Nestlé junta-se ao movimento por alimentos mais sustentáveis na Europa

A Nestlé juntou-se a mais de 50 outras empresas e entidades da indústria no apoio à iniciativa europeia que visa tornar os alimentos mais sustentáveis – o Código de Conduta da União Europeia (UE) para Negócios de Alimentação e Práticas de Marketing Responsáveis.

Este código de conduta ??define um conjunto de ações que os produtores de alimentos, serviços de alimentação, retalhistas e outros podem implementar para tornar mais fáceis as escolhas alimentares saudáveis ??e sustentáveis.
Juntando-se a este movimento, a Nestlé está a dar o seu contributo com um amplo conjunto de 23 compromissos para reduzir a pegada ambiental dos seus produtos e, simultaneamente, contribuir para dietas saudáveis ??e nutritivas. A empresa irá adicionar produtos mais nutritivos ao seu portfólio e estender a utilização do sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score a todos os países europeus, onde este sistema é apoiado pelos respetivos stakeholders. Do lado ambiental, as ações incluem o apoio à agricultura regenerativa, bem como uma mudança para utilização de energia 100% renovável e com operações de logística de emissões zero.

Atingir muitos destes objetivos exigirá uma abordagem completa da cadeia de valor e um trabalho em estreita colaboração com os agricultores e outras empresas fornecedoras de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços. Só em conjunto é possível gerar um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. Aliado às ações que as empresas se comprometem a fazer é ainda fundamental a existência de um ambiente político favorável a nível europeu e o Código de Conduta da UE é uma oportunidade única para a indústria alimentar e de bebidas abrir o caminho.

O Código de Conduta da UE é um dos principais resultados obtidos pela Estratégia “Do Prado ao Prato” da União Europeia e a Nestlé está totalmente empenhada em dar a sua contribuição. A empresa continuará a partilhar o seu know-how e a fornecer os recursos necessários a nível local para apoiar a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis ??na Europa e além dela.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 187 países em todo o mundo e os seus 291.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2311 Colaboradores, tendo gerado em 2020 um volume de negócios de 565 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.