• Nestlé Portugal/

Fábricas e Centros de Distribuição da Nestlé em Avanca e Porto voltam a contribuir para a formação dos alunos da Escola Profissional de Aveiro

A Nestlé Portugal dá continuidade ao projeto de ensino dual que tem desenvolvido com a Escola Profissional de Aveiro (EPA) e voltar a receber, nas suas Fábricas e Centros de Distribuição em Avanca e no Porto, doze alunos desta instituição de ensino para um curso de três anos que lhes dará equivalência ao 12º ano de escolaridade.

Esta é a segunda edição do projeto de ensino dual que a Nestlé tem desenvolvido com esta escola profissional e que permite aos seus alunos fazerem a sua aprendizagem prática em contexto real de trabalho, tendo como mentores os próprios colaboradores das fábricas e centros de distribuição e aprendendo com os desafios técnicos do dia-a-dia.

Nesta edição os cursos técnico-profissionais abrangem as áreas de Eletrónica, Automação e Comando, Eletrónica e Telecomunicações, Instalações Elétricas, Manutenção Industrial, áreas nas quais o contexto destas fábricas e centros é muito proficiente. O modelo desta edição será de rotatividade entre a escola e a Nestlé, passando os alunos aproximadamente seis meses em cada local. Na escola terão a componente teórica e na Nestlé o foco na componente prática. No final dos três anos, este conjunto de doze alunos, atualmente com o 9º ano de escolaridade, obterá uma Certificação de Especialização Tecnológica de nível 4 (equivalente ao 12º ano) nos respetivos cursos.

Este curso comtemplará ainda uma bolsa de reconhecimento atribuída aos alunos pela sua assiduidade, desempenho e comportamento, quer na componente teórica, quer na componente prática.

Segundo a Diretora de Recursos Humanos da Nestlé, Maria do Rosário Vilhena, “esta é uma oportunidade de a Nestlé contribuir para a formação de jovens que procuram uma forma alternativa ao regime geral de ensino, através da partilha de conhecimento dos nossos colaboradores com os jovens durante o seu percurso académico. Assim, proporcionaremos um conhecimento teórico aliado à prática regular, permitindo cimentar os conhecimentos com a experiência em contexto real de trabalho. Do nosso ponto de vista, como organização, é uma oportunidade única de, ao contribuirmos para a comunidade e ao apoiarmos o futuro destes jovens, estarmos igualmente a desenvolver profissionais com as competências de que necessitamos”

Por seu lado, Jorge de Almeida Castro, Presidente da Direção Pedagógica da Escola Profissional de Aveiro, considera que “a existência de um quadro de formação de verdadeira alternância entre escola e empresa contribui para que a formação esteja verdadeiramente ajustada às reais necessidades dos empregadores. Só assim as entidades formadoras estarão de facto a cumprir o seu papel de formação para a vida e para a integração profissional efetiva dos jovens.
A Nestlé é um excelente exemplo, um modelo maior, desta relação efetiva entre escola-empresa. Com a Escola Profissional de Aveiro, a Nestlé participa ativa e seriamente na formação de jovens em contexto real de trabalho, designadamente no desenvolvimento da aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o exercício profissional. É também assim, em cooperação estreita e séria entre escola e empresa, que se constrói um país mais capaz.”

Com esta parceria, a Nestlé e a Escola Profissional de Aveiro unem esforços no desenvolvimento de um processo de qualificação profissional mais próximo das pessoas e das organizações e das suas necessidades, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da região de Aveiro. Esta é uma iniciativa alinhada com o propósito da Nestlé de partilha de valor com as comunidades onde está inserida.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Sobre a Escola Profissional de Aveiro
A Escola Profissional de Aveiro é hoje umas maiores escolas profissionais do país e, seguramente, uma das que mais rapidamente soube interpretar a dinâmica tecnológica necessária aos ambientes educativos e formativos do nosso tempo. Com efeito, nas suas modernas instalações, toda a Comunidade Escolar e Educativa convive com a mais recente tecnologia em matéria de educação e formação, seja através dos quadros interativos de última geração instalados em todas os espaços de educação e formação, seja através de um “plano tecnológico próprio”, do qual se destaca a atribuição a cada aluno de um computador portátil que é usado para as suas aprendizagens dentro e fora da sala de aula. Este “plano tecnológico da Escola Profissional de Aveiro” (que é já um “caso de estudo”), tem como grandes objetivos uma maior eficácia nas aprendizagens desenvolvidas no âmbito dos cursos, nomeadamente pela mobilidade proporcionada, bem como a motivação dos alunos e professores para o estudo e a investigação – elementos considerados fundamentais para a atual educação e formação dos jovens portugueses, nomeadamente quando cursam formações de cariz tecnológico.