Nestlé conquista Selo da Diversidade

A Nestlé conquistou o Selo da Diversidade 2021, atribuído pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações. Esta atribuição vem reforçar o propósito e os valores da Nestlé que se baseiam no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro, sendo a aposta na Diversidade e Inclusão parte integrante da sua cultura.

A Nestlé concorreu ao Selo da Diversidade em três categorias e venceu todas: Cultura organizacional, Desenvolvimento profissional e progressão na carreira, e Condições de trabalho e acessibilidades.

Atribuído de dois em dois anos, o Selo da Diversidade é uma distinção de prestígio que pretende premiar as organizações que realizam ou fomentam práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, estilo pessoal, religião, características físicas ou outras, tal como descrito na Carta Portuguesa para a Diversidade.

“Na Nestlé procuramos assegurar que a diversidade e inclusão são parte integrante da forma como trabalhamos, o que envolve proporcionar um local e ambiente de trabalho que valoriza as diferenças de cada Colaborador, e que inova na forma como dá resposta às necessidades dos nossos variados Clientes e Consumidores em todos as geografias onde estamos presentes. A conquista deste Selo só vem confirmar que estamos no bom caminho”, afirma Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal.

A Nestlé assegura oportunidades iguais para todos, ao longo de todo o ciclo de vida do Colaborador, começando desde logo no recrutamento. Promove com regularidade sessões com as equipas de liderança da empresa com o objetivo de criar consciência sobre a inclusão, realizando também formações relativas a preconceitos inconscientes, bem como seminários e fóruns de discussão sobre temas relevantes como gestão do stress, resiliência e apoio na área da saúde mental.

Outro exemplo concreto de como a Nestlé promove a diversidade é no que se refere à igualdade de género. Em 2020, atingiu a paridade de género, sendo metade dos seus 2319 Colaboradores, mulheres. Esta percentagem é já mais elevada no que diz respeito às mulheres em cargos de chefia, 51% das chefias intermédias são do género feminino, que está ainda representado em 33% ao nível do top management.

Em Portugal, a Nestlé conta com Colaboradores de 43 nacionalidades que operam em áreas de apoio internacional a outras subsidiárias um pouco por todo o mundo. É esta diversidade cultural que ajuda a empresa a ter uma mentalidade e uma abordagem correta no mercado.

Quanto à inclusão de pessoas com deficiência, a Nestlé definiu o recrutamento inclusivo como uma prioridade e, por isso, tem desenvolvido várias ações de modo a acelerar o processo de recrutamento de pessoas com diversos graus de incapacidade, desde logo através dos programas de estágio. A nível externo, mantém um contacto regular com várias associações que apoiam pessoas com deficiência, por forma a compreender as necessidades destes Colaboradores e quais as adaptações necessárias a fazer nos seus postos de trabalho.

Em linha com o seu propósito e as prioridades de mercado relacionadas com a promoção da Diversidade e Inclusão, a Nestlé subscreveu em 2020 a Carta Portuguesa para a Diversidade e, em 2021, tornou-se associada da APPDI.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 187 países em todo o mundo e os seus 291.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2311 Colaboradores, tendo gerado em 2020 um volume de negócios de 565 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.