Fábrica da Nestlé em Avanca recebe hoje 22 alunos da Escola Profissional de Aveiro

A fábrica da Nestlé em Avanca recebe hoje 22 alunos finalistas da Escola Profissional de Aveiro para um workshop – “CV Clinic” – de preparação para a entrada no mercado de trabalho. Esta iniciativa é realizada no âmbito da 2ª Semana das Competências Profissionais da Comissão Europeia e visa a promoção da Vocational Education & Training (VET), em linha com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Nestlé, através dos programas “Nestlé Emprego Jovem” e “Aliança para a Juventude”, este último em conjunto com mais de 200 empresas suas parceiras de negócio em toda a Europa, com as quais criou, no último ano, cerca de 90.000 oportunidades de emprego e formação.

Iniciada em janeiro de 2014, a iniciativa Nestlé Emprego Jovem comprometeu-se a ajudar no combate ao desemprego jovem e a contribuir para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, quer com oportunidades de trabalho, quer com formação. A nível europeu, a Nestlé comprometeu-se a criar 20.000 oportunidades de emprego para jovens até aos 30 anos de idade, 500 destas em Portugal. Um desafio que foi largamente ultrapassado a nível nacional e internacional. Em Portugal, a Nestlé criou, nas suas diversas estruturas, 782 oportunidades de trabalho para jovens. Destas oportunidades, 328 foram estágios e 454 contratos de trabalho. Além das oportunidades de trabalho a Nestlé Portugal desenvolveu várias iniciativas com as universidades e com os seus gabinetes de apoio ao aluno finalista, com o objetivo de aproximar o mundo académico ao mundo empresarial e profissional. Nestes três anos de iniciativa foram realizados 113 eventos de contacto entre colaboradores da Nestlé Portugal (279) e os jovens estudantes que se preparam para entrar no mercado de trabalho. Iniciativas como CV Clinics, readiness to work, palestras sobre a empresa e open days.

Em junho de 2014, o programa Nestlé Emprego Jovem foi alargado aos parceiros de negócio da Companhia com o compromisso de juntar esforços no combate ao desemprego jovem, criando-se assim a "Aliança para a Juventude". Em Portugal, esta Aliança é composta por 14 empresas que, no triénio 2014-2016, criaram 64.625 oportunidade de trabalho e formação em todo o País. Deste número total, 57.421 correspondem a contratos de trabalho e 7.204 a oportunidades de aprendizagem em ambiente empresarial e industrial.

O sucesso desta iniciativa na Europa incentivou a Nestlé a implementá-la globalmente em 2016, ampliando assim o seu raio de alcance e de impacto, cobrindo toda a cadeia de abastecimento em 2017. Com esta iniciativa global para a Juventude, a Nestlé quer ajudar os jovens de todo o mundo a ter acesso a melhores oportunidades económicas. Em setembro de 2017, a Nestlé também se juntou à Global Initiative on Decent Jobs for Youth, uma iniciativa liderada pela Organização Internacional do Trabalho para aumentar a ação e o seu impacto no emprego jovem.

Segue comunicado em anexo.