Edifício sede da Nestlé Portugal recebe certificação de sustentabilidade pioneira no país

O recém remodelado edifício sede da Nestlé Portugal recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) gold V4 na categoria Building Design & Construction: Major Renovation. A obtenção desta certificação, pioneira no país na sua categoria, vem reconhecer as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício aquando da sua remodelação total que decorreu entre os anos 2020 e 2021.

Originalmente construído em 1994, nos terrenos da antiga fábrica de cafés torrados TOFA, o hoje designado Campus Nestlé, que alberga a sede da Nestlé Portugal, foi desenvolvido sob o conceito “All Together”, potenciador de formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Pensado em 2018, o projeto de remodelação foi totalmente desenvolvido para ser sustentável, quer durante a sua construção, quer agora na sua utilização.

Foi precisamente o respeito pela sustentabilidade ambiental, que presidiu a esta remodelação, que ficou evidenciada no próprio processo de transformação do edifício, manifestando-se nos materiais utilizados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo 25% por ano nas emissões de CO2.

“A certificação LEED vem precisamente reconhecer e premiar a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores e exteriores, eficiência hídrica e energética, seleção de materiais e qualidade do ambiente, que proporcionam as condições ideais para formas de trabalho mais ágeis e colaborativas, permitindo um melhor equilíbrio do bem-estar físico, emocional e laboral,” afirma Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager, Nestlé Portugal.

O novo edifício do Campus Nestlé é hoje um espaço com capacidade para retirar vantagens destas sinergias, transformando-as em criatividade e inovação num ambiente onde se vivem os valores da Nestlé, de respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.
Para mais informações, consulte: www.nestle.pt