Pedro Pires é o novo Head of Human Resources da Nestlé Portugal

PRESS RELEASE
Linda-a-Velha, 16 de novembro de 2023

Pedro Pires é o novo Head of Human Resources da Nestlé Portugal

Pedro Pires é o novo Head of Human Resources da Nestlé Portugal, sucedendo a Maria do Rosário Vilhena. O percurso de Pedro Pires na Nestlé começou em 1992, e, desde então, desempenhou diversas funções na empresa em Portugal, Arábia Saudita e na sede internacional da Nestlé na Suíça.

É uma enorme satisfação poder abraçar mais uma oportunidade na Nestlé, desta vez de volta ao meu país após quase 14 anos de ausência." refere o novo Head of Human Resources. “É uma empresa que faz parte da vida dos portugueses há 100 anos e que todos os dias continua a impactar a qualidade de vida das pessoas de forma positiva. Ao longo do meu percurso tenho constatado que as pessoas, independentemente do seu background, se trabalharem em equipas inclusivas com vista a um propósito comum, são a chave para a criação de valor partilhado para indivíduos, famílias, comunidade e planeta. Acredito que o sentido de pertença a uma equipa faz nas pessoas uma diferença positiva, potenciando os resultados pessoais e organizacionais.

Ao longo do seu trajeto profissional de mais de 30 anos na Nestlé, Pedro Pires acumulou experiência relevante na liderança de equipas diversas, em países e regiões culturalmente muito distintos. O seu grande espírito de compromisso, resiliência e atitude positiva são fatores determinantes para os resultados que tem obtido.

Iniciou o seu percurso em 1992, quando assumiu funções como advogado na Nestlé Portugal, tendo em 2000, iniciado o seu percurso na Área dos Recursos Humanos. Em 2010, assumiu o cargo de Head of Human Resources na Arábia Saudita, tendo tido um papel fundamental na implementação da Nestlé no país. Em 2013, juntou-se à equipa de Corporate HR como Head of Employee Relations e Safety & Health, onde co-liderou a iniciativa Living Wage. Foi, também, sob a sua liderança que se definiu a Nestlé Framework for Employee Health, se desenvolveu a Política de Maternidade e se fortaleceu a relação com os parceiros sociais do Grupo. Em 2018, foi nomeado para o cargo de Head of Human Resources para os negócios de Food and Confectionery na Europa. Nesta função trabalhou em conjunto com os mercados e com a equipa da Zona Europa.

O novo Head of Human Resources da Nestlé Portugal é Licenciado em direito pela UCP com pós-graduações em RH no ISG e ISCTE. A nível internacional frequentou cursos de Liderança e Gestão no IMD, London Business School e IESE.

Pedro Pires vem suceder a Maria do Rosário Vilhena, que foi nomeada Head of Human Resources for Nestlé Waters EUR e Strategic Business Unit.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 188 países em todo o mundo e os seus 275.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2523 Colaboradores, tendo gerado em 2022 um volume de negócios de 677 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt