Em Portugal a Nestlé tem colaboradores de 43 nacionalidades

A Nestlé comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que se celebra amanhã, 21 de maio, destacando a forma como integra, na sua organização, mais de 150 nacionalidades a nível mundial e 43 nacionalidades em Portugal.

"A integração nas diferentes culturas e tradições das comunidades onde está presente é fundamental para a Nestlé, que, desta forma, permanece fiel aos seus valores baseados no respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro. Abraçar as nossas diferenças culturais é o que nos torna mais fortes e ricos enquanto organização. Ao adotar as diversas sensibilidades, culturas, outras formas de pensar, conhecimento e experiência das nossas pessoas, estamos a alimentar a nossa inovação e criatividade.", sustenta Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos e Serviços da Nestlé Portugal.

Presente em 190 países, a Nestlé conta com mais de 300.000 colaboradores. Neste contexto, a diversidade da empresa está refletida não só nas suas pessoas, mas também nos milhares de produtos que a Nestlé vende em todo o mundo, adaptados às preferências locais dos seus diversos consumidores.

Em Portugal, entre as 43 nacionalidades diferentes que operam em áreas de apoio internacional a outras subsidiárias da Nestlé um pouco por todo o mundo, contamos com colegas da Argélia, de Angola, da Áustria, do Brasil, de Cabo-Verde, da Colômbia, da Croácia, da Dinamarca, do Egito,, da Eslovénia, de Espanha, das Filipinas, da Finlândia, da Holanda, da Hungria, da Índia, de Itália, da Lituânia, da Rússia, entre outras.

É esta diversidade cultural que ajuda a empresa a ter uma mentalidade e uma abordagem correta no mercado. Isto significa aceitar os outros como membros iguais de uma equipa e estar consciente dos preconceitos inconscientes, que são estereótipos sociais criados sobre certos grupos de pessoas. Todos temos preconceitos inconscientes sobre vários grupos sociais e de identidade, com base nas nossas experiências de educação e de vida. Na Nestlé, realizamos workshops que aumentam a consciencialização sobre este tipo de preconceitos e sobre como minimizá-los e torná-los mais inclusivos, procurando encontrar semelhanças, sendo mais curioso do que certo, e em fazer perguntas em vez de assumir factos.

Como uma empresa global e multicultural é importante entendermos bem as diferentes dimensões da cultura e como nos adaptarmos a elas para melhor trabalharmos juntos como equipa.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.