - Alliance for Pets at Work
A Nestlé Portugal iniciará no próximo mês de junho, na sua sede, a iniciativa Pets at Work, permitindo que todos os funcionários levem seus animais de estimação para o escritório durante os horários de trabalho.
A iniciativa foi testada durante dois anos na Nestlé Purina antes de ser estendida à totalidade do nosso edifício.

Pets at Work baseia-se na forte crença de que os animais de estimação e as pessoas vivem melhor juntos e tem como objetivo facilitar o dia-a-dia de todos os colaboradores que têm animais de estimação.

Por fim, a Nestlé promoverá a criação da Pets at Work Alliance, uma aliança voluntária e sem fins lucrativos de empresas que concordaram em tornar mais fácil a posse de animais de estimação, abrindo as suas portas aos cães. Os membros desta aliança reconhecem que os animais de estimação têm um impacto extremamente positivo na saúde e no bem-estar do ser humano e servem como exemplo para outras empresas sobre o quão valorizado um local de trabalho pet-friendly pode ser.

O nosso Propósito
Os nossos negócios, assim como todas as nossas iniciativas e projetos são conduzidos pelo nosso propósito: Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável - impactando indivíduos e famílias, comunidades e o nosso planeta.

Confirmamos novamente em 2018 o nosso forte compromisso em desenvolver ainda mais os nossos negócios em Portugal, em linha com o nosso objetivo, tal temos feito nos últimos 95 anos, criando escolhas mais saborosas e saudáveis, orientando e inspirando as pessoas a terem uma vida mais saudável, promovendo o emprego e a diversidade e salvaguardando o meio ambiente.