Nestlé Portugal tem já mais de 90% do seu material de embalagem pronto a ser reciclado ou reutilizado

Linda-a-Velha, 17 de março de 2021

18 de março - Dia Mundial da Reciclagem

Em Portugal, a Nestlé tem já mais de 90% do seu material de embalagem pronto a ser reciclado ou reutilizado. Este processo de transformação, que se iniciou há já alguns anos, está a contribuir para o compromisso global da companhia, anunciado em 2018, de atingir o ano 2025 com 100% das embalagens recicláveis ou reutilizáveis, em todos os países onde a empresa está presente. Como forma de assinalar o Dia Mundial da Reciclagem – promovido pela Global Recycling Foundation – que se celebra amanhã, a Nestlé revela o caminho que já percorreu em Portugal.

Para cumprir este caminho, as fábricas da Nestlé em Portugal – Porto e Avanca – têm sido importantes polos de inovação, trabalhando sempre sob o conceito “Sustainable by Design” e juntamente com as empresas parceiras de negócio, para, desta forma, pensar o desenvolvimento de produto em todas as suas dimensões: nutrição, sabor, textura, sustentabilidade e qualidade das embalagens que os envolvem.

Logo em 2019, a Nestlé lançou em Portugal os primeiros produtos com embalagem 100% em papel: a gama NESQUIK All Natural e os snacks YES! Em seguida, nesse mesmo ano, os novos snacks biológicos para bebés NATURNES BIO NUTRIPUFFS, produzidos na fábrica de Avanca, foram desenvolvidos já sob o conceito Sustainable by Design.

Mas este caminho da reciclabilidade tem sido também desenvolvido por marcas já bem conhecidas dos consumidores portugueses, como é o caso de NESTUM, cujas embalagens de toda a gama são 100% recicláveis. Também os cereais de pequeno-almoço NESQUIK, CHOCAPIC e ESTRELITAS, também eles fabricados em Avanca, atingiram já a reciclabilidade total. Na fábrica do Porto este processo de transformação deu, no final do ano passado, um passo significativo com o fabrico da primeira embalagem de café torrado, para o segmento profissional, 100% reciclável, com BUONDI Prestige. Esta inovação de embalagem, produzida a partir de um material plástico 100% reciclável em Portugal, permitirá eliminar o consumo anual de alumínio em 2,2 km2, bem como reduzir o consumo de água e energia necessários para produzir e reciclar este material.

O material, sendo menos complexo, é considerado uma opção mais favorável à reciclagem, pelo que será possível efetuar este processo em alguns países nos quais não era possível fazê-lo com as embalagens anteriores.

Ainda no ano passado, em janeiro, a Nestlé adicionou um novo objetivo ao seu trabalho de transformação das suas embalagens com o anúncio de um investimento de até CHF dois mil milhões para liderar a mudança na utilização de plásticos virgens para plásticos reciclados de qualidade alimentar. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras de embalagens sustentáveis. Com base neste compromisso, a Nestlé reduzirá para um terço a sua utilização de plásticos virgens neste mesmo período até 2025. Desde o início de 2020, a Nestlé Portugal, que é também membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, reduziu a utilização de plástico virgem em 2,5 toneladas.

Um centro de pesquisa mundial dedicado às embalagens
O desenvolvimento de novos materiais de embalagem, mais amigos do ambiente, tem sido impulsionado pelo Nestlé Institute of Packaging Sciences, o primeiro centro de pesquisa totalmente dedicado às embalagens em toda a indústria alimentar. Inaugurado em setembro de 2019 e localizado em Lausanne, Suíça, este instituto tem cerca de 50 cientistas que conduzem pesquisas sobre embalagens de ponta para garantir a segurança e a aplicabilidade de novos materiais. Muitas destas inovações estão já presentes em casa dos consumidores, em Portugal e um pouco por todo o mundo.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.