Nestlé Portugal conseguiu reduzir 47% de emissões de gases com efeito de estufa na última década

Dia Mundial da Terra

• A líder mundial de mercado da alimentação e bebidas tem como compromisso atingir Net Zero até 2050, com a meta intermédia de redução de 20% dos gases com efeito de estufa até 2025, em relação aos valores verificados no ano de 2018.
  • A Nestlé Portugal está a contribuir para este objetivo global da companhia com projetos como os aplicados na sua Supply Chain, que na comparação com o ano anterior já obtiveram uma redução de 700 toneladas de emissões de CO2 na sua cadeia de abastecimento, e com a compra de toda a sua energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis certificadas.
  • Em Portugal, a Nestlé está a trabalhar diretamente com agricultores locais a promover práticas de agricultura regenerativa, promotoras, por exemplo, da saúde dos solos.

Nas vésperas da comemoração do Dia Mundial da Terra, a Nestlé Portugal faz um balanço sobre a forma como se estão a desenvolver os seus compromissos de sustentabilidade. A nível global, a companhia está a desenvolver esforços para uma redução de 20% nas emissões até 2025 e uma redução absoluta de 50% até 2030 em relação aos valores verificados no ano de 2018. Até 2050 a companhia pretende atingir a neutralidade carbónica, mesmo tendo em conta o crescimento da empresa.

Em Portugal, temos contribuído através de vários projetos como a extensão do transporte intermodal (combinado entre ferroviário, rodoviário e marítimo) na cadeia de abastecimento da companhia no nosso país, que só em 2022 conseguiu reduzir 700 toneladas de emissões de CO2; a obtenção da totalidade da energia elétrica necessária ao funcionamento das várias estruturas que a Nestlé tem no país a partir de fontes de energia renováveis certificadas e o trabalho que a companhia está a fazer com agricultores do Alentejo, produtores do trigo utilizado para fabricar CERELAC, na promoção de práticas agrícolas regenerativas em cerca de 630 hectares.

Ainda em Portugal, a Nestlé está também a fazer a transição da sua frota de veículos, comerciais e não comerciais, de combustível fóssil para veículos elétricos, um projeto designado Green Fleet, que, em dois anos, contribuiu para a redução de 471 toneladas de CO2 em Portugal. Somadas todas estas iniciativas, em Portugal, a Nestlé conseguiu, na última década uma redução de 47% nas suas emissões de CO2 nas suas operações, que incluem duas fábricas, uma localizada em Avanca (multiproduto à base de cereais) e outra localizada no Porto (cafés torrados), uma sede em Linda-a-Velha, que conta também com 351 painéis fotovoltaicos com uma capacidade de captação de CO2 equivalente a 2118 árvores adultas, e com cinco delegações comerciais.

"Na Nestlé Portugal, estamos orgulhosos do nosso contributo para o progresso dos compromissos globais de sustentabilidade e de promoção de sistemas alimentares regenerativos. Os nossos projetos e ações têm como objetivo garantir um futuro mais sustentável, reduzindo o nosso impacte ambiental e promovendo práticas agrícolas regenerativas em toda a nossa cadeia de valor. Queremos liderar a mudança e ser um exemplo a seguir em Portugal", afirmou Beatriz Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé Portugal.

Paralelamente a estes projetos de redução de emissões de gases com efeito de estufa e de promoção de uma agricultura regenerativa de solos, a Nestlé Portugal tem vindo a promover a biodiversidade com o projeto “Juntos pelas Abelhas”, através dos quais apoia os apicultores nacionais com a oferta de novas colmeias para reposição das que todos os anos são perdidas nos incêndios florestais de verão. Nos dois primeiros anos da iniciativa - 2021-2022 - a Nestlé contribuiu com 700 novas colmeias distribuídas por todo o país.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2484 Colaboradores, tendo gerado em 2022 um volume de negócios de 677 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.