Nestlé retira 687 milhões de colheres de chá de açúcar da alimentação dos portugueses

Entre 2013 e 2017, a Nestlé retirou da alimentação dos portugueses 687 milhões de colheres de chá de açúcar com um peso total de 2.750 toneladas, o equivalente a 11.000 milhões de calorias. No cerne deste trabalho está o propósito Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, através da reformulação dos seus produtos, diminuindo os teores de açúcar, sal e gorduras saturadas.

Os exemplos de reformulação encontram-se ao longo de todas as principais categorias do extenso portefólio Nestlé: dos cereais de pequeno-almoço, aos produtos culinários, passando pelos achocolatados e até pelo açúcar que acompanha as principais marcas de café do mercado. Estes exemplos podem ser conhecidos através da leitura de uma brochura dedicada ao tema, recentemente publicada pela Nestlé e disponível online em www.nestle.pt.

De facto, a reformulação nutricional dos produtos Nestlé começou há muitos anos com o objetivo de proporcionar produtos nutricionalmente mais equilibrados e adaptados ao gosto dos consumidores. Os exemplos mais recentes passam por uma redução de 30% no teor médio de açúcar da gama de cereais de pequeno-almoço (realizada desde 2008), onde se incluem marcas líderes de mercado como CHOCAPIC, ESTRELITAS, NESQUIK ou FITNESS.

A Nestlé foi igualmente uma marca pioneira na redução da gramagem de açúcar nos pacotes que acompanham os cafés SICAL, BUONDI, TOFA e CHRISTINA e que hoje têm 50% do peso de há alguns anos.

No que respeita à redução de sal, esta é claramente uma aposta ganha no extenso portefólio de produtos culinários da marca MAGGI onde, por exemplo, os tradicionais caldos de galinha tiveram uma redução de 20% no teor de sal. No seu conjunto, as reformulações significam a retirada de 49 milhões de gramas de sal da alimentação dos portugueses.

Estes e outros exemplos, já presentes no portefólio da Nestlé em Portugal, mostram o compromisso assumido ao mais alto nível na gestão da Companhia, que, como o próprio Diretor-Geral da Nestlé Portugal, Paolo Fagnoni, afirma: “como industriais de produtos alimentares e de bebidas temos a obrigação de encontrar soluções que ajudem os consumidores, contribuindo para diminuir significativamente os problemas de saúde pública relacionados com escolhas alimentares”.

Este é um trabalho que nunca vai estar terminado. A preocupação de corresponder às necessidades nutricionais dos consumidores portugueses começou há 96 anos em Portugal e a Nestlé continuará a sua caminhada pela reformulação de receitas, trabalhando de perto com as autoridades governamentais, com os seus pares e com a indústria, para assegurar aos consumidores a mudança necessária para uma vida mais saudável e mais feliz.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 1922 Colaboradores, tendo gerado em 2017 um volume de negócios de 486 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.