Nestlé impulsiona a utilização do Nutri-Score na Europa para apoiar escolhas mais saudáveis dos consumidores

A Nestlé anunciou hoje que irá utilizar o esquema de rotulagem nutricional Nutri-Score na Áustria, na Bélgica, em França, na Alemanha e na Suíça, a partir do primeiro semestre de 2020. Num período de dois anos, a Nestlé implementará o Nutri-Score nas marcas dos seus negócios.

A Cereal Partners Worldwide (CPW), a joint-venture (Nestlé e General Mills) de cereais de pequeno-almoço, também implementará o Nutri-Score nas suas embalagens de produtos nos mesmos países.

No total, são mais de 5000 produtos que nos cinco países apresentarão o Nutri-Score.

O Nutri-Score é um esquema voluntário de front-of-pack que classifica alimentos e bebidas de acordo com o seu perfil nutricional. É um esquema codificado por cores com uma escala que varia de A (escolhas mais saudáveis) a E (escolhas menos saudáveis).

Marco Settembri, CEO da Nestlé para Europa, Médio Oriente e Norte de África, disse: “A nossa ambição é ter uma das opções mais saudáveis em todas as categorias de produtos que disponibilizamos. O Nutri-Score irá motivar-nos e ajudar-nos a acompanhar o nosso progresso. Tenho orgulho em que a Nestlé seja a primeira empresa a lançar o Nutri-Score a esta escala na Europa. Queremos agora avançar rapidamente, pois temos a certeza de que este é o caminho certo a seguir.

A Nestlé e a Cereal Partners Worldwide estão a iniciar a implantação do Nutri-Score nos países europeus que já apoiam o esquema. As duas empresas estão prontas para a Implementação deste esquema noutros países que o solicitem ou notifiquem à Comissão Europeia.

David Clark, Presidente e CEO da Cereal Partners Worldwide, disse: “A nossa procura por um pequeno-almoço melhor nunca está terminada. Como líderes no setor de cereais de pequeno-almoço, podemos ajudar os consumidores a terem um início de dia saudável, nutritivo e saboroso com os nossos cereais. Os nossos consumidores estão no centro dessa pesquisa – no passado, no presente e no futuro. É por isso que estamos a utilizar o Nutri-Score, para orientar o desenvolvimento e a comunicação do valor nutricional dos nossos produtos."

As marcas Nestlé nas quais o Nutri-Score aparecerá incluem produtos à base de plantas da GARDEN GOURMET, o achocolatado para o leite NESQUIK, as pizzas BUITONI, o café NESCAFÉ, os produtos culinários MAGGI e os chocolates KITKAT. A Cereal Partners Worldwide utilizará o Nutri-Score nos seus cereais de pequeno-almoço, incluindo FITNESS e CHOCAPIC. Alguns produtos, como as fórmulas infantis, estão fora do scope ou enquadram-se em regulamentos separados.

Monique Goyens, diretora-geral do BEUC, disse: “O BEUC, a Organização Europeia de Consumidores, aplaude a decisão da Nestlé de implementar a utilização do Nutri-Score. As pesquisas realizadas em vários países demonstram que, de facto, o Nutri-Score é atualmente o esquema com melhor desempenho para ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis. Portanto, consideramos o Nutri-Score uma ferramenta importante para contribuir para o combate à obesidade. Só podemos recomendar que outras empresas sigam o excelente exemplo da Nestlé e coloquem o Nutri-Score nos seus produtos. É por isso que várias organizações de consumidores, que são membros da rede BEUC, lançaram uma petição a pedir à Comissão Europeia que torne o Nutri-Score obrigatório em toda a Europa.

O ambicioso plano de implementação vem na sequência do anúncio da Nestlé, feito em junho de 2019, expressando o apoio ao Nutri-Score na Europa continental, como forma de apoiar as agendas de saúde pública, europeia e nacionais.

Marco Settembri disse: “Com o Nutri-Score, queremos permitir que as pessoas tomem decisões informadas para dietas mais saudáveis. Estamos também a acelerar a transformação dos nossos produtos e a lançar mais produtos com uma melhor pegada ambiental e que contribuam para uma dieta equilibrada, exemplo disso são as opções recém-lançadas de alimentos e bebidas à base de plantas”.

Para estudos recentes sobre o Nutri-Score consulte:

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2066 Colaboradores, tendo gerado em 2018 um volume de negócios de 500 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.