Nestlé Portugal prepara futuro e reforça presença em Portugal

• 72 milhões de euros investidos em 2023 ajudam a Nestlé a crescer 5,5%
  • Empresa termina 2023 com mais 110 postos de trabalho e foi distinguida como a melhor marca empregadora em Portugal.
  • Distinguida com 3 Estrelas Lean & Green, a Nestlé Portugal reduziu em mais de 35% a sua emissão de gases com efeito de estufa na cadeia logística.
2023 foi o ano em que a Nestlé Portugal celebrou 100 anos no país. Um ano em que deu continuidade à criação de valor partilhado – económico, social e ambiental – começado há mais de um século, com o propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras.

Partilha de Valor Económico
Em 2023 o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 711 milhões de euros, mais 34 milhões de euros em comparação com 2022, representando um crescimento de 5,5%, liderado pelo crescimento das vendas locais (+7,5%). Neste resultado estão incluídas as exportações, no valor de 134 milhões de euros (59% do total da produção em Portugal), que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas em Avanca e Porto.

Com uma visão de longo prazo, a Nestlé manteve e reforçou os seus investimentos, em particular nas suas marcas e nas suas operações. O total de investimento foi de 72 milhões de euros, sendo 51 milhões dedicados ao apoio às atividades marketing e de comunicação e 21 milhões foram alocados a operações.

A Nestlé mantém a posição de liderança nas categorias em que compete, detendo uma quota de mercado de 32,0% do total do mercado no canal retalho. Num ambiente inflacionário em que as marcas de distribuição cresceram a um ritmo mais rápido do que os fabricantes, a prioridade da Nestlé foi defender a sua forte presença no mercado. Para tal, a Nestlé aumentou estrategicamente o investimento nas suas marcas em comparação com o ano anterior, com o objetivo de reforçar a competitividade e voltar a aumentar a sua quota de mercado em 2024.

"Ao celebrarmos o nosso centenário em Portugal reafirmámos o nosso compromisso com a criação e partilha de valor sustentável. Em 2023, enfrentámos desafios económicos e sociais substanciais, mantendo os nossos investimentos em inovação, empregabilidade e sustentabilidade. À semelhança dos anos anteriores, os resultados de 2023 espelham mais um ano de trabalho da Nestlé Portugal no sentido de contribuir para uma sociedade e um planeta mais saudáveis e sustentáveis. Estamos satisfeitos pelos resultados alcançados que nos permitem manter uma forte posição competitiva no mercado. Continuaremos a liderar com responsabilidade e empenho, construindo um futuro melhor para todos.", afirmou Anna Lenz, Diretora-Geral da Nestlé Portugal.

Partilha de Valor Social
Reconhecida pelo Grupo como uma fonte de talento, a Nestlé Portugal encerrou 2023 com 2594 colaboradores, de mais de 50 nacionalidades, representando um crescimento de 110 novos postos de trabalho face ao ano anterior. Em 2023 a Nestlé tornou-se líder do ranking geral, intersectorial, das 100 marcas com melhor imagem e reputação de empregabilidade, em Portugal, pelo estudo de imagem e reputação de marcas da consultora On Strategy.

A companhia reforçou, ainda, a sua posição como entidade prestadora de serviços de excelência a nível internacional, nomeadamente na área do marketing digital e da Supply Chain. Tanto a Nestlé Business Services (Centro de Serviços Partilhados) como a Nespresso Supply Chain Hub continuam a crescer, tendo atingido respetivamente a marca dos 650 e dos 100 colaboradores no final do ano.

Em 2023, a Nestlé Portugal comprou localmente mais de 60% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais.

No âmbito do programa «Nestlé por Crianças mais Saudáveis», de educação alimentar e de sensibilização para estilos de vida mais ativos, a Nestlé esteve presente em 1700 escolas dos ensinos pré-escolar e de primeiro ciclo com conteúdos formativos em nutrição e sustentabilidade, tendo impactado um total de 150.500 crianças e mais de 20.000 famílias de forma direta no ano letivo de 2022/2023.

No âmbito das comemorações do seu centenário, a Nestlé Portugal realizou uma doação especial à Rede de Emergência Alimentar de 10 mil embalagens de produtos das marcas CERELAC, NESTUM e CHOCAPIC, equivalentes a 7 toneladas. Para esta iniciativa solidária a Nestlé juntou os seus parceiros da cadeia de valor: a farinha de trigo foi oferecida pela indústria de moagem Carneiro Campos, o leite em pó pela empresa açoriana Prolacto, o açúcar pela RAR, os diversos materiais de embalagem pelas empresas Amcor, Hinojosa Graphicsleader e Saica Pack, e o respetivo transporte destas 7 toneladas desde o Centro de Distribuição da Nestlé, em Avanca, Concelho de Estarreja, até Lisboa, foi oferecido pela transportadora TJA. A Nestlé Portugal ofereceu a produção, na sua fábrica de Avanca, destas três marcas icónicas, tão apreciadas pelas famílias portuguesas.

Partilha de Valor Ambiental
Em 2023, a Nestlé Portugal conquistou 3 estrelas ‘Lean&Green’ o que a tornou a primeira Nestlé, a nível mundial com este prémio. Este prémio reconhece a redução de mais de 35% dos gases com efeito de estufa na sua operação logística e reflete o sucesso das suas estratégias de sustentabilidade e dos seus planos de redução de emissões. Este resultado foi conseguido através de iniciativas como o alargamento do transporte intermodal, combinando transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, através do qual a Nestlé conseguiu reduzir mais de 35% dos gases com efeito de estufa na sua operação logística.

Em 2023, a Nestlé fez a primeira colheita de trigo produzido no âmbito do projeto de agricultura regenerativa desenvolvido com 5 agricultores do Alentejo (cerca de 20% dos agricultores que fornecem trigo para nutrição infantil em Portugal) e que vai alargar a 10 agricultores e 1000 hectares em 2023/2024. Com o objetivo de inspirar também a próxima geração de agricultores a Nestlé promoveu o primeiro Agripreneurship Bootcamp numa experiência ‘from seed to bowl’.

No nosso projeto GreenFleet foi dado um passo significativo, substituindo 271 veículos convencionais para veículos elétricos.  Desta forma, em 2023, a Nestlé atingiu 387 viaturas com esta tecnologia, representando 77% do seu objetivo final de ter uma frota 100% elétrica até 2025 e assim evitar a emissão de toneladas de 1580 toneladas de CO2 em Portugal desde o início do projeto.

No âmbito da celebração dos 100 anos, a Nestlé desafiou os seus colaboradores a constituírem 100 equipas que implementassem 100 projetos de sustentabilidade. Reconhecendo cada projeto com uma plantação de 100 arvores por parte da empresa, o esforço culminou em 10 mil pinheiros Mansos para a criação do Nestlé Parque no pinhal de Leiria.

Um ano centenário
O ano de 2023 representou um marco histórico para a Nestlé em Portugal. À medida em que celebramos o centenário com o moto “Viver e uma Arte. A Nestle faz parte”, relembramos a dedicação da Nestlé Portugal com a inovação, sustentabilidade e excelência, impulsionando o progresso económico, social e ambiental do país. A Nestlé Portugal continua, assim, empenhada em desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses e das gerações futuras. E com este propósito continuamos a fazer parte das vidas dos Portugueses.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 188 países em todo o mundo e os seus 275.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2594 Colaboradores, tendo gerado em 2023 um volume de negócios de 711 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas. Para mais informações, consulte: www.nestle.pt