Nestlé Portugal recebe Programa Change da Girl MOVE Academy em 2019

A Nestlé Portugal volta a juntar-se à Girl MOVE Academy e, pelo segundo ano consecutivo, recebe uma jovem licenciada moçambicana para o seu Estágio de Vida. Ao abrigo do CHANGE, um programa de Liderança e Empreendedorismo Social, a jovem irá passar, ao longo de um mês, pela Sede da empresa e pelas suas fábricas do Porto e de Avanca.

A Girl MOVER de 2019 é Clara Penicela, de 22 anos, licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. A jovem já definiu bem os seus objetivos e pretende, no regresso a Moçambique, “contribuir para a segurança alimentar e qualidade dos alimentos, de forma a reduzir o índice de desnutrição”.

Durante parte do programa CHANGE a realizar em Portugal, que terá a duração de três meses, o primeiro deles na Nestlé, Clara será acompanhada por vários mentores que, no primeiro mês e na Nestlé, serão Maria do Rosário Vilhena, diretora de Recursos Humanos, Ludovic Aujogue, diretor de Nutrição Infantil, Marta Henriques, responsável de Qualidade e Segurança, Maria de Fátima Sodré, Controlo de Qualidade da Fábrica de Avanca, e Nuno Ferreira, Controlo de Qualidade e Segurança da Fábrica do Porto.

Durante três meses é desenvolvido um plano customizado que se divide também em dois momentos: o Empresarial, durante o qual se abrem as portas da empresa sponsor responsável pelo acolhimento da estagiária, neste caso a Nestlé, e de seguida os meses da Inovação, onde a Clara será colocada em contato com diversas organizações, institutos académicos, associações e start ups, com o objetivo de receber inspiração e conhecer os modelos de negócio inovadores.

Todos estes parceiros de topo estão comprometidos em garantir que este estágio profissional é realizado ao detalhe e com um forte impacto em todos os elementos envolvidos. A Nestlé Portugal faz novamente parte do processo em 2019.

Girl Move Academy

A Girl MOVE Academy é uma Academia de Líderes transformadoras, inovadora nas metodologias, que desde 2013 trabalha no Norte de Moçambique mas cujo impacto se reflete a nível nacional.

A Girl MOVE tem como missão a criação de uma nova geração de líderes ao serviço do desenvolvimento do seu país, criando um movimento de vida, de apoio e capacitação de jovens mulheres moçambicanas através da sua educação e da criação de redes humanas de entre-ajuda e cooperação entre pares, inter-geracional e internacional.

Trata-se de um programa de Liderança e Empreendedorismo Social, com a duração de um ano sendo que o terceiro trimestre de formação consiste na vinda a Portugal das 34 GirlMovers selecionadas pela Academia para um estágio de vida, de três meses, em empresas de referência, que vai permitir alargar horizontes e providenciar ferramentas para implementar o seu plano de carreira com impacto, e regressar ao seu país de horizontes bem abertos e com uma visão de futuro bem definida.

Mais informações aqui

Sobre a Nestlé:

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”.

A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2066 Colaboradores, tendo gerado em 2018 um volume de negócios de 500 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Sobre a Girl Move Academy:

Academia de Líderes transformadora, inovadora nas metodologias que, desde 2013, trabalha no Norte de Moçambique com impacto a nível nacional. Este programa de liderança e empreendedorismo social tem a duração de um ano.