Anna Lenz sucede a Paolo Fagnoni como Diretora-Geral da Nestlé Portugal

Anna Lenz, atualmente responsável do negócio Nespresso na Europa, regressa a Portugal para ser a Country Manager da Nestlé em Portugal, a partir de 1 de julho de 2022.

Paolo Fagnoni, Market Head da Nestlé em Portugal desde 2018, foi nomeado Zone Europe Food Category Head, a partir da mesma data.

Anna Lenz, 42, de nacionalidade suíça e licenciada em matemática teórica, iniciou a sua carreira na Nestlé em 2004, na área internacional de auditoria do Grupo. Após diversas funções na área de Finanças, em 2017 um novo desafio trá-la a Portugal como Business Executive Officer para a Nespresso, onde liderou um dos mais bem-sucedidos mercados da Nespresso na Europa. No início de 2020, foi promovida à sua atual posição, integrando a Leadership Team da Nespresso a nível global.

Anna Lenz regressa agora ao nosso país como a primeira mulher a liderar o Grupo Nestlé em Portugal, num contexto de recuperação do turismo e dos hábitos tradicionais de consumo e do mercado após as fases mais agudas da pandemia.

Para a nova Country Manager “É uma enorme alegria estar de volta a Portugal com o meu marido e os nossos três filhos, para assumir novas responsabilidades que me vão permitir ter maior influência na forma como a Nestlé cria e partilha valor económico e valor social no país. O grupo Nestlé tem em Portugal uma posição de liderança única e uma reputação invejável, fruto de um compromisso continuado com os consumidores portugueses. É assim que queremos prosseguir, com fortes parcerias no retalho e no HORECA, empenhados no desenvolvimento das nossas pessoas, dos nossos produtos e das nossas marcas e firmemente comprometidos com uma cultura de sustentabilidade em todas as nossas atividades”

Após 4 anos e meio em Portugal Paolo Fagnoni, irá assumir a responsabilidade europeia da categoria de culinários, baseado na sede da Nestlé, em Vevey - Suíça.

Paolo Fagnoni, 57, de nacionalidade italiana, integrou o Grupo Nestlé em 1991, em Itália, onde desempenhou diversas funções de gestão em Marketing e Vendas. Em 2003 inicia a sua carreira internacional na Nestlé Purina, primeiro como Diretor Regional para a Alemanha e a Áustria e posteriormente como Responsável pela Região da Europa Central e de Leste. Em 2008, foi nomeado Business Executive Manager Culinários, na Alemanha e em 2012, assumiu a responsabilidade de Zone EMENA Regional & Category Manager na sede da Nestlé em Vevey / Suíça, onde ao longo de 5 anos contribuiu significativamente para o desenvolvimento da categoria de Alimentação, até à sua nomeação para a atual posição, em 2018.

Nos últimos anos à frente da Nestlé em Portugal, Paolo Fagnoni impulsionou o desenvolvimento dos negócios do Grupo, atingindo níveis de crescimento sustentáveis, quotas de mercado ímpares e contribuindo significativamente para o crescimento do mercado nas categorias em que a Nestlé está presente.  Com uma preocupação firme na liderança das agendas da alimentação saudável e da sustentabilidade, consolidou a Nestlé Portugal como a companhia líder incontestável no setor de F&B em Portugal. Deixa ainda como marca da sua passagem em Portugal a promoção na Nestlé de uma cultura inclusiva e antecipativa, marcada por um desempenho ágil e flexível e marcado por uma forte preocupação pelo desempenho regenerativo de toda a organização.

Para Paolo Fagnoni “Foram quatro anos e meio incrivelmente enriquecedores, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional e que sempre recordarei como um dos melhores períodos da minha vida e da da minha família. Ultrapassámos com sucesso uma pandemia que afetou profundamente a nossa forma de viver, trabalhar e de fazer negócios. Procurei, por isso, promover uma cultura de antecipação que nos permitiu ser mais resilientes, alavancando sinergias com os nossos parceiros de negócio e antecipando as necessidades dos consumidores e de todos os nossos stakeholders. Estou igualmente muito satisfeito com os progressos que fizemos em termos dos nossos compromissos de sustentabilidade e da nossa orientação para a importância da inovação. Creio que os consumidores têm reconhecido esse esforço da Nestlé e por isso disfrutamos de uma reputação ímpar em Portugal. A minha mais calorosa gratidão vai para toda a comunidade empresarial da Nestlé em Portugal, cujo empenho e atitude entusiasmada permitiram de facto realizar tudo o que concretizámos ao longo destes anos. Quero, por isso, agradecer a todos os meus Colegas e também aos nossos parceiros e Clientes pelo apoio e pela confiança que depositaram na Nestlé e em mim.”

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.