A Nestlé Waters vai certificar as suas instalações com o «Alliance for Water Stewardship Standard» até 2025

A Nestlé Waters anunciou hoje que vai estender o seu compromisso na gestão da água através da certificação de todas as suas instalações com o Alliance for Water Stewardship (AWS) Standard, até 2025.

• A certificação da Alliance for Water Stewardship (AWS) é o primeiro Standard a promover globalmente as melhores práticas na gestão da água, o que beneficia as comunidades e preserva as bacias hidrográficas locais.
  • A Nestlé Waters está a estender os seus compromissos à certificação AWS, porque esse processo permite uma colaboração amplificada e melhorada entre os Stakeholders locais.
  • A Nestlé Waters está a encorajar outros negócios a adotar o AWS Standard, como exemplo de como uma colaboração significativa e inclusiva entre todos os utilizadores locais de água é essencial para uma gestão sustentável da água.

O sistema global da AWS promove o uso responsável da água, o que beneficia social e economicamente as comunidades locais, garantindo também a sustentabilidade ambiental das bacias hidrográficas – todas estas questões são prioridades para a Nestlé. Desde o primeiro compromisso assumido com o AWS Standard, em 2017, a Nestlé Waters já certificou oito das suas fábricas em todo o mundo, incluindo no Paquistão, no Canadá e nos Estados Unidos.

«A água é um dos desafios mais críticos em termos de sustentabilidade que a sociedade e os nossos negócios hoje enfrentam. Na Nestlé, preocupamo-nos com a água. Estamos 100% comprometidos em proteger os recursos hídricos para as gerações futuras», afirma o CEO da Nestlé Waters, Maurizio Patarnello, que acrescenta que ao «comprometermo-nos a certificar todas as nossas instalações da Nestlé Waters com este padrão credível de gestão da água, reconhecido publicamente, estamos a demonstrar como contribuímos positivamente para os recursos hídricos, com os quais operamos para o benefício de todos.»

Esse compromisso, agora reforçado, demonstra como a Nestlé se preocupa com a água nas suas quatro principais áreas: nas fábricas, nas bacias hidrográficas, nas suas cadeias de fornecimento agrícola e nas comunidades onde opera, para fornecer acesso a água potável e saneamento.

O processo de certificação da AWS permite uma colaboração mais ampla e melhorada entre os Stakeholders locais, o que leva a um maior entendimento dos desafios locais da água e a ações coletivas mais significativas para os enfrentar – todos eles vitais para uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

“A gestão responsável da água é uma questão que nos preocupa a todos - empresas, governos, indivíduos e comunidades. A colaboração significativa e inclusiva é a única maneira através da qual podemos contribuir positivamente para o futuro da água”, afirma Adrian Sym, CEO da AWS. "Esperamos que outras grandes empresas sigam estes passos", concluiu.

Encorajar outras empresas a seguirem o exemplo

A Nestlé Waters está a incentivar outras empresas a adotar o standard da AWS nas suas instalações e fábricas em todo o mundo. “Precisamos de um diálogo contínuo entre os utilizadores locais de água e de um entendimento mútuo sobre os desafios que os recursos hídricos enfrentam para poder construir ações coletivas e gerir de forma proactiva e sustentável os recursos hídricos”, defende Cédric Egger, Corporate Water Resources Manager da Nestlé Waters. "Estamos determinados a atuar como um catalisador para desenvolver estes planos de ação em conjunto com outros utilizadores de água locais, sempre que tal for relevante", acrescentou.

Ao longo de 25 anos, a Nestlé Waters tem-se comprometido com soluções de colaboração de longo prazo, tanto a nível de fábrica como de bacias hidrográficas, para preservar a quantidade e/ou a qualidade dos recursos hídricos locais. Programas como o Agrivair, iniciado em 1992 em Vittel (França), ou o Eco-Broye, levado a cabo em Henniez (Suíça), são regularmente destacados como alguns dos projetos farol na gestão dos recursos hídricos pelas empresas.