Nestlé celebra décadas de inovação no mercado de chocolates

Dia Mundial do Chocolate

• Empresa centenária em Portugal celebra a efeméride recordando a sua história e contributo pioneiro para a indústria do chocolate;
  • Há mais de 30 anos surgiu a primeira fábrica de chocolate da Nestlé, em Portugal;
  • O Nestlé Cocoa Plan garante que todo o cacau usado será obtido de forma sustentável até 2025.
A Nestlé Portugal assinala o Dia Mundial do Chocolate, recordando e partilhando a história do chocolate Nestlé, uma viagem repleta de sabor, inovação e compromisso com a sustentabilidade.

Os chocolates NESTLÉ são uma referência na categoria e lideram o segmento de Snacks com a icónica marca KITKAT. Os consumidores portugueses têm demonstrado uma preferência especial pelos chocolates NESTLÉ, que são conhecidos pela sua qualidade, tradição e compromisso com a sustentabilidade.

Bruno Martiniano, Business Unit Manager for Confectionery & Food da Nestlé, refere que: "Queremos partilhar a nossa paixão por chocolate de qualidade, enquanto destacamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e o apoio às comunidades produtoras de cacau, através do Nestlé Cocoa Plan. Ao escolher os nossos chocolates, os consumidores portugueses sabem que estão a disfrutar de um sabor inigualável e que estão a contribuir para um futuro mais sustentável".

Breve História do Chocolate Nestlé
Há mais de 200 anos, em 1819, o reputado produtor suíço de chocolate François-Louis Cailler estabeleceu a primeira fábrica de chocolate, na Suíça. Em 1830, Charles-Amédée Kohler revolucionou a indústria do chocolate com a sua invenção: o chocolate com avelãs. Outro marco importante ocorreu em 1875, quando Daniel Peter combinou o chocolate com o leite em pó de Henri Nestlé, criando o chocolate de leite e inaugurando uma nova era de prazer chocolateiro. Estes acontecimentos levaram, em 1904, à união de Cailler, Kohler, Peter e Nestlé, formando o Grupo Nestlé. Desde então, o Grupo Nestlé tornou-se o maior fabricante de chocolate suíço, sinónimo de qualidade e satisfação para os apreciadores de chocolate em todo o mundo.

Em Portugal, a história dos chocolates Nestlé teve início em 1985, com a aquisição da fábrica de Chocolates Rajá. Naquele ano, foram lançadas as icónicas tabletes da gama vermelha, que hoje conhecemos como Nestlé Extrafino. Ao longo dos anos, a imagem dos chocolates Nestlé pode ter mudado, mas o seu sabor delicioso permanece o mesmo.

Nestlé Cocoa Plan
A Nestlé orgulha-se em assumir a liderança na promoção de práticas sustentáveis no setor do Cacau, garantindo que o chocolate que chega às mãos dos consumidores é obtido de forma sustentável e responsável. Desde 2009, a empresa tem apoiado as comunidades produtoras de cacau através do Nestlé Cocoa Plan, um programa que tem como objetivo garantir que, até 2025, todo o cacau utilizado na produção dos seus chocolates é 100% obtido de forma sustentável.

O Nestlé Cocoa Plan estabelece uma estreita colaboração com agricultores, comunidades e organizações locais e internacionais para desenvolver e implementar soluções que levem a mudanças positivas nas comunidades produtoras de cacau.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2523 Colaboradores, tendo gerado em 2022 um volume de negócios de 677 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt