AVEIRO TEM NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO

Aveiro, 14 de maio de 2018- A Câmara Municipal de Aveiro e a Transdev inauguraram esta tarde o novo Terminal Rodoviário de Aveiro, projeto que implicou a reabilitação do espaço até agora designado por Centro Coordenador de Transportes, situado nas imediações da estação da CP.

Orçada em cerca de meio milhão de Euros, a obra ficou a cargo da Transdev, conforme estipulado no Caderno de Encargos relativo à concessão da AveiroBus, rede urbana de Aveiro operada pela Transdev.

"A reabilitação deste espaço surge como resposta à necessidade de criar as melhores condições para os milhares de pessoas que diariamente utilizam os transportes públicos de passageiros, com chegadas e partidas da cidade em carreiras expressos e interurbanas. A partir de agora, Aveiro conta com uma infraestrutura capaz de assegurar as ligações com outros meios de transporte, de forma a que os passageiros cheguem facilmente aos seus destinos, em conforto e em segurança", frisou Pierre Jaffard, diretor delegado da Transdev.

O mesmo responsável destacou ainda as vantagens e o impacto positivo que a centralidade da localização do novo Terminal Rodoviário de Aveiro, nas proximidades da estação da CP e com fáceis acessos à Avenida Lourenço Peixinho e ao centro da cidade, fará sentir na mobilidade da cidade:

"O Terminal Rodoviário de Aveiro vai permitir a coordenação do transporte público através de horários interligados, bilhética intermodal e informação clara e imediata aos passageiros. Será, sem dúvida, uma mais valia para a cidade, na medida em que representa uma oportunidade para desenvolver a rede de transportes públicos, promovendo uma efetiva integração entre modos, através da coordenação dos horários dos autocarros de todas as empresas de transportes e também dos comboios", reforçou o diretor delegado da Transdev.

Com uma área coberta que supera os 3000 m2 e uma área descoberta de cerca de 6750 m2, que inclui um parque de pesados equipado com 13 cais, a reabilitação do Terminal Rodoviário de Aveiro, por onde se estima que numa fase inicial venham a circular aproximadamente 1900 passageiros por dia, dotou o espaço de uma cobertura integralmente nova, escritórios renovados, novas instalações sanitárias, sala de motoristas, posto médico, uma área de alimentação, um quiosque e uma cafetaria, sala de espera com lugares sentados e bilheteiras para o público e para despachos de mercadorias.

"Com a reabilitação da estação da CP, contígua ao Terminal Rodoviário, ficaram potenciadas as condições para finalmente converter este espaço num verdadeiro centro intermodal de Aveiro", concluiu Pierre Jaffard.

Para melhorar as informações prestadas aos passageiros foi também instalado um painel eletrónico que fornece indicações sobre os horários, destinos, origens, operadores e cais referentes aos autocarros, assim como painéis individuais de informação por cais de embarque/desembarque.

O espaço está também equipado com um painel eletrónico com informações sobre as partidas e chegadas dos comboios, terminal multibanco, acesso a rede Wi-Fi, ponto de carregamento de baterias de telemóvel e cacifos para guarda temporária de bagagens.

Além dos serviços urbanos prestados pela AveiroBus, o novo Terminal Rodoviário vai disponibilizar também os serviços de carreiras interurbanas, as ligações aos expressos da Rede Expressos e Citi Express, marca para o serviço expresso rodoviário de passageiros da Transdev, assim como os serviços de transporte internacional da Internorte.

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOGRAFIAS DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE AVEIRO:  https://we.tl/FT8wm6qfLM