Cápsulas de café das marcas Nestlé já podem ser colocadas nos “ecocentros” de Cascais

Projeto da AICC arrancou hoje em parceria com Câmara de Cascais

Imagens aqui

A Nestlé Portugal é membro fundador do grupo de trabalho que desenvolveu um novo sistema dedicado à recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas. Um projeto desenvolvido no âmbito da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que envolveu seis empresas representantes de 12 marcas de café, entre estas as marcas que a Nestlé desenvolve e comercializa em Portugal: Nespresso®, Nescafé Dolce Gusto®, Buondi®, Sical® e Starbucks®.

A fase piloto deste projeto teve início hoje, dia 25 de novembro, a partir de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros deste Município, que passam agora a recolher para reciclar e valorizar as cápsulas de café usadas, independentemente das marcas e dos materiais em que são fabricadas.

Segundo a Diretora-Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, “este é um projeto de que estamos muito orgulhosos. Ao longo destes quatro anos de trabalho conjunto a Nestlé pode contribuir com a experiência que resulta de mais de uma década de trabalho realizado na recolha e reciclagem de todos os materiais que compõem as cápsulas de café dos sistemas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. Estou certa de que a proximidade e a conveniência que este projeto vem trazer aos consumidores serão muito importantes para o seu sucesso. Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para inspirar outros autarcas noutros concelhos do país.”

No total, são oito os ecocentros?fixos e móveis distribuídos pelo Município de Cascais e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas. Os consumidores podem assim depositar as suas?cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas?(plástico ou alumínio) para que sejam totalmente recicladas. A localização destes oito ecocentros pode ser consultada em?https://ambiente.cascais.pt/pt/page/rede-ecocentros-cascais.?As cápsulas depositadas nos ecocentros?serão recolhidas?e armazenadas pela Tratolixo para posterior reciclagem a cargo das empresas parceiras no projeto.

Os sistemas dedicados à recolha e reciclagem de cápsulas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto continuarão a funcionar em paralelo.

Uma vez entregues ao reciclador,?as cápsulas são tratadas permitindo separar os seus distintos materiais, com vista a uma segunda vida. As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros materiais – alumínio e plástico – serão canalizados para uma utilização circular. O alumínio,?infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros) e o plástico transformado num material a utilizar posteriormente no fabrico de novos?objetos, como peças de mobiliário urbano.

Este projeto pioneiro em Portugal pretende agora inspirar todos os portugueses a contribuírem para uma maior e melhor reciclagem de cápsulas de café.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt