CARLOS NEVES ANUNCIA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE VILA DO CONDE

Vila do Conde, 4 de Dezembro de 2017 - Carlos Neves, fundador e ex-presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), será candidato à presidência da Direção da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, instituição da qual é atualmente Presidente da Assembleia Geral.

Segundo Carlos Neves, a decisão de concorrer ao ato eleitoral marcado para o início do próximo ano, a 12 de janeiro, foi impulsionada pelos sucessivos apelos dos agricultores para colocar ao serviço da agricultura local a sua formação, capacidade e experiência.

"Foi uma decisão tomada em equipa. Fizemos tudo o que era possível para haver união e consenso na cooperativa e é com espírito de missão que nos propomos a ser uma voz ativa, independente e inovadora na defesa dos interesses de todos os agricultores, de todas as dimensões e das várias atividades, sem excluir ninguém", assegura.

O candidato à liderança da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde considera que "esta Cooperativa e o concelho de Vila do Conde assumiram, ao longo dos anos, um papel de liderança na agricultura nacional", destacando que é na equipa que vai apresentar a eleições, composta por 60 elementos, que reside um dos seus principais trunfos.

"Temos uma equipa renovada com novos elementos mas contámos também com a experiência de dois elementos da atual direção e do atual presidente do Conselho Fiscal, Engº José Maria Maia, agora candidato a Presidente da Assembleia Geral. Para o Conselho Fiscal a lista é liderada pela Engª Cristina Maia".

Agricultor e produtor de leite instalado como empresário há 20 anos, Carlos Neves afirma pretender "uma Cooperativa mais próxima dos associados, com uma gestão transparente e participada, onde todos tenham vez e voz", sublinhando ter um percurso com forte ligação ao associativismo, o que lhe permitiu perceber que "é dentro das organizações cooperativas que se tomam as decisões importantes de que depende o rendimento dos agricultores".

Entre os principais objetivos que pretende concretizar na Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, Carlos Neves destaca que apresentará a sufrágio "um projeto sustentado no reforço do espírito de equipa entre funcionários e associados e na adoção de uma gestão pautada pelo rigor nas despesas e nos investimentos, com vista à redução dos custos dos fatores de produção. Vamos valorizar o leite, mas queremos também abrir a Cooperativa a outras atividades, promovendo o escoamento de produtos agrícolas alternativos", defende.

No que respeita à questão que envolve a construção de uma unidade de misturas para alimentação animal, projeto que foi desenvolvido ao longo de anos pelas anteriores direções, realça a importância de realizar um amplo debate sobre o assunto, para que os associados possam tomar uma decisão em conjunto e de forma esclarecida.

"Se for vontade dos associados, penso que a Cooperativa terá condições para manter a sua independência. Há que decidir em liberdade e sem medo", reitera.

Com 43 anos de idade, Carlos Neves iniciou o seu percurso no associativismo em 1990, como membro da Acção Católica Rural (ACR), onde assumiu funções a nível paroquial, diocesano e nacional. Assumiu também funções diretivas na AJAP e AJADP.

Concluiu, em 1995, o curso técnico de Gestão Agrícola na Casa-Escola Agrícola Campo Verde, em São Pedro de Rates (Póvoa de Varzim), onde foi também formador e, por fim, membro do Conselho Diretivo, integrando agora o Conselho Fiscal. Em 2005, concluiu a licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Aberta, de Lisboa.

DOWNLOAD DE FOTOGRAFIA DE CARLOS NEVES COM EQUIPA CANDIDATA À COOPERATIVA AGRÍCOLA DE VILA DO CONDE: em anexo;

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOGRAFIAS EM ALTA-RESOLUÇÃO DE CARLOS NEVES E EQUIPA CANDIDATA À COOPERATIVA AGRÍCOLA DE VILA DO CONDE : https://we.tl/noCsAL8BtB