A NISSAN É O PRIMEIRO FABRICANTE AUTOMÓVEL A PRODUZIR TINTA ORGÂNICA AUTOMÓVEL QUE BRILHA NO ESCURO

• A Nissan, pioneira e líder global em Veículos Eléctricos, é o primeiro fabricante a realizar uma parceria com o igualmente inovador inventor que criou uma tinta que utiliza a energia UV absorvida durante o dia... para brilhar à noite!
  • Um número crescente de proprietários do Nissan LEAF expande os seus investimentos em sustentabilidade com painéis solares nas suas habitações
  • Um vídeo que mostra o primeiro veículo que brilha no escuro está disponível em http://youtu.be/nKj2sEpg1xg

A Nissan tornou-se o primeiro fabricante a aplicar tinta orgânica que brilha no escuro para demonstrar como o seu veículo totalmente eléctrico Nissan LEAF, líder deste segmento de mercado, está a ajudar um número crescente de pessoa a converter-se à energia solar em casa.

O fabricante trabalhou com o inventor Hamish Scott, criador do STARPATH, que é um revestimento aplicado em spray que absorve energia UV durante o dia de modo a que a tinta brilhe durante 8 a 10 horas depois do sol se pôr.

Apesar de já existir tinta automóvel que brilha no escuro, assim como adesivos automóveis que brilham no escuro, esta tinta alimentada por luz ultravioleta foi criada especialmente para a Nissan e é única graças à sua fórmula secreta composta por materiais completamente orgânicos. Contém um elemento natural muito raro denominado Aluminato de Estrôncio, um sólido sem odor e química e biologicamente inerte.

Várias empresas aplicaram já tinta não orgânica que brilha no escuro a veículos, mas a Nissan é o primeiro fabricante automóvel a aplicar directamente este tipo de tecnologia. Esta tinta única da Nissan, se disponibilizada comercialmente, duraria cerca de 25 anos.

Com custos de funcionamento de pouco mais de um euro por 100 km*, os proprietários dos Nissan LEAF na Europa registam uma poupança significativa e estão a utilizar o dinheiro que pouparam em diversos itens; o mais popular entre estes são painéis solares para instalação na habitação, o que diminui a pegada de carbono da habitação e implica que os proprietários estão na realidade a carregar o veículo gratuitamente.

A pesquisa revelada recentemente pela Nissan demonstrou que 89% dos proprietários do LEAF carregam os seus automóveis em casa durante a noite. Apesar dos painéis solares não armazenarem energia ou a fornecerem fora das horas de exposição solar, a electricidade gerada durante o dia é em muitos países da Europa injectada na rede nacional e os proprietários podem obter um reembolso por ela, o que significa que o carregamento nocturno do Nissan LEAF já está pago.

Ian Finch, proprietário inglês de um Nissan LEAF foi um dos primeiros a combinar a poupança oferecida pela utilização de um veículo totalmente eléctrico com painéis solares para alimentar a sua habitação: "Utilizar o Nissan LEAF custa um sexto do valor que pagaríamos por utilizar um automóvel a gasolina ou diesel. No geral, utilizamos cerca de 25% menos electricidade graças aos nossos painéis solares e é uma experiência fantástica conduzir o LEAF utilizando electricidade que foi produzida de forma completamente gratuita". Para saber mais sobre como carregar o Nissan LEAF utilizando energia solar, consulte a entrevista completa com Ian aqui: http://youtu.be/xM9XRn1amqQ

Saiba mais sobre o automóvel da Nissan que brilha no escuro consultando http://youtu.be/nKj2sEpg1xg

Notas para os Editores

* Este cálculo é baseado nos custos médios de electricidade durante a noite em tarifa bi-horária e uma autonomia de até 199 km por carga completa (assumindo 95% de eficácia). A autonomia e o consumo real podem variar de acordo com o estilo de condução, condição da estrada, ar condicionado e outros factores fora do controlo da Nissan.

Sobre a Nissan

Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, está sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 244.500 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos seus clientes cerca de 5,2 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 10.5 biliões de ienes (78 mil milhões de euros) no seu ano fiscal de 2013. Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira e líder na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF em 2010, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é neste momento o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações de desenho, pesquisa e desenvolvimento, produção, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 635 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV's, veículos comerciais e o Nissan LEAF, o veículo eléctrico mais popular do mundo com um nível de satisfação de 97% e com um nível de recomendação de 95% de clientes que o aconselhariam aos seus amigos. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.