KAESER LANÇA TECNOLOGIA CAPAZ DEPREVER AVARIAS EM COMPRESSORES

A Kaeser Compressores, um dos maiores fabricantes mundiais de sistemas de ar comprimido, acaba de introduzir em Portugal uma tecnologia pioneira no mercado internacional do setor, capaz de prever avarias em compressores e demais equipamentos responsáveis pelo tratamento de ar comprimido, evitando assim custos de tempo de inatividade das máquinas e estragos subsequentes.

A capacidade preditiva do sistema Sigma Air Manager 4.0 (SAM 4.0) permite introduzir medidas de manutenção preventivas no exato momento em que estas são necessárias, assegurando, desta forma, ganhos de eficiência energética numa escala sem precedentes.

"Trata-se de uma solução tecnológica que se enquadra no âmbito da indústria 4.0, em que um sistema de inteligência central controla cada máquina individualmente e, através de monitorização em tempo real, é capaz de registar, transmitir e validar dados operacionais. Os resultados permitem prever possíveis avarias, possibilitando assim intervir de forma atempada e preventiva junto do equipamento", assegura Rita Campos Cunha, diretora da Kaeser Compressores.

O SAM 4.0 pode comunicar em 30 línguas, incluindo português, através de um ecrã táctil de 12 polegadas, a cores e de fácil utilização, que indica de forma imediata se o sistema se encontra, do ponto de vista energético, na "área verde".

Desta forma, o sistema possibilita visualizar e analisar aspetos como o estado operacional, a pressão, caudal e o consumo energético das máquinas, bem como aceder a mensagens de manutenção que reportem eventuais falhas, quer no momento atual, quer retroativamente.

Estas ações podem ser realizadas não apenas no local, mas também, graças a uma ligação de rede, de forma remota e confortável a partir do PC, no escritório ou em qualquer outra localização, o que, além de estabelecer a base para uma manutenção preventiva, permite também uma gestão de energia de acordo com a norma ISO 50001.

Os sensores integrados na máquina e o comando SIGMA CONTROL 2 recolhem dados e transmitem-nos em tempo real para o SIGMA AIR MANAGER 4.0. Com a utilização de um software especial, a informação é transmitida para o KAESER DATA CENTER onde é feita a sua análise em tempo real.

No KAESER DATA CENTER é feita a monitorização de forma centralizada e também o processamento das mensagens de serviço. Se necessário são introduzidas medidas de manutenção preventivas.

"Até agora, a manutenção das máquinas só se realizava após a ocorrência de uma avaria, ou aquando de compromissos de manutenção programados, ou no contexto de intervenções periódicas. Com o SAM 4.0 é possível iniciar as medidas de manutenção preventivas antes que ocorra uma falha. Por outro lado, com este sistema, todos os componentes trabalham em compatibilidade e orientados para as necessidades do cliente", assegura Rita Campos Cunha.

Refira-se que esta inovação, a par de diversas outras soluções dentro de um leque de produtos e serviços orientados para os setores da indústria, construção e tratamento de águas, será apresentada ao mercado nacional na EMAF 2016, feira internacional de máquinas, equipamentos e serviços para a indústria, que decorre na Exponor, de 23 a 26 de novembro.

Presente em mais de 100 países, a Kaeser é uma multinacional alemã que conta, atualmente, com mais de 5000 colaboradores em todo o mundo. Em Portugal, a partir de Santo Tirso, prevê atingir um volume de negócios na ordem dos €5,2M, até ao final do ano.

Download do Press-release em formato Word: em anexo;

LINK para download de imagem ilustrativa do sistema Sigma Air Manager 4.0 (SAM 4.0)