Nestlé lança NESCAFÉ Plan 2030

Comunicado de Imprensa
Linda-a-Velha, 6 de outubro de 2022

Nestlé lança NESCAFÉ Plan 2030

• A marca de café da Nestlé anunciou o seu plano de ação para a presente década com a visão e a ambição para a área da Sustentabilidade.

• Este plano de ação visa ajudar a impulsionar a agricultura regenerativa, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar os meios de subsistência dos cafeicultores.

Imagens aqui

NESCAFÉ, a maior marca de café da Nestlé e um dos cafés mais apreciados no mundo, apresentou hoje o seu extenso plano para ajudar a tornar a cultura do café mais sustentável: o NESCAFÉ Plan 2030. A marca está a trabalhar em conjunto com os produtores de café para os apoiar na transição para uma agricultura regenerativa enquanto acelera o trabalho que tem vindo a realizar ao longo de uma década no âmbito do NESCAFÉ Plan.

Para este efeito, a marca, líder de mercado a nível mundial, anunciou um investimento de mais de mil milhões de francos suíços até ao final da década para o NESCAFÉ Plan 2030. Este investimento vem reforçar o NESCAFÉ Plan já existente, à medida que a marca expande o seu trabalho na área da sustentabilidade. Com o financiamento a práticas agrícolas regenerativas, feito pela Nestlé, o Grupo está a seguir o seu compromisso de acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo e a contribuir para a ambição de atingir Net Zero até 2050.

“As alterações climáticas estão a pressionar as zonas de cultivo de café”, afirma David Rennie, Head of Nestlé Coffee Brands. “Com base nos 10 anos de experiência do NESCAFÉ Plan, estamos a acelerar o nosso trabalho para ajudar a combater as alterações climáticas e enfrentar os desafios sociais e económicos que se colocam às cadeias de valor de NESCAFÉ.”

O aumento das temperaturas reduzirá em 50% a área adequada ao cultivo de café até 20501. Simultaneamente, cerca de 125 milhões de pessoas dependem do café para a sua subsistência2 e estima-se que 80% das famílias de cafeicultores vivam no limiar da pobreza ou abaixo deste3. É, por isso, necessário aplicar medidas para assegurar a sustentabilidade do café a longo prazo.

“Como marca de café líder mundial, NESCAFÉ ambiciona ter um impacto real e global na produção de café”, disse Philipp Navratil, Head of Nestlé’s Coffee Strategic Business Unit. “Queremos que os cafeicultores prosperem tanto quanto queremos que o café tenha um impacto positivo no meio ambiente. As nossas ações podem ajudar a impulsionar mudanças neste sentido em toda a indústria do café.”

Apoiar a transição dos agricultores para uma cultura de café regenerativa:
A agricultura regenerativa é uma abordagem à agricultura que visa melhorar a saúde e a fertilidade dos solos, bem como proteger os recursos hídricos e a biodiversidade. Solos mais saudáveis são mais resistentes aos impactos das alterações climáticas e podem aumentar os rendimentos, ajudando a melhorar os meios de subsistência dos agricultores.

A marca NESCAFÉ compromete-se a fornecer aos agricultores formação, assistência técnica e plântulas de café de alto rendimento para ajudá-los na transição para práticas de cultivo de café regenerativas. Alguns exemplos de práticas de agricultura regenerativa incluem os seguintes fatores:
  • Plantação de culturas de cobertura para ajudar a proteger o solo, o que também ajuda a adicionar biomassa ao solo, e a aumentar a matéria orgânica do solo e, portanto, o sequestro de carbono desse mesmo solo.
  • A integração de fertilizantes orgânicos contribui para a fertilidade do solo, o que é essencial para a boa saúde do mesmo.
  • O aumento de práticas agroflorestais e de culturas interdependentes contribui para a preservação da biodiversidade.
  • A poda dos cafeeiros já existentes ou a sua substituição por variedades resistentes a doenças e a alterações climáticas ajudará a rejuvenescer os campos de café e a aumentar os rendimentos dos agricultores.

Focados nas origens, onde NESCAFÉ obtém 90% do seu café:
NESCAFÉ irá trabalhar em conjunto com os cafeicultores para testar, estudar e avaliar a eficácia de várias práticas agrícolas regenerativas, com foco em sete origens principais, de onde a marca obtém 90% do seu café: Brasil, Vietname, México, Colômbia, Costa do Marfim, Indonésia e Honduras.

NESCAFÉ visa alcançar:
Implementar um programa piloto de apoio financeiro no México, Costa do Marfim e Indonésia para acelerar a transição para uma agricultura regenerativa:
NESCAFÉ está empenhada em apoiar os agricultores que assumem os riscos e custos associados à transição para uma agricultura regenerativa. A marca fornecerá programas que visam ajudar os agricultores a melhorar o seu rendimento como resultado dessa transição. No México, na Costa do Marfim e na Indonésia, NESCAFÉ irá implementar um programa piloto de apoio financeiro para ajudar os agricultores a acelerar a transição para a agricultura regenerativa. Através desse programa, NESCAFÉ, juntamente com os cafeicultores, irá testar e investigar qual a melhor abordagem em cada país. Estas podem incluir medidas como:
  • incentivos monetários condicionais para a adoção de práticas agrícolas regenerativas.
  • proteção do rendimento através de seguros meteorológicos.
  • maior acesso a linhas de crédito para agricultores.

NESCAFÉ irá acompanhar o progresso e avaliar os resultados dos seus programas em implementação no terreno, em conjunto com os cafeicultores, através da sua parceria de Monitorização e Avaliação com a Rainforest Alliance. Estes esforços serão complementados pela realização de novas parcerias para investigação especializada, como por exemplo com a Sustainable Food Lab, para tópicos relacionados com a avaliação dos rendimentos dos cafeicultores e com a estratégia e monitorização do progresso do projeto.

Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aumentando a retenção e armazenagem de carbono no solo:
A agricultura regenerativa contribui também para retirar o dióxido de carbono da atmosfera e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. É por isso que a agricultura regenerativa é uma parte fundamental do compromisso Net Zero da Nestlé. NESCAFÉ visa contribuir para esse compromisso, comprometendo-se a reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e atingir zero emissões gases de efeito de estufa até 2050. Em conjunto com os agricultores, fornecedores e parceiros NESCAFÉ vai trabalhar para proteger as terras agrícolas, aumentar a biodiversidade e ajudar a prevenir a deflorestação. A marca pretende ajudar os agricultores a plantar mais de 20 milhões de árvores nos seus terrenos de café ou perto dos mesmos.

“É com orgulho que em Portugal – um mercado especializado em café – temos a marca líder mundial NESCAFÉ. Na génese desta marca está um caminho constante de criação e de partilha de valor com as comunidades produtoras de café e em cada chávena de NESCAFÉ os consumidores encontram apenas café e ingredientes de origens responsáveis. Aí reside um dos segredos desta nossa marca e uma alavanca do seu sucesso que queremos continuar a reforçar.”  afirma Teresa Mendes, Business Executive Officer Nestlé Coffee Portugal.

Progresso, construindo sobre uma base sólida:
O compromisso tornado público acresce aos esforços já realizados por NESCAFÉ em defesa da sustentabilidade na produção de café. Desde 2010, que a marca investe em sustentabilidade através do NESCAFÉ Plan e que apresenta avanços significativos em diversas áreas:
  • Café de origem responsável: 82% do café da marca NESCAFÉ foi proveniente de origem responsável em 2021.
  • Plântulas de café: 250 milhões de novas plântulas de café foram distribuídas aos agricultores desde 2010.
  • Monitorização e avaliação: avaliação do impacto em parceria com a Rainforest Alliance realizado em 14 países.
  • Emissões de gases com efeito de estufa: redução de 46% nas emissões de gases com efeito de estufa nas fábricas de café solúvel (2020 vs. 2010, por tonelada de produto).
  • Utilização de água: redução em 53% na captação de água nas fábricas de café solúvel (2020 vs 2010, por tonelada de produto).

[1] Inter-American Development Bank
2 Fairtrade Foundation
3 TechnoServe

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt