• Nestlé Portugal/

Três startups vão inovar com a Nestlé em projetos que prometem ajudar consumidores a terem hábitos mais saudáveis

4ª Edição do START and CO

. 4ª edição do programa de inovação START and CO. 2022 chega ao fim com três projetos finalistas que passam agora à fase de co-criação.

. 10pple, Little One e Shoppermotion foram as startups selecionadas para colaborar com a Nestlé, em Portugal e em Espanha.

São três as startups finalistas da edição do START and CO. 2022, o programa de Open Innovation que resulta de uma parceria entre a Nestlé e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), através do qual se procura talento internacional de startups para co-criar o futuro da Alimentação, Nutrição e Bem-Estar. A esta quarta edição candidataram-se 80 startups, das quais saíram agora os três finalistas que vão passar à fase de co-criação e de exploração de sinergias comerciais, duas são sul-coreanas – 10pple e Little One – e uma é espanhola Shoppermotion.

No seu quarto ano de realização, o programa Start and CO registou um dos maiores níveis de participação, onde, das 80 candidaturas iniciais, 48 startups de 23 países diferentes foram consideradas e avaliadas para o Top 10 da primeira fase de seleção, o Pitch aos experts da Nestlé. Na segunda fase, a de Matchmaking, o programa contou com 4 startups, de onde resultaram os três projetos finalistas da edição 2022, que agora vão passar à fase de co-criação, de prototipagem e de exploração de sinergias comerciais com as equipas da Nestlé Portugal e da Nestlé Espanha.

· 10pple: Esta start-up sul-coreana desenvolveu uma tecnologia que permite prever e prevenir a obesidade nos animais de estimação, tendo respondido aos desafios “Interfaces digitais do futuro - Como podem os sistemas interagir sem descontinuidades com os consumidores, estando plenamente integrados com os seus hábitos de vida?” e Novos canais (digitais) - Que novas formas chegar a todos os consumidores?

Little One:
Também da Coreia do Sul, a Little One candidatou-se com um projeto de dispositivos inteligentes para bebés com o objetivo de recolher e monitorizar diferentes aspetos das suas atividades diárias. Com este projeto esta start-up respondeu ao desafio “Interfaces digitais do futuro - Como podem os sistemas interagir sem descontinuidades com os consumidores, estando plenamente integrados com os seus hábitos de vida?”

· Shoppermotion: De Espanha, a start-up Shoppermotion desenvolveu uma tecnologia que fornece análises e dados em tempo real sobre o comportamento diário do cliente, tendo com este projeto respondido ao desafio “A ascensão do novo retalho – Respostas às novas tendências no retalho do futuro?”

A iniciativa lançada, em conjunto, pela Nestlé Portugal e pela Nestlé Espanha com o Nova SBE Innovation Ecosystem conseguiu reunir o que de melhor se faz em termos de inovação a nível internacional nas áreas de Nutrição, Saúde, Bem-Estar e também na Sustentabilidade, com foco no digital.

Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas, é o mote principal deste programa de empreendedorismo, onde as startups têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé nos dois países ibéricos para fazer crescer os seus projetos num ambiente real de mercado, com mentoria e formação para a conceção e desenvolvimento dos seus projetos.

Andreia Vaz, Innovation Beyond the Core Iberian Director, Nestlé, sublinha: “o Start and CO é um programa de open innovation já consolidado, que a cada edição tem sido capaz de entregar ao mercado soluções verdadeiramente disruptivas e agregadoras que permitem ajudar os consumidores a melhor adequar as suas escolhas alimentares a hábitos de vida mais saudáveis e equilibrados, tirando partido de todo o potencial tecnológico da Internet of Things. Co-criar com estas start-ups é uma mais-valia para todos, empreendedores, Nestlé e Academia, entregando um benefício direto ao consumidor.”

Para Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, “este ano tivemos a oportunidade de conhecer diversas startups com um nível de maturidade avançado que nos surpreenderam com soluções inovadoras e que fazem sentido explorar. Esta parceria une o melhor dos três mundos: a academia, as empresas e as startups e é uma enorme inspiração acompanhar o desenvolvimento de ideias e projetos com tanto potencial. Este programa é a materialização do que acreditamos e ambicionamos para o Nova SBE Innovation Ecosystem.”

Das anteriores edições em Portugal já resultaram 31 projetos pioneiros como a Buggle, a Fidufoods, a Goodbag, a Macco Robotics, a Petable, a Phamo e a Progrow, entre outras, que continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé em novos modelos de negócio, digitalização de sistemas e academias de aprendizagem online, tanto a nível ibérico, como Europeu.

Mais informações e regulamento em www.startandco.pt

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.
Para mais informações, consulte: www.nestle.pt

Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é a mais prestigiada escola de “Business & Economics” em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.