AUTOCARRO AUTÓNOMO DA TRANSDEV PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL

É 100% elétrico e autónomo (dispensa volante e pedais), tem capacidade para 14 passageiros e uma autonomia média de nove horas - o veículo Navya Arma foi o modelo escolhido pela Transdev na apresentação de serviços de mobilidade autónoma partilhada que a operadora de transportes públicos vai realizar no Lisbon Mobi Summit, que decorre de 13 a 16 de setembro.

Nos dias 13 e 14, das 11h00 às 19h00, o veículo estará em exposição na Central Tejo. No dia 13, quinta-feira, entre as 18h00 e as 20h00, decorrerá a viagem inaugural, reservada a participantes no Lisbon Mobi Summit, num percurso a realizar entre o cais fluvial de Belém e a Central Tejo. No sábado e no domingo, dias 15 e 16, esta experiência de mobilidade estará disponível, gratuitamente, ao público em geral.

"Esta é a primeira presença da Transdev em Portugal com um veículo autónomo, mas estamos aptos e disponíveis para introduzir esta tecnologia nas soluções de transporte de municípios, empresas, em eventos privados e projetos inovadores. Queremos colocar a tecnologia autónoma ao serviço do transporte partilhado em qualquer lugar e para todos", afirma Pierre Jaffard, CEO da Transdev.

O mesmo responsável destaca os benefícios dos veículos autónomos, quando utilizados numa lógica de partilha.

"A mobilidade autónoma proporciona serviços ecológicos, mais flexíveis, personalizados e acessíveis, mais extensos no tempo e no espaço, mais segurança e conforto e serviços integrados e mais conectados, que contribuem para uma melhor experiência do consumidor", reforça Pierre Jaffard.

Os autocarros autónomos operados pela Transdev recorrem a diversas tecnologias que permitem analisar em tempo real os percursos a realizar, bem como todos os obstáculos que possam surgir nos trajetos.

"Os veículos estão equipados com múltiplos sensores e câmeras que detetam os obstáculos à sua volta, abrandando suavemente a marcha quando estes se aproximam e parando quando estão demasiado próximos. Por razões de cibersegurança, não têm ligação direta à internet, viajando de acordo com rotas pré-estabelecidas e sempre em comunicação com um sistema central de gestão de frotas", explica Pierre Jaffard.

Com mais de dois milhões de passageiros transportados e 350 mil quilómetros percorridos, a Transdev assume-se como líder mundial na operação de serviços de mobilidade autónoma partilhada.

O know-how da operadora francesa nesta área remonta a 2005, ano em que a Transdev celebrou o primeiro contrato comercial do mundo, em Roterdão (Holanda), onde uma frota de veículos autónomos garante a deslocação de passageiros entre uma estação de metro e um bairro comercial.

Em França, depois de iniciar o primeiro grande projeto, em 2014, para assegurar deslocações no centro da cidade de La Rochelle, a Transdev tem vindo a desenvolver e implementar diversas soluções na área da mobilidade autónoma partilhada, tendo em 2016 iniciado o primeiro contrato comercial naquele país, com vista a transportar os funcionários da EDF para uma central nuclear da empresa.

No último ano, os veículos autónomos operados pela Transdev passaram também a transportar, em estrada aberta, os funcionários do parque empresarial Icade Rungis para os restaurantes locais, tendo este ano iniciado o transporte de passageiros no centro da cidade de Verdun.

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOGRAFIAS DO AUTOCARRO AUTÓNOMO TRANSDEV:  https://we.tl/t-W97uLybA0t

NOTAS PARA O EDITOR:

SOBRE A TRANSDEV PORTUGAL:

A Transdev iniciou a sua operação em Portugal, em 1998. Desde então tem vindo a expandir a sua presença de forma consolidada, estando atualmente presente em todo o território de Portugal continental, com especial incidência nas regiões Norte e Centro, assumindo-se como um dos principais players do sector rodoviário de passageiros no país.

Contando atualmente com mais de 1900 colaboradores distribuídos por todo o país, a Transdev Portugal registou, em 2017, um volume de negócios de €96,6M, prevendo aumentar a sua faturação em mais de 5% em 2018, continuando a investir cerca de €15M por ano em Portugal.

O GRUPO TRANSDEV NO MUNDO:

Criada em França, em 1955, a Transdev tem intensa atividade no campo dos transportes públicos de passageiros, assegurando a deslocação de 3,3 mil milhões de passageiros por ano. O Grupo controla uma frota de mais de 43 mil veículos e, com 13 tipos de transportes, assume-se como um operador multimodal. No total, a Transdev conta com 82 mil colaboradores.

Em 2013, o Grupo assumiu uma nova identidade para a marca Transdev “Mobilidade inspirada em si”. Presente em 20 países, distribuídos pelos 5 continentes, a Transdev fatura, anualmente, cerca de 6,6 mil milhões de Euros.