Andreia Vaz - Nestlé Portugal acelera Inovação e Estratégia com equipa reforçada

Andreia Vaz integrou a equipa da Direção de Comunicação da Nestlé Portugal para assumir a função de Head of CMI, Strategy & Innovation

O âmbito da função que Andreia Vaz assume em Consumer and Market Intelligence, Strategy & Innovation está focado na integração da descoberta de insights do consumidor e na identificação de novas oportunidades de mercado e, consequentemente, na geração de inovação para satisfazer os consumidores e o crescimento do negócio de uma forma integrada e coerente com a estratégia global da empresa, na qual a colaboração com parceiros externos que potenciem a perspectiva Nestlé é uma prioridade.

“A recente crise pandémica vem apenas reforçar a importância da centralidade do consumidor em toda a nossa atividade e a importância de reagirmos rapidamente por forma a antecipar tendências e acelerar os nossos negócios ao serviço do consumidor. Por isso, o conhecimento do consumidor e do shopper, a estratégia e a inovação têm de ser trabalhadas de forma integrada. Resulta daqui a relevância de convergir estas três áreas de especialidade numa só área na Nestlé em Portugal”, afirmou Andreia Vaz.

Nesta nova função, Andreia Vaz está já a desenvolver novos projetos na área da investigação de plataformas de insight do consumidor do futuro, a criar programas de inspiração e curiosidade para capacitar e estimular os Colaboradores da Nestlé a identificar novas oportunidades mais rapidamente, bem como a trabalhar em parcerias com a Academia no desenvolvimento de I&D local, na área da Nutrição, da Saúde e do Bem-Estar. Sob a sua liderança, continuará a ser desenvolvido o programa Nestlé de open innovation – Nestlé Start & Co. - iniciado já em 2017 -, em parceria com a NOVA SBE, para desafiar o talento de startups nacionais e internacionais a co-criarem com a Nestlé. A edição 2020 iniciou-se no mês de julho e prolonga-se até ao final do ano.
Com um Mestrado em Publicidade e Marketing, pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, Andreia Vaz iniciou a sua carreira profissional há 20 anos, tendo desenvolvido um percurso, ao longo do tempo, cada vez mais especializado em Marketing de Inovação e com uma forte experiência internacional, em equipas Regionais e Globais, nos últimos 10 anos, em que esteve em Londres.

Teve funções focadas em Comercialização de Inovação Local, Desenvolvimento de Novos Produtos a nível Regional e Global e de Inovação Estratégica de Futuro em equipas Globais, tendo passado por diversas indústrias como os Media (Media Capital Rádios), as Telecomunicações (Optimus), Food & Beverages (DIAGEO), e Location Based Entertainment (Merlin Entertainments UK). Em todas estas empresas teve como denominador comum “a socialização” assente num forte propósito.

Em 2020, Andreia Vaz regressou a Portugal para abraçar este novo desafio.

Sobre a Nestlé:
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar.
A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.