Recursos Humanos da Nestlé apostam na integração da diversidade como vantagem competitiva

Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento

A diversidade e a inclusão há muito que fazem parte da cultura e dos valores da Nestlé, que os considera fatores de sucesso e competitividade. A Nestlé em Portugal, que conta com 2.446 colaboradores, é uma empresa inclusiva e promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O universo de colaboradores é constituído por 51% mulheres e 49% de homens, praticando uma política de não discriminação salarial, não tendo assim nenhum gender pay gap.

A Companhia conta, atualmente, com uma população bastante diversa, integrando 43 nacionalidades, representativas de quatro continentes, constituindo assim um expoente da partilha das mais variadas culturas, religiões e etnias.

Para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento a Nestlé reforça o compromisso assumido no Plano de Aceleração do Equilíbrio de Género, que está já em plena execução e com resultados concretos. Este plano tem sido disseminado em todas as áreas da companhia, reconhecendo o talento e a competência, promovendo de forma aberta todas as oportunidades. Exemplo desta prática são as posições de liderança da Companhia em Portugal, que neste momento concretizam a perfeita paridade de género, 50% de mulheres e homens. Para além disto, já anunciado e com efeitos a partir de 1 de julho, Anna Lenz, vai assumir a direção-geral da companhia, sendo a primeira mulher a assumir este cargo na Nestlé Portugal.

"A integração da diversidade é fundamental para a Nestlé, que, vê esta prática como uma mais-valia estratégica. Aceitar e integrar quaisquer diferenças forma uma organização mais preparada, atenta à realidade e com capacidade de antecipar os desafios futuros. Ao integrar as diversas sensibilidades, culturas, outras formas de pensar, conhecimento e experiência das nossas Pessoas, estamos a alimentar a nossa inovação e criatividade. Como uma empresa global e multicultural é importante entendermos bem as diferentes dimensões da cultura e como nos adaptarmos a elas para melhor trabalharmos juntos como equipa, trazendo estas diferenças um enorme valor acrescentado para os negócios. Como eu costumo dizer: diversidade é ser convidado para a festa; integração é ser convidado para dançar. E a Nestlé há algum tempo que já evoluiu de diversidade para a verdadeira integração.”, afirma Maria do Rosário Vilhena, Head of Human Resources Iberia.

Numa altura em que se assinala o Mês Europeu da Diversidade na UE, este ano sob o tema “Construir pontes”, a Nestlé já está a desenvolver várias iniciativas de promoção de igualdade de género e diversidade cultural abertas a todos os colaboradores, como por exemplo, um Webinar subordinado ao tema “Como conciliar a parentalidade com a carreira profissional”; uma Semana Cultural Gastronómica, em parceria com a Eurest, em que cada dia da semana será confecionado um prato de um país distinto; entre outras. Todas elas com o objetivo de criar pontes entre os diversos aspetos da diversidade, reforçando a aposta da companhia na promoção de um dos seus Princípios Corporativos que reconhece a importância da diversidade e inclusão como impulsionador da criatividade e da inovação, transformando-os em verdadeira vantagem competitiva.

Destacar que a Nestlé acabou de assinar a renovação do seu compromisso com o Fórum iGen - Fórum de Organizações para a Igualdade, do qual é membro-fundador – e é também membro associado da APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, entidade responsável pela implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade.

A Nestlé conquistou o Selo da Diversidade 2021, atribuído pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações, em tês categorias: Cultura organizacional, Desenvolvimento profissional e progressão na carreira, e Condições de trabalho e acessibilidades.?Pelo quarto ano consecutivo, a Companhia foi ainda incluída no Bloomberg Gender-Equality Index 2022, o índice de referência global que avalia a igualdade de género nas empresas de capital aberto, a nível mundial, com uma pontuação global de 78%.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

Para mais informações, consulte: www.nestle.pt