Iniciativa da marca NESTUM reforça o compromisso da Nestlé em preservar a atividade apícola em Portugal

• Iniciativa “Juntos pelas Abelhas” da marca NESTUM renova o apoio aos apicultores nacionais com doação de mais 300 colmeias a este setor crucial para o ecossistema e para a vida humana.
  • Entre 2021 e 2024, a marca NESTUM ofereceu, no total, 1300 colmeias aos apicultores portugueses, que podem representar mais de 50 milhões de novas abelhas no terreno.
  • NESTUM cria a primeira academia de apicultura em Lisboa, Porto e Viseu, onde os participantes poderão aprender entre aulas teóricas e práticas, sobre as várias etapas e processos que compõem esta atividade.
  • A marca NESTUM estará presente na Quinta do Pisão, em Cascais até 19 de maio de 2024, com iniciativas que darão a conhecer o mundo das abelhas e consciencializar sobre a importância das abelhas no ecossistema.

Pelo quarto ano consecutivo, NESTUM renova o seu apoio aos apicultores nacionais com a iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”, doando mais 300 colmeias a este setor crucial para o ecossistema e para a vida humana. A entrega destes novos núcleos foi celebrada num evento, durante a Festa dos Maios, na Quinta do Pisão, em Cascais com a presença  do Diretor da Gestão da Estrutura Ecológica da Cascais Ambiente, Arquiteto João Cardoso de Melo, com a Chefe de Divisão de Epidemiologia e Saúde Animal da DGAV, Dr.ª Ana Caria Nunes, com a Professora Joana Godinho, em representação da INIAV, bem como, com os responsáveis das duas federações apícolas nacionais, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA), e, a CEO da Nestlé Portugal, Anna Lenz.

Esta iniciativa da marca NESTUM dá continuidade ao compromisso da Nestlé Portugal em conservar e fortalecer a atividade apícola em Portugal, tendo doado, entre 2021 e 2024, 1300 núcleos de abelhas-rainha aos apicultores portugueses, com o objetivo de contribuir para reposição desta espécie em território nacional - que podem representar mais de 50 milhões de novas abelhas no terreno.

“Estamos muito satisfeitos com os quatro anos percorridos pelos Juntos Pelas Abelhas, projeto que visa apoiar a resiliência da atividade apícola nacional e promover a preservação do meio ambiente, que, até agora, já doou 1300 colmeias aos apicultores portugueses”, refere Joana Bandeira, Brand Manager de NESTUM. “Este ano, além de continuarmos a compensar as perdas de colmeias ocorridas durante os incêndios florestais de anos anteriores, queremos apostar no aumento do número de apicultores para preservar as abelhas e a biodiversidade. Por isso, é com enorme honra que lançamos a primeira Academia de Apicultura NESTUM® para quem quiser aprender sobre esta atividade essencial para o planeta.”, acrescentou.

Criação da primeira Academia de Apicultores
Para celebrar a nova edição do “Juntos Pelas Abelhas”, NESTUM cria a primeira Academia de Apicultores, que receberá os primeiros participantes a partir de setembro 2024, nas cidades de Lisboa, Porto e Viseu. O objetivo principal desta nova Academia é apoiar a atividade apícola nacional e incentivar o aumento do número de apicultores, que desempenham um papel crucial na conservação das colmeias e na produção do mel, e são os verdadeiros guardiões das abelhas.

Para os entusiastas da apicultura e para todos aqueles que desejem mergulhar no mundo fascinante das abelhas, esta formação inclui cinco módulos de aprendizagem, totalizando 50 horas de formação que serão divididas em aulas teóricas e práticas, proporcionando a todos os participantes uma compreensão holística da prática apícola. Além disso, todos os participantes terão direito a um kit de iniciação, composto por uma colmeia reversível, emalhetada com enxame e cera; alimentos especializados e equipamento de proteção, como o fato de apicultor; e ferramentas essenciais, como as luvas. No final do curso, os participantes terão a possibilidade de levar para casa a sua própria colmeia e receberão um diploma que atesta a participação nesta jornada apícola, proporcionada pela Nestlé.

As inscrições para a Academia de Apicultura são totalmente gratuitas, com lugares limitados, e estarão abertas até ao dia 15 de julho de 2024, no site oficial da iniciativa NESTUM Juntos pelas Abelhas. O curso, programado para se iniciar em setembro de 2024, estender-se-á até abril de 2025, podendo as datas ser ajustadas consoante as condições climatéricas. Durante o processo de inscrição, os interessados poderão selecionar a turma que melhor se adequa às suas necessidades.

A inauguração da Academia de Apicultura NESTUM® é, ainda, apoiada pela cooperação das duas principais entidades representativas do setor apícola em Portugal, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA).

O Curso terá lugar nas cidades de Lisboa, Viseu e Porto e inclui atividades como a enxameação e a colheita e extração de mel nos seus módulos de aprendizagem. Para conhecer mais sobre a Academia, horário, regulamento e localizações e sobre o projeto “Juntos pelas Abelhas”, visite o
Evento “O Mundo das Abelhas”

Para reafirmar este compromisso duradouro com o Mundo das Abelhas, a marca NESTUM irá participar ativamente na celebração da vida desta espécie na Quinta do Pisão, situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, com uma programação especial até 19 de maio, que coincidirá com as Festas dos Maios nos dias 11, 12, 18 e 19 de maio, em Cascais.
Com um espaço totalmente dedicado às abelhas, NESTUM proporcionará aos visitantes uma experiência única para toda a família, juntamente com as restantes atividades que estão em agenda. O objetivo é oferecer atividades educativas e divertidas para quem quiser aprender sobre abelhas, incluindo os mais novos, enquanto consciencializa sobre o papel vital no meio ambiente e na vida humana.

Além disso, estas iniciativas preparam a celebração do Dia Mundial das Abelhas, a 20 de maio, reforçando o compromisso da marca com a missão de proteger as abelhas e consciencializar a população para esta causa.