Nestlé anuncia plano inovador para combater o trabalho infantil nas plantações de cacau

A Nestlé anunciou hoje um novo plano para mitigar os riscos de trabalho infantil na produção de cacau. No centro deste plano está um programa inovador – o “Income Accelerator Program” - que visa melhorar os meios de subsistência dos produtores de cacau e das suas famílias, ao mesmo tempo que permite avançar nas práticas de agricultura regenerativa e na igualdade de género. Será pago um incentivo monetário diretamente às famílias produtoras de cacau por determinadas atividades, tais como a colocação das crianças na escola, a implementação de boas-práticas agrícolas, entre outras. O novo plano da Nestlé inclui também transformar o abastecimento global de cacau para alcançar a total rastreabilidade e segregação dos seus produtos. À medida que a Nestlé continua a aumentar os seus esforços ligados à sustentabilidade do cacau, a empresa planeia investir um total de CHF 1,3 mil milhões até 2030, mais do que triplicando o seu atual investimento anual.

O “Income Accelerator Program” oferece uma nova abordagem para ajudar os produtores e as respetivas famílias na sua transição para uma produção de cacau mais sustentável. Os incentivos encorajarão comportamentos e práticas agrícolas que são concebidos para construir progressivamente a resiliência social e económica ao longo do tempo. Com a nova abordagem da Nestlé, as famílias dos produtores de cacau serão agora recompensadas não só pela quantidade e qualidade das sementes de cacau que produzem, mas também pelos benefícios que proporcionam ao ambiente e às comunidades locais. Estes incentivos estão para além do prémio introduzido pelos governos da Costa do Marfim e do Gana que a Nestlé paga e dos prémios que a Nestlé oferece para o cacau certificado. Este cacau é objeto de uma auditoria independente mediante a Rainforest Alliance Sustainable Agriculture Standard, promovendo o bem-estar social, económico e ambiental dos agricultores e das comunidades locais.

As comunidades produtoras de cacau enfrentam grandes desafios, incluindo pobreza rural generalizada, aumento dos riscos climáticos e falta de acesso a serviços financeiros e infraestruturas básicas, como a água, cuidados de saúde e educação. Estes fatores complexos contribuem para o risco de trabalho infantil em plantações familiares. Em conjunto com os seus parceiros, incluindo governos, e reforçando este programa-piloto promissor, a nova iniciativa da Nestlé ajudará a lidar com estas causas de trabalho infantil.

O nosso objetivo é ter um impacto adicional tangível e positivo no número crescente de famílias produtoras de cacau, sobretudo em regiões em que a pobreza é comum e os recursos são escassos, e ajudar a mitigar o défice do rendimento de subsistência que enfrentam”, referiu Mark Schneider, CEO da Nestlé. “Com o reforço dos nossos esforços para obtermos cacau de forma sustentável, iremos continuar a ajudar as crianças a irem para a escola, a capacitar as mulheres, a melhorar os métodos de produção e a facilitar os recursos financeiros. Acreditamos que, em colaboração com governos, ONG e outros intervenientes da indústria do cacau, podemos ajudar a melhorar a vida das famílias produtoras de cacau e dar às crianças a oportunidade de aprenderem e crescerem no ambiente seguro e saudável que merecem.

Criar incentivos monetários para reforçar a sustentabilidade dos rendimentos

Este novo programa recompensa práticas que melhoram a produtividade das culturas e ajuda a garantir fontes de rendimento adicionais que pretendem aligeirar o défice do rendimento e ajudar a proteger as crianças. Ao implementar estas práticas, as famílias podem receber até CHF 500 por ano nos primeiros dois anos do programa. Quanto mais alto for o incentivo no início, mais irá acelerar a implementação de boas-práticas agrícolas para criar um impacto futuro. Este incentivo será depois ajustado a um montante de CHF 250 quando o programa apresentar resultados tangíveis. Não é pago consoante o volume de cacau vendido e inclui os produtores mais pequenos nos apoios que dá, não deixando ninguém para trás. Num desvio das práticas comuns, o programa também oferece incentivos financeiros às mulheres dos agricultores, que costumam ser responsáveis por despesas da casa e cuidar das crianças. Ao dividir os pagamentos entre o agricultor e a sua esposa, o programa ajuda a capacitar as mulheres e a criar mais igualdade de género. Exemplos de práticas que a Nestlé está a incentivar incluem:

• Inscrever na escola todas as crianças entre os 6 e os 16 anos;
  • Implementar boas-práticas agrícolas, como a poda, que aumenta a produtividade das culturas;
  • Fazer atividades agroflorestais para melhorar a resistência climática, como plantar árvores de sombra;
  • Gerar rendimentos diversificados, por exemplo através de outras plantações, pecuária, como ter galinhas, apicultura ou processamento de outros produtos, como a mandioca.

Os pagamentos serão entregues através de uma transferência de serviço móvel segura que assegurará a rastreabilidade diretamente dos fornecedores da Nestlé para o destinatário pretendido. Uma vez que o fluxo de dinheiro ao longo do ano é frequentemente um desafio, os incentivos monetários serão distribuídos quando forem mais necessários. Com base no feedback dos agricultores, isto inclui o período de regresso às aulas e antes da época das chuvas. Intervenientes terceiros, incluindo a International Cocoa Initiative e a Rainforest Alliance, trabalharão com a Nestlé para monitorizar a participação.

Ajudar os produtores a implementar práticas sustentáveis e expansíveis

Ao reforçar os resultados positivos de um programa-piloto de 2020 com mil produtores na Costa do Marfim, em 2022 a Nestlé irá implementar um programa de teste considerável com 10 mil famílias no país, antes de o alargar ao Gana, em 2024. Depois disso, iremos analisar os resultados dessa fase de teste e adaptar o que for necessário, antes de expandirmos a todas as famílias produtoras de cacau na cadeia de abastecimento de cacau global da Nestlé até 2030.

A Nestlé irá ajudar a garantir que os agricultores têm recursos, formação e estruturas sociais e financeiras necessárias para efetuarem mudanças duradouras, ao:

• Reforçar o sistema de acompanhamento e resolução existente para ajudar a identificar, prevenir e tratar o risco de trabalho infantil e aumentar as inscrições na escola;
  • Oferecer formação às famílias através do Gender Action Learning System sobre planeamento financeiro doméstico e empreendedorismo;
  • Organizar e formar grupos locais para que façam a poda e outras tarefas agrícolas benéficas numa cooperativa anual;
  • Disponibilizar oportunidade de diversificação de rendimento para produtores e respetivos cônjuges;
  • Ajudar a criar associações locais de poupança e empréstimo com foco nas mulheres, para encorajar as poupanças e atribuir empréstimos para pequenas oportunidades de negócio.

As opiniões e as ideias dos produtores e das cooperativas de produtores, bem como uma recolha e uma avaliação de dados contínuas por parte de terceiros, serão usadas para alimentar, modificar e melhorar o programa à medida que começa a abranger mais comunidades. Além disso, será feita uma supervisão independente por um comité estratégico e multissetorial gerido pela IDH-The Sustainable Trade Initiative, uma fundação de renome que pretende melhorar a sustentabilidade das cadeias de abastecimento internacionais.

Monitorizar o cacau desde a plantação até à fábrica

Como parte do programa, a Nestlé irá transformar o abastecimento global de cacau para alcançar a total rastreabilidade e segregação dos seus produtos de cacau, desde a origem até à fábrica. Este novo esforço irá ajudar a transformar a cadeia de abastecimento da Nestlé e a indústria no geral. A Nestlé irá lançar uma gama de produtos com cacau proveniente deste programa inovador, oferecendo aos consumidores a oportunidade de apoiarem a melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras de cacau e a proteção das crianças. Isto irá começar com uma seleção de produtos KITKAT em 2023.

As nossas ações podem ajudar a catalisar a mudança neste importante tema. Vão impulsionar a responsabilidade e a transparência em toda a indústria, numa altura em que os clientes, os colaboradores e as comunidades esperam cada vez mais que as empresas cumpram com os seus valores partilhados”, referiu Magdi Batato, Executive Vice President and Head of Operations. “Ao aumentarmos a rastreabilidade em escala, ajudaremos a construir a confiança dos consumidores nos nossos produtos e a responder à crescente procura de cacau de origem responsável e sustentável.”

O anúncio de hoje baseia-se nos esforços de longa data da Nestlé para combater os riscos de trabalho infantil na produção de cacau. A empresa tem investido na sustentabilidade através do Nestlé Cocoa Plan, desde 2009. Através de um sistema de monitorização e resolução robusto, implementado desde 2012, 149.443 crianças foram ajudadas e protegidas do risco de trabalho infantil, e 53 escolas foram construídas ou remodeladas. Este sistema é agora a referência na indústria, através do qual as empresas monitorizam as suas cadeias de abastecimento.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 187 países em todo o mundo e os seus 291.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2311 Colaboradores, tendo gerado em 2020 um volume de negócios de 565 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.
Para mais informações, consulte: www.nestle.pt