EMBAIXADOR DOS EUA EM GUIMARÃES PARA AVALIAR IMPACTO DO 'ACORDO DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO UE-EUA' NOS SETORES TÊXTIL, VESTUÁRIO E CALÇADO

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, Robert Sherman, estará amanhã, sexta-feira, em Guimarães, no AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia, onde vai integrar o painel de oradores que vão abordar o impacto do 'Acordo de Comércio e Investimento União Europeia-EUA' (TTIP) nos setores têxtil, do vestuário e do calçado.

O evento, uma organização conjunta da consultora GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação, e das Câmaras Municipais de Guimarães e Famalicão, vai ainda contar com a presença dos seguintes oradores:

• Fortunato Frederico - Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos);

• Vital Moreira - Professor da Universidade de Coimbra, ex-eurodeputado (2009-2014) e ex-relator do Parlamento Europeu para o TTIP (Transtlantic Trade and Investment Partnership);

• João Costa - Presidente da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal);

A sessão de abertura e boas-vindas ficará a cargo do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e do presidente do Município de Famalicão, Paulo Cunha.

Refira-se que o Acordo de Comércio e Investimento entre a União Europeia e os EUA tem como objetivo a eliminação das barreiras comerciais, aduaneiras e não aduaneiras, aplicadas sobre uma vasta gama de setores da economia, facilitando assim a compra e venda de bens e serviços por empresas dos dois mercados, com vista à extração dos verdadeiros benefícios de um Mercado Global.

Recorde-se que, de acordo com uma estimativa de um relatório encomendado pelo Governo Português, a assinatura do TTIP proporcionaria um crescimento anual de 0,66% do PIB nacional, o que representa 1,1 mil milhões de euros anuais.

Recentemente, também a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus sublinhou que o aumento de salários a longo prazo e a criação de mais de 40 mil postos de trabalho estariam entre os principais efeitos macro-económicos esperados em Portugal.

PRESS-RELEASE EM VERSÃO 'WORD': EM ANEXO