Goodbag é a app que permite fazer compras mais sustentáveis

Projeto finalista do program de Open Innovation “Start and CO.” da Nestlé e NOVA SBE

A aplicação Goodbag, que incentiva a compras mais sustentáveis, já chegou ao mercado e está disponível para download. Este projeto foi um dos quatro finalistas da edição 2021 do programa de Open Innovation “Start and CO.”, realizado em parceria entre a Nestlé Portugal e a NOVA SBE e que, desde há quatro anos, procura talento nacional e internacional de startups para co-criar o futuro da Alimentação, Nutrição e Bem-Estar.
No processo de cocriação com a Nestlé e a NOVA SBE a Goodbag inovou o seu mecanismo de incentivo à sustentabilidade e, além de apenas recompensar a reutilização do seu saco de compras, passou a recompensar as compras de produtos comprovadamente mais sustentáveis, como é o caso de Sensational Burger de GARDEN GOURMET. Desta forma, a startup criou uma nova abordagem de negócio com excelentes resultados, já comprovados no mercado português com este produto da gama GARDEN GOURMET, que se tornou assim no produto piloto a ser testado em Portugal, ao qual se juntarão agora outros produtos sustentáveis.
As compras sustentáveis serão depois convertidas em pontos – designados “sementes” – pela aplicação e quantas mais vezes os consumidores utilizarem o saco Goodbag e fizerem compras de produtos sustentáveis mais pontos receberão, que serão posteriormente convertidos no apoio à realização de iniciativas de sustentabilidade, como a plantação de árvores ou ações de limpeza de praias, entre outras colocadas à sua escolha.
Esta é uma aplicação perfeita para os consumidores que se preocupam com o ambiente e que querem ver, em tempo real, o impacto do seu comportamento. Criámos esta aplicação porque queríamos tornar mais fácil aos consumidores o seu contributo para a resolução de alguns problemas ambientais que afetam a nossa sociedade”, explica Christoph Hantschk CEO da Goodbag.
Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que “Ao partilharmos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, estamos a adicionar valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Os resultados deste desafio têm sido consistentes ano após ano, e falam por si, em três edições tivemos 194 candidaturas, 82 delas atingiram a fase de pitch e 31 desenvolveram projetos connosco, alguns deles, como é o caso de Goodbag, estão já disponíveis no mercado”.
Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas, é o mote principal do programa de empreendedorismo “Start and CO.”, através do qual as startup’s têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé Portugal para co-criar os seus projetos com base num ambiente real de mercado, podendo ainda usufruir de mentoria na conceção e desenvolvimento de novas soluções, em parceria com uma equipa multidisciplinar da Nestlé, com mais de 20 pessoas envolvidas, que criaram e desenvolveram estas novas soluções, em conjunto, até ao Pitch final e agora à sua entrada no mercado.

Sobre o Start and CO.
O START and CO. 2022 é a 4ª edição de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Nestlé e a Nova SBE e o objetivo é identificar e selecionar startups que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt