Operações da Nestlé em Portugal obtêm triplo certificado pelo Bureau Veritas

A Nestlé Portugal acaba de ver certificadas todas as suas operações – as fábricas de Avanca e do Porto, o Centro de Distribuição de Avanca e a sede, em Linda-a-Velha – com a tripla certificação do Bureau Veritas, em Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Esta tripla certificação vem reconhecer o compromisso Nestlé na melhoria contínua dos seus serviços, que possuem uma gestão integrada, baseada no Sistema de Gestão Nestlé (NMS) para qualidade, segurança, saúde e meio ambiente, alinhado com as normas ISO correspondentes.

Para que esta certificação fosse possível foi necessário passar por um processo de auditoria do Bureau Veritas nas certificações ISO 45001:2018 de segurança e saúde ocupacional, 14001:2015 de meio ambiente e 9001:2015 de qualidade.

"O novo sistema de gestão permitiu à Nestlé alcançar um maior compromisso de liderança, ter uma abordagem mais ampla e baseada na análise de riscos para a qualidade, segurança e gestão ambiental, bem como alcançar maior satisfação por parte do cliente. Este sistema também nos proporcionou uma forma segura de trabalhar para a consolidação de todos os requisitos e práticas, bem como para a simplificação de todos os processos", afirmou Miquel Serra, diretor de produção da Nestlé para Portugal e Espanha.

Esta é a primeira certificação da Nestlé Portugal integrada sob os três referenciais ISO. Até agora, cada fábrica obtinha-os individualmente. Como tal, o reconhecimento concedido pelo Bureau Veritas representa um avanço na unificação do sistema de gestão para centros de produção certificados. Desta forma, a Nestlé reforça a sua eficiência e a dos seus processos, a par com o seu compromisso com a qualidade e segurança, junto dos seus colaboradores e dos consumidores. Sendo esta também uma forma de partilhar valor com as comunidades onde a empresa se insere e cuidar do ambiente que a envolve, no cumprimento contínuo do propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

"Sem dúvida, a Nestlé é uma referência mundial no setor alimentar que assume um compromisso contínuo com a sociedade, a qualidade, a segurança e o meio ambiente. Este pacto corroborado pela certificação Bureau Veritas, demonstra a implementação efetiva de um sistema único e integrado de qualidade, segurança, saúde e gestão ambiental nas suas fábricas em Portugal", afirmou Bertrand Martin, presidente executivo do Bureau Veritas de Espanha e Portugal.

Compromissos da Nestlé

A ISO 45001 introduz importantes desenvolvimentos no sistema de segurança e gestão de saúde ocupacional da Nestlé, reforçando não só o contexto ao qual se propõe, como também a participação de stakeholders na liderança, assim como o de colaboradores e fornecedores.

Tudo isto tem como objetivo evitar e reduzir acidentes de trabalho. Por sua vez, a ISO 14001 destaca a preocupação constante da Nestlé com o meio ambiente, defendendo a produção sustentável e a minimização da pegada de carbono. Estes são igualmente princípios que também se adequam aos padrões de qualidade de produtos e serviços da Nestlé, endossados pela ISO 9001.

Desta forma, a Nestlé pretende promover avanços constantes, a partir da implementação de ações que consolidem os seus princípios e compromissos corporativos que, por sua vez, acrescentem valor para a evolução e aperfeiçoamento da sociedade.

Sobre a Nestlé:

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”.

A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar.

A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.