“TOMA O GOSTO A MAIS SABORES” É O DESAFIO QUE A NESTLÉ LANÇA AOS PORTUGUESES EM 2020

‘Maior variedade, mais nutrientes’ é a premissa da campanha que a Nestlé lança no próximo ano e que decorre em todo o território nacional, para sensibilizar os portugueses para a importância da educação do paladar na adoção de uma alimentação mais saudável.

Sabendo que para adquirir bons hábitos alimentares é necessário conhecer os alimentos e experimentá-los, a Nestlé lança o desafio ‘Toma o Gosto a Mais Sabores’, uma experiência multissensorial que decorrerá, numa primeira fase, até 29 de fevereiro, em 41 lojas Continente e que será depois estendida ao restante retalho alimentar durante os meses de Janeiro e Fevereiro, em simultâneo com os canais digitais Nestlé. A iniciativa pretende demonstrar que é na variedade que reside o segredo de uma vida mais saudável, “Tomando o Gosto” a novos sabores, novas experiências e novas aprendizagens. Esta iniciativa, que estará presente ao longo de todo o ano, contará com um segundo momento de maior visibilidade nos meses de Junho e Julho.

“Um dos pilares de uma alimentação equilibrada é indiscutivelmente a variedade e quanto mais variada for a seleção alimentar, maior será o número de nutrientes consumidos. Aliás, a diversidade de paladares faz naturalmente parte da oferta da Nestlé, com a introdução de produtos biológicos, cereais ancestrais, adoçantes naturais, entre outras alternativas” enquadra Ana Leonor Perdigão, nutricionista da Nestlé Portugal. “Com esta iniciativa, queremos mexer com os portugueses e desafiá-los para novas experiências, numa altura do ano em que se tomam novas resoluções e em que estamos mais abertos à mudança de comportamentos”, conclui.

Sabe-se que comer é uma experiência multissensorial, que envolve o paladar (doce, salgado, ácido, amargo e umami), tacto (textura, temperatura), visual (cor), olfativo (cheiro) e até aspetos cognitivos como as memórias emocionais. Se aprendermos a processar todas estas “informações”, educaremos o paladar e estaremos muito mais recetivos a uma maior diversidade de alimentos, logo a ter uma dieta mais rica e variada.

A iniciativa ‘Toma o Gosto a Mais Sabores’ insere-se no compromisso da Nestlé para com a comunidade de ser promotora da mudança de comportamentos, alinhada com o seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A empresa pretende assim inspirar as famílias a adotarem estilos de vida mais saudáveis.

Sabia que há 5 sabores básicos?

• O sabor doce resulta da presença de hidratos de carbono e está associado a “energia”
  • O sabor ácido também se percebe rapidamente, mas a perceção pode variar bastante, em função das substâncias presentes na saliva e do tipo de sabor ácido que se prova.
  • O sabor salgado resulta do sal comum ou de outros sais. É percebido muito rapidamente, mas demora a desaparecer.
  • O sabor amargo é de perceção lenta, mas duradoura. Perdura quase um minuto. Está associado a elementos potencialmente tóxicos.
O Umami (do japonês: agradavelmente saboroso) é encontrado em alimentos ricos em proteínas e em alguns vegetais, como tomate, espargos e cogumelos.

Conhece as outras dimensões do sabor?
  • Textura: quanto mais viscosa é uma preparação, menor a perceção do gosto.
  • Temperatura: um alimento mais quente parece mais doce, assim como um alimento mais frio parece mais amargo.
  • Cor: quanto mais intensa a cor, mais intensa é a perceção de sabor.
Cheiros e “memórias emocionais”: os cheiros de alimentos que acompanharam determinadas situações –agradáveis ou desagradáveis– influenciam a nossa perceção futura sobre os mesmos.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL.

A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2066 Colaboradores, tendo gerado em 2018 um volume de negócios de 500 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.